Dreams

Como recordar os seus sonhos?

Para que se possa interpretar um sonho, é necessário que se consiga recordá-lo. Embora as pessoas sonhem todas as noites e possam sonhar várias vezes numa mesma noite, a verdade é que a memória não retém na íntegra o conteúdo dos sonhos, apenas consegue reter alguns vestígios.

Para analisar os sonhos, o melhor a fazer é elaborar um registo dos mesmos da seguinte forma:

- Em primeiro lugar, aprenda a recordar o que sonha. Quando acordar, mantenha-se imóvel, sem abrir os olhos, trazendo à sua mente as imagens com que sonhou. À medida que estas imagens aparecem, é mais fácil recordar o sonho e fixá-lo na memória.

- Pode utilizar um gravador, que deve estar na mesa-de-cabeceira e sempre pronto a funcionar no momento em que acorda, para que se possa contar o sonho, mesmo às escuras e no estado que medeia entre o sono e a vigília;

- Pode, em alternativa, registar o sonho por escrito, tendo ao alcance um lápis e um papel para não sair da cama e não correr o risco de perder parte da sua memória do sonho com uma outra atividade.

As imagens, as palavras proferidas em sonho, e as situações experimentadas devem ser relatadas à medida que surgem na memória. A ordem e a coerência não têm grande importância. O essencial é que se anotem os elementos que fazem parte do sonho, incluindo mesmo as impressões vagas acerca do mesmo.

Existem os chamados “sonhos lúcidos”, nos quais a pessoa que sonha tem consciência de que está a sonhar. Este fenómeno acontece na metade do sonho em que de repente a pessoa reconhece que a experiência que está a ter não corresponde a uma realidade física. Esta percepção deve-se na maior parte das vezes ao impacto emocional causado por certas cenas que sabemos serem impossíveis ou pouco prováveis, como por exemplo sonharmos que estamos a voar.

Stephen LaBerge, psico-fisiologista e professor na Universidade de Stanford, é um líder no estudo científico dos sonhos lúcidos. No seu livro Lucid Dreaming LaBerge defende que cerca de 10 % dos sonhos lúcidos acontecem logo após o despertar, quando a pessoa retoma ao sonho sem que tenha interrompido a consciência reflexiva. É, também, possível despertar e continuar a sonhar sem voltar a adormecer. Embora tal seja mais raro, é possível acordarmos a meio de um sonho, levantarmo-nos e o sonho continuar durante alguns minutos, até que desaparece.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.