Astrologia

A energia do mês de Fevereiro

Está aí o segundo mês de 2017: Fevereiro. Janeiro, que ainda se vestiu de esperanças no futuro e de expetativas, mas trouxe também muito frio na rua e restrições por dentro, já se foi, deixando-nos com um saldo que se começa a acumular: o que fizemos deste ano da nossa vida, até agora? Dos projetos que traçámos, quantos começámos a tentar cumprir? O que já mudámos, do que prometemos que íamos fazer? Conheça os principais movimentos planetários para este mês e acerte agulhas com a bússola do Universo!

O mês começa ainda sob influência da Lua Nova que aconteceu em Aquário no dia 28 de Janeiro, trazendo-nos uma sensação de "novo começo" que se manterá dentro de nós ao longo de Fevereiro. E a Lua será, sem dúvida, o grande destaque deste mês, que terá dois eclipses. Ainda sob a influência da Lua Nova em Aquário, sentimos maior necessidade de estabelecer relações sociais, de comunicar, ampliar horizontes, ganhar mais conhecimentos, ser práticos. Esta energia "ampla" ajuda-nos a avançar ao longo do mês, fazendo-nos desligar dos detalhes que nos impedem de evoluir.

As últimas semanas de Janeiro trouxeram-nos uma certa trégua, pois todos os planetas estavam "a andar para a frente", isto é, em movimento direto (saiba mais aqui), mas será "sol de pouca dura" pois logo no dia 6 de Fevereiro Júpiter voltará a estar retrógrado. Ora se Júpiter, que é o planeta "que nos empurra para a frente", começa a andar para trás... o que nos acontece? Podemos enfrentar desânimo e perder a esperança que nos movia até aqui. Este mês será caraterizado por algumas "paragens" que nos obrigam a pensar, avaliar, perspetivar a nossa vida nos mais variados planos, e este é o primeiro deles. A partir do dia 6 de Fevereiro podemos ter de parar um projeto para reestruturá-lo, abrandar o ritmo para perceber onde estamos a ir. Até ao dia 9 de Junho Júpiter estará retrógrado, dando-nos tempo para ganhar balanço.

Logo depois, teremos o primeiro dos dois eclipses que vão acontecer em Fevereiro de 2017: o Eclipse penumbral da Lua, que acontece na madrugada de 10 para 11 de Fevereiro, e que opõe a Lua Cheia em Leão com o Sol em Aquário.

Os eclipses põem a descoberto as falhas em que assentamos, iluminando "zonas escuras" da nossa vida. Neste caso, o eclipse lunar em Leão poderá apontar para uma grande necessidade, algo que nos falta de uma forma desproporcionada. O eclipse lunar acontece em simultâneo com a Lua Cheia em Leão, dramática, exigente, intensa. As nossas vontades serão fortes, os nossos caprichos também. Neste eclipse, o Sol em Aquário - altruísta, filantropo - opõe-se à Lua em Leão - egocêntrica, individualista. As nossas necessidades individuais são contrapostas às necessidades dos outros, aos sacrifícios que temos de fazer em prol de um bem maior. Temos uma oportunidade rara para explorar as nossas necessidades emocionais, e ao reconhecê-las podemos tomar decisões importantes, que influenciarão de forma muito positiva as nossas ações. Este eclipse pode também por a descoberto as falhas que existem na nossa vida amorosa, ou despertar em nós uma enorme necessidade de nos expressarmos de forma criativa ou através de algum tipo de trabalho com as crianças. 

No dia 14, um aspeto tenso entre Júpiter e Quíron (o nosso curador interior) pode fazer-nos questionar as nossas crenças, as metas que definimos, a fé que nos move. Podemos sentir-nos um pouco perdidos, desanimados, inseguros. Devemos ter cuidado para não querer avançar com projetos "à força", por teimosia, pois eles irão enfrentar grandes contrariedades e resistência. Podemos ter de rever as nossas crenças antes de podermos fortalecer uma convicção, e é exatamente este o propósito deste trânsito: tornar-nos mais sólidos naquilo que somos. 

O mês despede-se com mais um eclipse, no dia 26 de Fevereiro, que desta vez será um eclipse anular do Sol, o qual não será visível em Portugal, embora a sua influência se faça sentir. Neste eclipse, que oporá a Lua em Virgem ao Sol em Peixes, serão a vida profissional e a saúde as áreas em maior destaque, e teremos a oportunidade de impulsionar a nossa vida material, por um lado, e equilibrar a mente e o corpo, entrando numa maior harmonia de ambos, por outro. Podemos ser chamados, pelas circunstâncias da nossa vida, a desistir de alguma coisa, para podermos avançar para um novo capítulo nas nossas vidas. É uma boa altura para nos "reinventarmos" e redescobrirmos, expressando-nos de forma criativa através da arte ou de atividades que nos permitem desenvolver o nosso potencial criador.

Fevereiro não será um mês fácil, mas também não é tão difícil que não possamos enfrentá-lo. Não trará grandes mudanças, havendo até uma tendência para o atraso , para a paragem, mas será muito importante. Encare este período como um "olhar à lupa", pois as áreas mais frágeis da sua vida serão postas em análise. Terá de avaliar bem as estruturas que tem vindo a construir e pode ter de abrir mão de alguns apegos, caprichos, projetos, para poder, mais à frente, avançar. Assim como uma planta precisa de ser podada para crescer saudável, também você terá de fazer alguns cortes para que a sua vida siga um caminho melhor - e Fevereiro vai mostrar-lhe exatamente isso.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.