Esta é a última carta dos Arcanos Maiores do Tarot, simultaneamente a carta número 22 e é também o 0 – porque na vida tudo se transforma num ciclo que está sempre a evoluir. Quando uma coisa termina, outra coisa começa.
- Ao longo dos 22 Arcanos Maiores do Tarot, os quais representam as diretrizes Divinas, vemos a evolução do Homem à medida que progride na sua aprendizagem espiritual. Quando conquista o Mundo (carta n.º 21), recomeça o ciclo e volta ao 0 – a carta o Louco.
- Esta carta significa excentricidade e simboliza a descoberta de um mundo novo. Quando já aprendemos tudo o que havia para aprender é tempo de recomeçar.
- A carta o Louco traz a novidade, a insegurança dos novos começos, a incerteza porque ainda não sabemos o que vai acontecer, mas traz em si a promessa de que tudo pode acontecer.
- Quando esta carta surge numa leitura, ela indica que estamos perante alguém que tem espírito de aventura e que sonha com um mundo novo, ou que nos encontramos num ponto da nossa vida em que estamos prontos para embarcar numa nova viagem e descobrir novas aventuras.
- A nível amoroso, o Louco indica um romance descontraído, pode indicar a chegada de um novo amor ou a necessidade de ter maior liberdade. Pode, também, indicar que a pessoa ainda não sabe bem aquilo que quer. Esta é uma fase de descoberta, em que deve deixar os sentimentos fluírem sem querer impor-lhes uma ordem fixa.
- A nível de saúde esta carta pode indicar instabilidade, pode também alertar para a necessidade de ser mais cuidadoso com a sua saúde. Pode ser um alerta para os excessos ou para uma atitude negligente.
- No trabalho indica uma viragem, um novo começo, ou alerta para a necessidade de abraçar novos desafios e experimentar domínios onde antes não arriscou aventurar-se. É uma carta que não traz estabilidade mas que favorece os riscos, as viagens e as novidades.
Aprenda a ler o Tarot num Workshop no Centro Maria Helena.*
* Todas as assistentes do Centro Maria Helena são formadas pela Dra. Maria Helena.