Aprender a ler o Tarot para a vida amorosa

O amor é um dos temas mais procurados numa consulta de Tarot. Poucas são as pessoas que não desejam saber se o parceiro as ama, se vão encontrar o verdadeiro amor ou, quando a vida não corre como o desejado, se haverá uma reconciliação após uma separação, se o parceiro é fiel, se ainda vão voltar a ser felizes. Aprenda a ler o Tarot e desvende o que o amor tem reservado para si!

O que é o Tarot e como funciona

Sendo um dos métodos de adivinhação mais antigos, é também um dos mais conhecidos e divulgados. Um baralho de Tarot é composto por 78 cartas: 22 Arcanos Maiores, que representam as diretrizes Divinas, e os 56 Arcanos Menores, que coincidem com um baralho de cartas vulgar dividido em quatro naipes, que revelam os pormenores a ter em conta.

O Tarot funciona como um oráculo, um objeto que, por conter símbolos que escondem em si as chaves para os segredos do Universo, abre as portas do nosso subconsciente e desvenda àquele que sabe interpretar os seus símbolos as respostas que procura saber. É importante lembrar que o Tarot não é determinista nem influencia o rumo dos acontecimentos: ele indica aquilo que, de acordo com as circunstâncias presentes da situação e as energias que estão a afetar o seu desenvolvimento, será mais provável que aconteça.

Como ler o Tarot

Deverá sempre fazer as suas leituras num local que seja tranquilo, limpo e arejado, e onde saiba que não será interrompida. Desligue o telemóvel ou aparelhos elétricos que tenha por perto. Guarde o seu baralho embrulhado num pano branco ou dentro de uma caixa, num local onde mais ninguém vai mexer. Antes de começar, peça proteção e inspiração aos seus guias protetores e ao seu Anjo da Guarda.

Formule, então, a pergunta que deseja ver respondida. Pode proferi-la em voz alta ou dizê-la apenas mentalmente, mas é importante que seja uma pergunta clara e direta. Concentre-se na sua questão enquanto baralha as cartas e, quando sentir que está preparada, coloque o baralho sobre a mesa, virado para baixo, e parta-o ao meio com a mão esquerda. Coloque, depois, o monte que ficou por baixo por cima do outro e retire cinco cartas, dispondo-as da seguinte forma, com a face para cima:

1 - Você

2 - Parceiro

3 - Passado

4 - Presente

5 - Futuro

 

 

Comece por fazer uma breve observação geral do conjunto, que lhe dará algumas pistas a respeito da resposta. De seguida, analise cada carta individualmente, de acordo com o seu significado e com a posição a que se referem.

Significado das Cartas para o Amor

I - O Mágico

Indica uma pessoa com uma personalidade dominadora, perspicaz e hábil, ou significa que a situação deve ser resolvida com inteligência, sentido prático e racionalidade. Pode anunciar o começo de uma relação amorosa, mas que é marcada por alguma imaturidade ou pela tendência para a impulsividade.

II - A Papisa

Significa estabilidade e serenidade na relação, estando também associada ao estudo e mistério. Aconselha a ser prudente e a esperar, pois as situações ainda estão a desenrolar-se. Pode indicar um amor platónico ou apontar para uma relação escondida.

III - A Imperatriz

Significa que a relação está protegida e atravessa um período de realização e abundância. Esta carta é a representação da riqueza e da recompensa por todos os esforços efetuados. A relação a dois será harmoniosa, pode haver até a decisão de ter filhos ou uma possível gravidez.

IV - O Imperador

Significa concretização e estabilidade no relacionamento. Esta carta indica que está preparada para agir corretamente perante as situações e fazer aquilo que for necessário para melhorar a relação. Deve também ter cuidado e evitar que um dos parceiros assuma o domínio sobre o outro.

V - O Papa

Simboliza a sabedoria e a inspiração necessárias para cultivar o entendimento e a harmonia na relação. Representa a força da experiência, o equilíbrio e o seu papel de fonte de inspiração. Está ainda implícita nesta carta uma união amorosa legalizada, como um casamento, ou a proteção espiritual do relacionamento.

VI - Os Enamorados

Representa o conflito de vontades e a escolha amorosa. Remete para uma decisão baseada mais na intuição do que na razão. Esta carta revela a necessidade de fazer uma escolha, possivelmente entre dois amores. Também pode revelar um caso amoroso ou até mesmo uma relação ilícita.

VII - O Carro

Esta carta significa que, com cuidado, determinação e mão firme o sucesso é alcançado e o relacionamento vencerá todas as provas. Contudo, é preciso ter cuidado para que os esforços não levem ao falso sucesso e ao colapso dos planos. Deve ser mantida uma certa prudência.

VIII - A Justiça

Representa a igualdade, o equilíbrio, bem como a justiça na relação. As ações praticadas, mais cedo ou mais tarde, terão sempre um retorno, podendo haver uma recompensa ou, pelo contrário, uma penalização. Esta carta pode representar um casamento civil.

IX - O Eremita

Simboliza a procura de respostas e de autoconhecimento. Poderá haver uma dificuldade de comunicação na relação, em que ambos os parceiros devem fazer um esforço para se “encontrarem” e conversarem de forma sincera e honesta.

X - A Roda da Fortuna

Esta carta anuncia rapidez de acontecimentos na relação, mudanças rápidas tais como um novo amor, uma mudança na dinâmica da relação, ou uma viragem. Embora seja tendencialmente positiva, esta carta também adverte contra a instabilidade, pois tudo se passa com muita rapidez.

XI - A Força

Simboliza domínio e triunfo. Terá a capacidade de superar todas as provas que a relação tenha de enfrentar, acredite em si e no seu amor pois ele irá vencer todas as barreiras. Esta carta favorece as conquistas amorosas, as aventuras, revelando atração física e poder de sedução.    

XII - O Dependurado

Esta carta indica que a sua vida afetiva atravessa um período de sacrifício e sofrimento, que exigirá determinação e coragem da sua parte. A relação enfrenta desafios que terão de ser vencidos e provas a ser superadas, há dificuldade de comunicação.

XIII - A Morte

Esta carta adverte para a possibilidade de chegar ao final de algo, ou a uma renovação. O passado deve ficar para trás, “morrer”, como a carta indica, para que haja uma renovação a todos os níveis, pois é através de certos fins que pode haver outros começos.

XIV - A Temperança

Significa equilíbrio e harmonia na relação, entendimento a todos os níveis entre o casal, situação de estabilidade e compatibilidade quer espiritual quer material. A ponderação é a palavra-chave para alcançar aquilo que mais se deseja.

XV - O Diabo

Simboliza energias negativas, podendo também representar o poder de atração, o sexo, os excessos. Assim, deve ter o máximo cuidado com tudo o que faz, devendo pensar bem no que deseja. Pode advertir contra uma paixão obsessiva ou indicar um magnetismo sexual que não é saudável.

XVI - A Torre

Significa convicções erradas, colapsos e ilusões desfeitas. A compreensão desta carta está na mudança súbita de algo ou num embate inesperado. Se ela aparece numa leitura, revela que as bases da relação precisam de ser melhoradas, e para tal é necessário renovar aquilo que existe.

XVII - A Estrela

Simboliza proteção, luz e orientação vinda do plano superior. Esta é uma das cartas que mais esperança transmite, pois reina nela o otimismo e a ajuda espiritual, indicando que deve seguir em frente pois a sua relação – ou a sua postura, se não tem par – está correta, e goza de uma boa proteção que a levará ao que mais ambiciona.

XVIII - A Lua

Esta carta significa confusão afetiva, relações duvidosas, situações que não estão esclarecidas ou que são difíceis de definir, advertindo para a necessidade de ser prudente e evitar cair em ilusões. Por outro lado, também revela intuição, imaginação e criatividade que pode ser usada em seu benefício.

XIX - O Sol

Simboliza a proteção e a felicidade na relação, sendo uma das cartas mais favoráveis para a vida amorosa. O sucesso, a riqueza e a felicidade estão associados a esta carta. Exprime alegria e triunfo. Ela indica que o casal aprendeu a superar as diferenças e a encontrar o caminho seguro para a harmonia.

XX - O Julgamento

Esta carta simboliza um novo ciclo na relação ou a chegada das recompensas pelos esforços passados. Isto quer dizer que é uma fase de transição e transformação, mas que será julgado segundo as suas ações. Necessidade de assumir uma maior responsabilidade no relacionamento.

XXI - O Mundo

Esta carta é muito benéfica e protetora, simbolizando o sucesso, a fertilidade e a conclusão triunfante de uma situação que exigiu esforço e empenho. A relação goza de proteção Divina, conquistada porque é merecida. Plenitude na relação, cumplicidade total entre o casal.

22 - O Louco

Representa a procura de novas experiências, aventuras e conhecimentos. Esta carta revela alguém que ainda não tem a maturidade necessária para levar o amor a sério, que não quer um compromisso, mas também pode indicar o começo de uma relação, o início de um amor despreocupado e feliz.

 

Este texto é um resumo. Para saber mais venha aprender Tarot num workshop no Centro Maria Helena!

Workshops de Arcanos Maiores, Arcanos Menores e Práticas de Tarot

*Todas as terapeutas do Centro Maria Helena são formadas pela Dra. Maria Helena

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.