Terapias

Sente-se desanimado? Estes 20 alimentos podem ajudar a melhorar a sua disposição!

Os períodos difíceis exigem mais de nós e, se à inquietação juntarmos o tempo frio e chuvoso, é fácil deixarmo-nos abater pelo desânimo. Fazer uma alimentação saudável é essencial para fortalecer o nosso organismo a todos os níveis, aumentando a nossa capacidade de resistência e melhorando as nossas defesas naturais. Conheça 20 alimentos que, pelos nutrientes que os compõem, possuem propriedades que ajudam a melhorar o humor e a deixar-nos mais motivados para enfrentar os desafios.

Saiba que os alimentos que ingerimos também contribuem, e muito, para a nossa disposição. A comida processada, chamada comida "de plástico" porque já vem embalada, deixa-nos mais cansados, pesados e apáticos. Procure, tanto quanto possível, ingerir alimentos frescos, optando, caso se aplique, por cozê-los ou grelhá-los. Mantenha sempre o corpo - e o cérebro - bem hidratados, bebendo água, chá, ou sumos naturais, se possível.

Da seguinte lista de alimentos que ajudam a melhorar o humor e a elevar a sua energia, escolha, naturalmente, aqueles que tiver em casa ou que encontrar mais facilmente quando tiver de fazer compras. Adapte sempre as sugestões às suas possibilidades.

1 - Banana

Este fruto é rico em potássio, contendo também hidratos de carbono, vitaminas A, B1, B2 e C, fibras e minerais. Ajuda a ter mais energia e a revitalizar o cérebro, combatendo o desânimo e evitando cãibras musculares.

Sabia que pode congelar bananas? Deixe que estejam maduras, descasque-as, corte-as em rodelas e pode congelar!

2 - Aveia integral

Graças à sua composição, fornece energia sem elevar os níveis de açucar no sangue, pelo que ajuda a manter o peso saudável, ao mesmo tempo que fornece energia. É rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a disposição.

3 - Iogurte natural

Rico em proteínas, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fortalece o sistema imunitário e faz-nos sentir com mais energia.

4 - Ovos

Também é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, e Ferro. Ajuda o cérebro a funcionar melhor e deixa-nos mais ativos.

 

Dica prática: Se estiver com fome, em vez de recorrer a um pacote de bolachas, coma um ovo cozido! A sensação de saciedade é muito maior e sentir-se-á com mais energia.

 

5 - Mel

Para além de fortalecer o sistema imunitário, é composto por frutose e glicose, que fornecem muita energia e combatem o desânimo. Também contém vitamina C e vitaminas do complexo B.

6 - Oleaginosas

As nozes, amêndoas, cajus, castanhas do pará, são ricos em Magnésio e Selénio, fornecem energia e ajudam a melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, atenuando o stress e a apatia.

7 - Chocolate amargo

Por conter triptofano e feniletilamina na sua composição, estimula a libertação de hormonas como a serotonina e a endorfina, que aumentam a sensação de bem-estar, ajudam a ter mais energia, e a combater o mau humor. Também contribui para um melhor funcionamento do coração. Prefira o chocolate com maior percentagem de cacau (sempre acima de 70%) e coma com moderação.

 

Dica prática: Prepare, a meio da manhã ou da tarde, uma taça nutritiva, misturando 1 iogurte natural, meia banana cortada às rodelas, uma colher de sopa de aveia, uma colher de sobremesa de mel, meia dúzia de oleaginosas e algumas raspas de chocolate negro!

 

8 - Pipocas

É verdade! As pipocas são um alimento saudável, que ajuda a melhorar o humor, desde que sejam feitas em casa e com uma gordura saudável - como óleo de coco - em pequena quantidade. Compre milho para pipocas e faça este snack em casa. A família agradece, e o seu humor também!

10 - Peixe

O peixe é um alimento indispensável numa dieta saudável. Se for rico em Ómega 3, como é o caso do salmão, ajuda a melhorar a saúde do coração, oxigenando melhor o cérebro e, dessa forma, elevando os níveis energéticos e a boa-disposição. Os moluscos também ajudam a oxigenar o organismo e o atum é rico em proteínas. A sardinha, a cavala e o arenque também são boas opções para o seu almoço ou jantar.

11 - Legumes de folhas escuras

A couve, os espinafres, o repolho, e os demais vegetais de folhas escuras são essenciais numa dieta saudável, por serem ricos em vitaminas e proteínas vegetais e minerais. Fornecem energia e ajudam a proteger o organismo, ao mesmo tempo que ajudam a combater o envelhecimento.

12 - Brócolos

Tal como acontece com os espinafres, os brócolos são ricos em vitaminas e sais minerais tais como Potássio, Cálcio e Ferro, que ajudam o cérebro a funcionar melhor e, dessa forma, deixam-nos mais animados e otimistas.

13 - Abacate

Pelos nutrientes que o compõem, ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro. Contém gorduras mais saudáveis e vitamina E, Magnésio e Folato.

 

Dica prática: Está com fome mas tem preguiça de preparar um lanche? se tiver abacates em casa, basta cortar um ao meio, retirar o caroço e comer à colherada! É saudável, saciante, melhora o seu humor e nem tem que lavar loiça (só a colher, vá...)!

 

14 - Alface

A alface é rica em vitaminas, especialmente nas variedades mais escuras, e em Fosfato, um mineral essencial para evitar a depressão, a confusão mental e o cansaço. O talo da alface contém uma substância chamada lactucina, que funciona como um calmante natural. 

15 - Leguminosas

As lentilhas, as ervilhas, o grão e o feijão são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que é essencial para que o cérebro funcione bem, melhorando a memória e o humor.

16 - Laranja

A fruta é indispensável ao bom funcionamento do organismo e, no caso dos citrinos, eles fornecem uma boa quantidade de vitamina C, Cálcio e vitaminas do complexo B, fortalecendo as defesas do organismo, hidratando-o, fornecendo-lhe energia e evitando, assim, a fadiga física e mental.

17 - Uvas

Também contêm vitamina C e vitaminas do complexo B, o que faz com que ajudem a melhorar o funcionamento do sistema nervoso. São ricas em glicose, fornecendo energia, e em antioxidantes, o que faz com que ajudem a retardar o envelhecimento.

18 - Abacaxi

Rico em minerais e vitaminas, ajuda a estimular a produção de serotonina, transmitindo vitalidade e bem-estar.

19 - Pão, massa e arroz integrais, batata doce

Uma dieta pobre em hidratos de carbono pode fazer com que o humor se torne mais depressivo, porque este nutriente é essencial não só à vitalidade como também ao bom humor. Por isso, mesmo que com moderação, deve incluir diariamente estes alimentos na sua dieta. Eles ajudam o organismo a absorver o triptofano, que estimula a produção de serotonina.

20 - Açaí

Rico em hidratos de carbono, antioxidantes e gorduras benéficas ao funcionamento do coração, é também uma importante fonte de vitaminas C, B1 e B2.

 

Lembre-se, também, que a carne é essencial a uma dieta equilibrada. Opte por carnes magras, preferindo os grelhados. Acima de tudo, faça uma dieta variada. Seja criativo e recrie pratos, lanches e menus!

 

Tome nota:

- as proteínas ajudam-no a ter mais energia, a estar mais concentrado e alerta;

- os hidratos de carbono ajudam a ter energia por mais tempo, ao mesmo tempo que transmitem calma, aumentam o sono e libertam do stress;

- o Ácido Fólico é essencial para manter os níveis de serotonina no cérebro, a qual controla o humor. Encontra-o, por exemplo, nos espinafres e na laranja;

- o Selénio é outro mineral indispensável ao bom funcionamento do cérebro e ao bom humor. Encontra-o, entre outros, nas oleaginosas, no atum e nos cereais integrais;

- o Magnésio também cumpre a mesma função, e encontra-o nos cereais integrais e nos frutos secos;

- a vitamina B6 é também essencial à produção de serotonina, e pode encontrá-la nas bananas, passas de uva, batatas e cereais integrais;

- o Cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade e o nervosismo;

- a Colina, uma vitamina do complexo B presente nos ovos e no fígado, ajuda a manter a boa memória e a capacidade de concentração.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.