Terapias

Conheça os benefícios do óleo de amêndoas doces para a pele e o cabelo

A Natureza oferece-nos tudo aquilo de que precisamos para o nosso equilíbrio físico e energético. A indústria cosmética utiliza muitos produtos feitos à base de plantas, precisamente por reconhecer os seus benefícios. Um dos ingredientes naturais mais ricos é o óleo de amêndoas doces, que podemos usar diretamente na pele e no cabelo, beneficiando com as suas prodigiosas propriedades.

Rico em vitaminas A, B1, B2, B6 e, especialmente, vitamina E, o óleo de amêndoas doces é obtido a partir do fruto da amendoeira doce, a chamada Prunus dulcis, uma árvore milenar oriunda da Ásia Central. Também há amendoeiras que produzem amêndoas amargas, mas essas não são usadas na indústria cosmética pois são tóxicas.

Por ter um elevado poder de hidratação, o óleo extraído das amêndoas doces é um dos remédios caseiros mais usados desde há várias décadas. Não é dispendioso, é fácil de encontrar à venda e aplica-se facilmente.

O óleo de amêndoas doces é também um forte antioxidante, pelo que ajuda a retardar o envelhecimento. Os seus benefícios para a saúde e beleza são principalmente visíveis na pele, no cabelo e nas unhas.

 

Benefícios do óleo de amêndoas doces para a pele:

- Evita as estrias, sendo bastante usado na gravidez ou em momentos de mudança drástica de peso;

- ajuda a combater inflamações e irritações da pele;

- acalma a pele dorida ou inflamada, sendo ideal para usar depois da depilação, por exemplo;

- ajuda a retardar o aparecimento das rugas;

- pelo seu tão elevado poder de hidratação, é ideal para a pele seca ou desidratada;

- pode ser usado como desmaquilhante, até mesmo nos olhos;

- é ideal para suavizar a pele mais seca, nomeadamente nos pés, joelhos e cotovelos;

- pode ser usado como óleo de massagem, até porque como tem propriedades anti-inflamatórias ajuda a aliviar dores e tensão.

 

Pode juntar algumas gotas de óleo de amêndoas doces ao seu creme hidratante e usá-lo diariamente.

 

Dicas caseiras:

Para fazer uma exfoliação semanal à pele, acrescente uma colher de chá de sal marinho a duas colheres de sopa de óleo de amêndoas doces e aplique gentilmente em todo o corpo, fazendo movimentos circulares, antes do banho. Limpe com água quente e termine com água mais fria 

 

Benefícios do óleo de amêndoas doces para o cabelo:

- hidrata profundamente, sendo benéfico para cabelo seco ou desvitalizado;

- ajuda a reesstruturar a fibra capilar, prevenindo a quebra dos fios;

- ajuda a definir melhor os caracóis, no caso do cabelo encaracolado, que tende a ser mais seco;

- ajuda a combater o "frizz";

- ajuda a evitar e tratar pontas espigadas;

- deixa o cabelo mais brilhante;

- protege o cabelo do sol, da água do mar ou das piscinas.

 

Conselhos de utilização:

- Uma das melhores formas de usar o óleo de amêndoas doces no cabelo consiste em aplicá-lo como uma máscara, deixando atuar durante 30 minutos. Aplique em todo o comprimento, desde o couro cabeludo até às pontas. Deve, depois, lavar abundantemente, usando champô. O óleo de amêndoas doces recupera a saúde do cabelo, mas não tem um bom poder de penetração, pelo que é aconselhável aquecê-lo LIGEIRAMENTE antes de o aplicar (deve estar morno, não quente!) para que ele penetre mais profundamente na fibra do cabelo.

- Pode também usá-lo em gotas aplicadas sobre as pontas de cabelo seco ou após lavar.

- Também pode adicionar algumas gotas de óleo de amêndoas doces ao seu condicionador habitual ou até ao champô. 

- Se o seu cabelo é indisciplinado, aplique algumas gotas no comprimento dos fios e apanhe o cabelo (de forma lassa, não prenda mesmo) antes de se ir deitar. Ao acordar, o cabelo estará bem mais sedoso e fácil de pentear.

Atenção: embora possa ser aplicado diretamente sobre o cabelo, até mesmo para pentear, o óleo de amêndoas doces tende a deixá-lo com um aspeto oleoso e pesado e, como tal, pode optar por lavar de seguida se aplicar em maiores quantidades.

 

Truque especial:

Lave bem um aplicador de máscara de pestanas que já não utilize. Use-o para aplicar 1 ou 2 gotas de óleo de amêndoas doces sobre as pestanas antes de se deitar: ele ajuda a estimular o crescimento das mesmas, favorecendo as pestanas mais longas e volumosas.

 

Benefícios do óleo de amêndoas doces para as unhas:

- Devido às vitaminas que contém, ele ajuda a fortalecer as unhas e a evitar e tratar inflamações nas cutículas;

- ajuda, como tal, a evitar a quebra.

 

Para aplicar, massage bem as cutículas e unhas com algumas gotas de óleo de amêndoas doces antes de se ir deitar ou durante o dia, especialmente depois de desinfetar as mãos com álcool.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.