Astrologia

Lua Cheia com Eclipse lunar em Leão e Júpiter retrógrado: uma semana diferente

Esta semana promete: depois de um período mais harmonioso, com todos os planetas em movimento direto, é Júpiter o primeiro a quebrar este ritmo, entrando em movimento retrógrado no dia 6. Mercúrio deixa Capricórnio e entra em Aquário a 7 e a semana termina não só com uma esplendorosa Lua Cheia em Leão como, ainda por cima, com um eclipse lunar. Ganhe fôlego, sirva-se de uma chávena de chá, puxe de uma cadeira e leia, para saber tudo o que aí vem.

Júpiter, o planeta da expansão, que nos empurra para a frente e traz energia e motivação aos nossos sonhos, tem um movimento importante ao longo deste ano, já que, enquanto atravessa o signo Balança, está retrógrado no período compreendido entre 6 de Fevereiro e 10 de Junho. Este período será muito importante, porque Júpiter, o planeta "que nos leva para a frente" está (aparentemente) "a andar para trás". Como é que isto afeta as nossas vidas? É sabido (veja mais aqui) que quando um planeta está retrógrado existe uma maior propensão para atrasos, falhas, perdas nas áreas a que esse planeta está especialmente ligado. Ora no caso de Jupiter é a nossa própria expansão pessoal que fica em modo suspenso durante estes quase seis meses, fazendo-nos rever os nossos planos, refrear os nossos impulsos, avaliar bem os caminhos que se estendem à nossa frente e as opções que podemos tomar. Isto não quer dizer que toda a nossa vida estará parada. De facto, muitas pessoas podem até fazer conquistas bastante importantes ao longo deste tempo. Contudo, de uma maneira geral, a tendência será para um abrandamento do ritmo acelerado, havendo menos quantidade e maior qualidade naquilo que fazemos, ou no que devemos fazer. É especialmente aconselhável, nesta fase, acabar tudo aquilo que começámos, estudar melhor o que estamos a fazer em vez de nos precipitarmos em novos projetos, sonhos e ideias. Também as relações serão exaustivamente analisadas, ou não estivesse Júpiter a passar por Balança, o signo dos relacionamentos. As ações impulsivas devem dar lugar a uma atitude mais consciente, a uma reflexão mais cuidada do que é importante para nós, do que é imprecindível e do que está a mais, ou até já nem faz sentido que permaneça na nossa vida.

E é exatamente nesse sentido que o primeiro eclipse deste ano, que será um eclipse lunar penumbral e que acontece já no dia 11 de Fevereiro, vem trazer luz sobre as nossas carências e necessidades, não só materiais, mas também emocionais e até espirituais. 

Os eclipses funcionam como uma porta que se abre para uma nova dimensão. São acompanhados de uma mudança de energias, que nos faz olhar com diferentes olhos para antigas questões e que põe muitas vezes a descoberto aquilo que tentávamos esconder ou de que nem sequer tínhamos consciência em nós próprios. Este primeiro eclipse de 2017 opõe a Lua Cheia em Leão ao Sol em Aquário. É chamado um eclipse lunar penumbral porque a Lua fica escondida pela parte da "penumbra" da Terra, isto é, pela a sombra que esta projecta (veja aqui). O mês de Fevereiro será coroado por dois eclipses: o primeiro, lunar, que acontece já no dia 11 vai abrir caminho para aquilo que irá surgir no fim do mês, com o eclipse solar do dia 26 de Fevereiro. 

Astrologicamente, os eclipses lunares são vistos como períodos de transformação profunda, que remexem nas nossas emoções e que podem suscitar udanças abruptas. Mas eles são, também, a ajuda cósmica que nos coloca no caminho certo, ajudando-nos a mudar de rota quando nos estamos a desviar daquele que é, ou que deve ser, o nosso maior propósito de vida. Estas mudanças não são, regra geral, pacíficas, porque a natureza humana se apega àquilo que nem sempre é o melhor para nós, embora seja aquilo que nos faz falta.

Uma das melhores coisas acerca de um eclipse é que, regra geral, eles trazem-nos aquilo "que nos está destinado", e como tal podemos confiar nos sentimentos que eles nos trazem, nas revelações súbitas que os acompanham, nos acontecimentos que fazem surgir. No eclipse do dia 11 de Fevereiro esteja especialmente atento, pois ele acontece de uma forma muito harmoniosa na dança cósmica, desejando chamar a sua atenção para uma área muito específica da sua vida: é exatamente esta área aquela que deve ser a sua prioridade nos próximos meses. O que um eclipse nos traz não é novo; é, antes, algo que vinha a desenvolver-se dentro de nós, a germinar no mais profundo da nossa alma, e irrompe então à consciência.

Por outro lado, o facto de este eclipse acontecer com uma Lua Cheia no ardente signo de Leão, alimentado pelo Elemento Fogo, pode suscitar finais abruptos, mudanças radicais, inesperadas. Se alguma coisa deve sair da sua vida, este eclipse vai trazer-lhe energia para por o processo em andamento. Já 2016 foi um ano marcado por muitos fins, e eles são necessários para abrir espaço para o novo. Este eclipse lunar será como que ainda um resquício desta energia de limpeza que perspassou pelo ano anterior. Seja aquilo que for de que precisa de se libertar ou sejam que mudanças que tenha de fazer, este eclipse procurará que as faça, seja lá como for.

É um eclipse poderoso, mas é também especialmente mágico e protetor: vai haver uma mudança, mas ela será benéfica. A energia dos eclipses não termina com o fim deles; mantém-se nos meses seguintes e, neste caso, durará até Agosto, deixando-nos com uma energia ativa, positiva e produtiva.

Assim como Leão é o rei do Zodíaco, por excelência, também você será chamado a assumir o controlo das situações mais importantes da sua vida, tomando a liderança daquilo que é mais seu. Abrace as mudanças que a vida lhe trouxer e aceite com confiança e coragem o que a vida tiver para lhe mostrar. Não baixe a cabeça, não se esconda, não encolha os ombros: este é o momento de ficar de pé, de cabeça erguida, e mostrar o seu valor. Encare a vida com um sorriso e com confiança, sem dar demasiada importância aos problemas...

Por oporem o Sol e a Lua, os eternos namorados do Céu, é frequente os eclipses terem uma forte influência sobre os relacionamentos. Este eclipse pode propiciar a rutura de uma relação desgastada mas pode também fortalecer intensamente os laços que unem duas pessoas, que ganham uma súbita consciência profunda do quanto gostam uma da outra e do quanto precisam uma da outra para serem felizes.

Os eclipses são importantes professores, eles chamam a nossa atenção, de forma muito direta, para aquilo de que precisamos de nos libertar e para aquilo que precisamos de trazer para as nossas vidas. Seja o que for que os próximos tempos lhe tragam, saiba que é para o seu bem superior, e que estava escrito nas estrelas. 

Contará com a ajuda de Mercúrio, que no dia 7 de Fevereiro deixa o rigoroso signo de Capricórnio, entrando no expansivo Aquário, ajudando-nos a perspetivar as situações de uma forma mais abrangente, mais global, sem nos apegarmos a rancores antigos, a atitudes de mesquinhez ou de capricho infantil. Mercúrio em Aquário agiliza a nossa mente e ensina-nos a ser criativos, encontrando novas formas de resolver as situações. Ajuda-nos a pensar "fora da caixa", a comunicar de forma mais natural, mais espontânea, mais fácil. Prepare-se... esta semana vai ajudá-lo a viver "a sua verdade" e a dizer exatamente aquilo que pensa e o que sente.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.