Astrologia

Sexta-Feira 13 - um dia de sorte!

Quando se ouve falar em sexta feira 13 há sempre quem sinta um friozinho na barriga, os pêlos dos braços eriçados, um certo receio. Porque é que este dia é assim tão temido? Será um dia de azar... ou de sorte?

A superstição ligada às sextas-feiras 13 já é muito antiga, e acredita-se que está ligada a duas histórias. O número 12 sempre foi considerado um número "bom" e completo, pois representa os 12 meses do ano, os 12 signos do Zodíaco, as 12 horas do relógio. as 12 tribos de Israel, os 12 apóstolos de Jesus Cristo, os 12 Deuses Gregos. Já o número 13, que lhe sucede, está associado a uma carga negativa. No Catolicismo, está ligado à morte de Jesus pois estavam 13 pessoas sentadas à mesa na Última Ceia.

Por outro lado, desde o século XIV que a sexta-feira é considerada o dia da semana que traz mais azar. Talvez por ser o final da semana, não se recomenda iniciar novos trabalhos, nem projectos, nem fazer viagens à sexta-feira.

Sexta-feira era o dia em que se realizavam os enforcamentos na Grã-bretanha e era, para os Romanos, o dia de crucificações. Diz-se que Jesus foi crucificado numa sexta-feira. Também terá sido neste dia que Adão e Eva foram expulsos dos Jardins de Éden. 

Há quem diga que o medo da sexta-feira 13 vem da mitologia Nórdica. Em inglês, o nome "Friday" (sexta-feira) vem de Frigga, que era a Deusa do amor e fertilidade. Quando as tribos Nórdicas e Germânicas se converteram ao Cristianismo, Frigga foi banida para as montanhas e passou a ser considerada uma bruxa. Passou a existir a crença popular que todas as sextas-feiras a Deusa, despeitada, reunia-se com 11 bruxas e com o diabo (ao todo, 13) para combinarem os azares que iam lançar sobre as pessoas na semana que se seguia. Durante muito séculos na Escandinávia a sexta-feira era conhecida como "Sabbat das bruxas."

Outra teoria sobre a sexta-feira treze tem origem na ordem do Rei Filipe de França de mandar prender os Templários na sexta-feira 13 de Outubro de 1307.

No Tarot, a carta número 13 representa a Morte, que significa uma renovação.

As superstições sempre existiram em todos os povos e culturas e são uma forma de protecção pois acreditamos que se agirmos de determinada maneira estaremos a salvo de energias negativas.

Para se proteger e atrair energias positivas, traga consigo um trevo de quatro folhas. Este símbolo é muito poderoso para atrair a sorte. Conta a lenda que ainda antes do nascimento de Jesus o trevo de 4 folhas era considerado sagrado pelos mestres, juízes e sacerdotes na Inglaterra e na Irlanda, pois forma a imagem de uma cruz, que representa a unidade perfeita e o equilíbrio. Quem encontra ou tem consigo um trevo de 4 folhas atrai para a sua vida a harmonia, a paz e a sorte.

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema



 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.