Astrologia

A noite de Beltane

O período correspondente aos meses de Maio e Junho era, nas culturas antigas, especialmente rico em tradições e simbologias, pois como antecede a chegada do Verão estava estreitamente associado à fertilidade e à riqueza. A noite de 30 de Abril para 1 de Maio era venerada pelos pagãos como a noite de Beltane - a celebração da vida.

A primeira noite de Maio era, na tradição Celta, a noite em que se celebrava a fertilidade da Terra, conhecida como Beltane – a noite das fogueiras dedicada ao deus céltico Bel, o senhor da vida. "Tinne" é a palavra céltica que significa fogo, sendo Beltane "o fogo de Bel". O gado era solto para que fosse purificado pelo fogo, e havia a superstição de saltar a fogueira para ter sorte no amor. Era uma festa de alegria e celebração da vida.

Nesta noite, o Rei Veado – o vencedor de uma caçada realizada pelos bosques – acasalava com a donzela escolhida como representante da Deusa-Mãe, num ritual de celebração. Esta união, considerada sagrada, assegurava que a terra seria fértil e daria bons frutos no Verão seguinte.

A Igreja Católica adotou grande parte dos rituais pagãos para que as pessoas aceitassem o Catolicismo sem se insurgirem por perderem as tradições que tinham. Em Portugal, ainda hoje na noite de São João é costume acenderem-se fogueiras e, segundo a tradição popular, deve-se saltar a fogueira para ter sorte no amor.

O Mastro de Maio

O “Maypole” ou “Mastro de Maio” é um dos símbolos mais conhecidos, usado desde o século XIV na Europa Central como um ritual social de celebração da vida. O mastro representa a Árvore do Mundo, com inúmeras fitas coloridas atadas no topo, fazendo a ligação entre o Céu e a Terra. Homens e mulheres seguravam, cada um, numa fita e dançavam em círculo, enquanto cantavam e seguiam uma coreografia que ia entrelaçando as fitas em torno do mastro. Esta era uma celebração da juventude e do espírito da abundância. Quando as fitas estavam completamente atadas à volta do mastro, eram presas no final com uma fita vermelha. Todas as diferentes cores da Natureza estavam, assim, unidas em torno de um tronco comum. Nalguns países da Europa este mastro ainda hoje é erguido em festas nos jardins, em Maio, e as crianças cantam e festejam à sua volta.

Estes costumes mantiveram-se através dos séculos e ainda hoje se celebram, embora tenham sido adaptados à cultura vigente. Em Portugal, nos Santos Populares que se celebram por altura do Solstício de Verão (segunda metade de Junho) é costume erguer-se um mastro, por vezes com um boneco no topo e fitas penduradas, em torno do qual se dança.

A noite de Beltane é especialmente poderosa para realizar rituais, encantamentos e magias de amor. Experimente fazer esta magia de amor ardente para atrair o amor ou para dinamizar a sua relação!

 

Veja também:

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.