Sonhos

Como recordar os seus sonhos?

Para que se possa interpretar um sonho, é necessário que se consiga recordá-lo. Embora as pessoas sonhem todas as noites e possam sonhar várias vezes numa mesma noite, a verdade é que a memória não retém na íntegra o conteúdo dos sonhos, apenas consegue reter alguns vestígios.

Para analisar os sonhos, o melhor a fazer é elaborar um registo dos mesmos da seguinte forma:

- Em primeiro lugar, aprenda a recordar o que sonha. Quando acordar, mantenha-se imóvel, sem abrir os olhos, trazendo à sua mente as imagens com que sonhou. À medida que estas imagens aparecem, é mais fácil recordar o sonho e fixá-lo na memória.

- Pode utilizar um gravador, que deve estar na mesa-de-cabeceira e sempre pronto a funcionar no momento em que acorda, para que se possa contar o sonho, mesmo às escuras e no estado que medeia entre o sono e a vigília;

- Pode, em alternativa, registar o sonho por escrito, tendo ao alcance um lápis e um papel para não sair da cama e não correr o risco de perder parte da sua memória do sonho com uma outra atividade.

As imagens, as palavras proferidas em sonho, e as situações experimentadas devem ser relatadas à medida que surgem na memória. A ordem e a coerência não têm grande importância. O essencial é que se anotem os elementos que fazem parte do sonho, incluindo mesmo as impressões vagas acerca do mesmo.

Existem os chamados “sonhos lúcidos”, nos quais a pessoa que sonha tem consciência de que está a sonhar. Este fenómeno acontece na metade do sonho em que de repente a pessoa reconhece que a experiência que está a ter não corresponde a uma realidade física. Esta percepção deve-se na maior parte das vezes ao impacto emocional causado por certas cenas que sabemos serem impossíveis ou pouco prováveis, como por exemplo sonharmos que estamos a voar.

Stephen LaBerge, psico-fisiologista e professor na Universidade de Stanford, é um líder no estudo científico dos sonhos lúcidos. No seu livro Lucid Dreaming LaBerge defende que cerca de 10 % dos sonhos lúcidos acontecem logo após o despertar, quando a pessoa retoma ao sonho sem que tenha interrompido a consciência reflexiva. É, também, possível despertar e continuar a sonhar sem voltar a adormecer. Embora tal seja mais raro, é possível acordarmos a meio de um sonho, levantarmo-nos e o sonho continuar durante alguns minutos, até que desaparece.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.