Astrologia

Planetas retrógrados – repetir a lição

Os planetas percorrem o céu deslocando-se sempre dentro das suas órbitas, num movimento circular constante.

A Astrologia estuda a forma como a energia planetária, o movimento dos planetas e as relações que vão estabelecendo entre eles nessa dança cósmica afeta a vida na Terra. É um estudo em permanente evolução e desenvolvimento, fundamentado nas observações dos sábios da Antiguidade, que analisaram profundamente o céu e foram registando os acontecimentos que se sucediam sempre na Terra a determinados fenómenos observados no Céu.

Os estudiosos constataram que os planetas se deslocam num movimento direto, isto é, "andam sempre para a frente". No entanto, a perspetiva que temos a partir da Terra faz com que por vezes tenhamos a sensação que um dado planeta "anda para trás": quando a Terra "ultrapassa" esse planeta, cada qual na sua órbita, parece que ele está a andar para trás – a isso se chama "planeta retrógrado".

Em Astrologia atribui-se uma grande importância à existência de planetas retrógrados no Mapa Astral, considerando-se que estes apontam para a necessidade de "repetir uma lição": se um planeta "volta atrás" no Mapa, isso indica que as áreas representadas pela Casa e pelo signo em que este planeta se encontra terão de ser especialmente trabalhadas pelo indivíduo, até que consolide esta aprendizagem.

De vez em quando ouvimos dizer que "Mercúrio está retrógrado", por exemplo. Isso significa que, durante um período que pode ser mais ou menos longo, o movimento desse planeta é visto como retrógrado a partir da Terra, o que nos faz a todos, Humanidade, repensar determinados aspetos da nossa vida individual e coletiva. Conforme o planeta (ou os planetas) que se encontram retrógrados, teremos de avaliar e reajustar a nossa postura perante a vida amorosa, familiar, profissional, financeira e até em relação à nossa identidade mais íntima e pessoal.

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.