Therapies

A regra das 7 palavras

É comum vivermos com uma certa ansiedade em relação ao futuro e, de tempos a tempos, sermos acometidos pela dúvida e pela incerteza. Este estado deixa-nos a sentir impotentes, desgasta a nossa previosa energia e por vezes faz-nos tomar decisões das quais nos arrependemos mais tarde. Esta regra das 7 palavras foi criada por James Burgess, astrólogo, e ajuda a enfrentar os períodos de dúvida de forma mais confiante e positiva.

Muitas vezes as soluções mais eficazes são as que consistem em ações mais simples. Se pensarmos na alegria de uma criança que anda de baloiço pela primeira vez conseguimos compreender que todos nós já fomos assim - e que ainda hoje, se virmos bem, são as alegrias mais espontâneas e simples aquelas que nos revigoram e que nos asseguram que estamos no bom caminho. 

Seja qual for a situação que está a enfrentar, há 7 ASPETOS A TER EM CONTA, que se concentram nestas 7 palavras: NÃO, OLÁ, OBRIGADA, ADEUS, POR FAVOR, DESCULPA, e SIM.

Para qualquer situação da sua vida, a resposta que lhe diz o que deve fazer encontra-se mais facilmente se analisar as circunstâncias com base nestas 7 palavras.

1 - NÃO

Esta palavra é preciosa, pois ajuda-o a definir OS SEUS LIMITES. Muitas vezes a nossa dificuldade em lidar com as situações relaciona-se com o facto de não conseguirmos definir o problema naquilo que ele efetivamente é, deixando-nos arrastar por uma infinitude de especulações e criações da nossa mente inquieta.

Assim, defina em primeiro lugar aquilo que a situação NÃO É. Isso vai ajudá-lo a definir limites, a identificar o problema em si, a compreender o que é verdade e aquilo que pode escolher.

O NÃO indica-lhe:

- limites

- identida

- escolha

- verdade

2 - OLÁ

Esta palavra define a nossa informação, as novas pessoas, as novas formas de ver as situações. Há sempre algo novo que podemos ter em conta. Em relação a qualquer situação, compreenda aquilo a que pode "dar as boas-vindas" e o que deve deixar entrar na sua vida. Muitas vezes, o que nos parece ser impossível é muito fácil para outra pessoa; por isso, lembrar-nos das nossas infinitas possibilidades criativas ajuda-nos a ganhar uma nova perspetiva sobre o que se passa.

O OLÁ indica-lhe:

- atenção aos outros

- abertura

- troca

- comunhão

3 - OBRIGADO

Esta é a chamada "palavra mágica" que nos ajuda a centrar mais no nosso coração, envolvendo a apreciação e aliviando qualquer tensão. O coração, ainda que maleável, é um músculo muito forte, e cria soluções de forma subtil. É necessário, no entanto, envolvermo-nos na sua força, e conseguimos fazê-lo ao sentir e expressar gratidão por aquilo que temos, em vez de nos centrarmos no que achamos que nos falta.

O OBRIGADO indica-lhe:

- apreciação 

- o que valoriza

- o que dá

- a essência do seu coração

4 - ADEUS

Esta palavra traz uma decisão, movimento, e a resolução de uma situação. Não precisamos de ficar presos a padrões negativos ou monótonos. Um "adeus" nem sempre indica o fim de um envolvimento: pode ser, muitas vezes, a despedida de uma fase do envolvimento e a passagem para o próximo nível.

O ADEUS indica-lhe:

- a sua decisão

- o completar de um ciclo

- a compreensão de uma dinâmica

- a liberdade de escolha

5 - POR FAVOR

Esta é a palavra que representa a colaboração, a vontade de unir a nossa vontade com a vontade de outra pessoa, desenvolvendo assim a união de esforços e de ideias. Quando pedimos "por favor", estamos a ser específicos e assertivos. É preciso pedir exatamente aquilo que queremos, com uma atitude humilde mas segura, em vez de implorar ou desejar com esperança num futuro distante.

O POR FAVOR indica-lhe:

- a sua intenção

- a fé na ajuda 

- a cooperação

 

6 - DESCULPA

Esta palavra ajuda a reparar o dano que causámos e que de algum modo nos impede de avançar. Só é eficaz se for dito com sinceridade e sentido verdadeiramente. Inclui o arrependimento e ajuda a aproximar-nos novamente do que importa.

O DESCULPA indica-lhe:

- onde assume a sua responsabilidade

- de que se arrepende

- o que está disposto a corrigir

- a libertação

7 - SIM

Esta é a confirmação, o compromisso, a vontade de concordar, a aceitação do que não podemos mudar e a confiança que tudo está a correr da maneira como deve ser. Não se trata de permissão, mas sim de confiança.

O SIM indica-lhe:

- a aceitação

- a concordância

- a permissão

- com o que concorda

                              Veja aqui como a Regra das 7 palavras se pode aplicar no seu dia-a-dia

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.