Saints and Prayers

Conheça a história de São Tiago, uma das maiores devoções católicas mundiais

Santiago de Compostela é um dos locais de maior culto Católico do Mundo inteiro. Nesta cidade galega foi erigida uma catedral em homenagem a São Tiago, um dos principais discípulos de Jesus. Os chamados "caminhos de Santiago" são as rotas de uma das maiores peregrinações mundiais, que todos os anos leva milhares de fiéis a terras espanholas. Conheça a história deste santo e compreenda a importância desta devoção.

São Tiago compunha, juntamente com Pedro e João, o grupo de Apóstolos mais próximos de Jesus. Nasceu em Betsaida, na Galileia, estima-se que no ano 5, filho de pescadores. É muitas vezes chamado "São Tiago Maior", para se distinguir de "Tiago Menor", que também era Apóstolo e era primo de Jesus. Era também pescador, quando Jesus o convidou para ser seu discípulo.

Por ser um dos discípulos mais próximos de Jesus, assistiu a episódios emblemáticos na história da vida de Cristo, como a Transfiguração do Senhor. Em momentos de grande provação e sofrimento para Cristo, Tiago foi um dos amigos que esteve ao seu lado. Perante alguns dos maiores milagres protagonizados por Jesus, Tiago também estava lá. 

A sua missão de evangelização dos povos foi cumprida de forma especialmente marcante. Após a morte de Jesus na Cruz e a sua ressurreição, os Apóstolos partiram pelo Mundo para espalhar a mensagem de Cristo. Tiago foi para Espanha, tendo estado em Saragoça, na Galiza. Foi o primeiro a evangelizar este país, do qual se tornou padroeiro.

 

Conta-se que, num certo dia, Tiago descansava nas margens do rio Edro, quando presenciou uma Aparição de Nossa Senhora, rodeada de Anjos, sobre uma coluna de luz. Maria pediu-lhe que mandasse erigir uma igreja naquele local, igreja essa que viria a ser a Basílica da Virgem do Pilar.

Depois de ter cumprido aquilo que Maria lhe pediu, Tiago regressou a Jerusalém, onde foi morto por ordem do rei Herodes, tendo sido o primeiro discípulo de Jesus a ser sacrificado pela sua fé. É o único dos Apóstolos cuja morte é descrita na Bíblia, e conta-se que, momentos antes da sua morte, abraçou o seu carcereiro, desejando-lhe que a paz de Jesus Cristo o acompanhasse. Este ato fez com que o carcereiro ficasse de tal modo impressionado, que também se converteu e, por esse motivo, foi igualmente sacrificado.

O corpo de Tiago foi sepultado em Jerusalém e foi depois levado por outros dois Apóstolos para a Galiza. Embora não haja certezas em relação a datas, de acordo com os registos acredita-se que, algures entre 813 e 820, um eremita que vivia no bosque de Libredón viu, várias noites seguidas, uma espécie de chuva de estrelas, sempre no mesmo local. Por ser um fenómeno raro e por se repetir todas as noites, relatou o sucedido. O bispo local ordenou, então, que fossem feitas escavações nesse local, tendo assim sido encontrados os restos mortais de São Tiago.

O Rei das Astúrias ordenou que fossem erigidas três igrejas nesse lugar, e assim nasceu a peregrinação à cidade que viria a ser chamada Santiago de Compostela. Os restos mortais de São Tiago ainda hoje se guardam na Catedral de Santiago, mandada construir em 872 pelo rei Afonso III, face à afluência de tantas pessoas àquele local. Com o passar do tempo, esta peregrinação estendeu-se a outros países europeus. Em 951, conta-se que, para além dos peregrinos Espanhóis, também os Franceses começaram a dirigir-se à catedral em peregrinação. A eles se seguiram os Alemães e os Ingleses.

Durante a Idade Média, a Igreja concedia o perdão total de todos os pecados a quem fizesse a peregrinação a Santiago de Compostela e, por esse motivo, num período em que o Inferno era especialmente temido, bem como as doenças, as pragas, e outros males atribuídos a castigos Divinos, esta peregrinação tornou-se de tal modo popular que foi crescendo, ao longo dos séculos, de tal modo que este lugar na Galiza é considerado, depois de Jerusalém e de Roma, o terceiro maior lugar santo do Cristianismo. Houve uma quebra nas peregrinações durante o Renascimento, tendo estas ressurgido em força no século XX.

As rotas que conduzem a Santiago de Compostela chegam a alcançar 800 quilómetros e são percorridas por milhares de fiéis a pé. São, ao todo, sete rotas diferentes. Uma delas é o "Caminho português", que parte de Portugal, a partir de dois lugares distintos, a norte de Lisboa. Uma das rotas segue pela Costa, a outra pelo interior. O percurso de todas as rotas é assinalado pela concha, símbolo do santo, e por setas amarelas.

Estas rotas são chamadas "Caminhos de Santiago", e diz-se que têm o poder de transformar a vida de todos aqueles que embarcam nesta caminhada, vivida como uma profunda experiência mística individual. Faz parte da tradição de todos os caminheiros abraçar a imagem de São Tiago, que se encontra na Catedral.

 

São Tiago é padroeiro dos peregrinos, dos cavaleiros, dos farmacêuticos, dos veterinários e dos químicos.

 

Conheça também:

Oração a Nossa Senhora da Penha para pedir a cura

Novena a Santa Ana e a São Joaquim

Oração de Santa Ana

Oração a Santa Ana para ter paz no lar

Tem dúvidas? Utilize o chat do site - Maria Helena responde às suas questões!

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.