Terapias

Alimentos que ajudam o cérebro a produzir serotonina e a sentir-se feliz

Qualquer alteração ao nível do bem-estar físico e/ ou psicológico deve ser avaliada e acompanhada por um médico. Ainda assim, a alimentação que fazemos tem uma influência fundamental na nossa saúde e na manutenção do nosso equilíbrio. No caso de problemas relacionados com a ansiedade, tendências depressivas, e dificuldade em adormecer, é bastante benéfico incluir na dieta diária alimentos ricos em nutrientes como o triptofano, que ajuda o cérebro a produzir serotonina, uma hormona que ajuda a ter sensações de bem-estar e equilíbrio psicológico.

Sempre que haja a permanência de sintomas associados a ansiedade, depressão, ou perturbações de sono, entre outros, é essencial procurar ajuda médica adequada, para que estes possam ser devidamente tratados.

Como forma de prevenção destes problemas e também para alívio em situações mais ligeiras, ou como complemento ao tratamento, é muito importante ingerir alimentos que fornecem ao cérebro um nutriente essencial: o triptofano, uma substância que ajuda o cérebro a produzir serotonina, a hormona do bem-estar.

Para que serve a serotonina?

Para além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, a serotonina também é essencial para o sistema digestivo, nomeadamente para o funcionamento dos intestinos, e para a saúde do sangue. 

A falta de serotonina provoca, entre outros sintomas:

- alterações de humor;

- problemas de sono;

- irritabilidade;

- fadiga prolongada ou sem causa aparente;

- mau humor;

- excesso (ou falta) de apetite;

- problemas de memória;

- problemas de concentração;

- ansiedade;

- pensamentos depressivos;

- alterações na libido e no desejo sexual;

- náuseas;

- perturbações intestinais;

- problemas de coagulação sanguínea.

 

Para que o cérebro consiga produzir serotonina ele precisa de um nutriente chamado triptofano, o qual é um aminoácido que se encontra em determinados alimentos e que também pode ser tomado através de suplementos alimentares (cuja toma deve ser supervisionada por um médico ou farmacêutico). Deve ingerir estes alimentos em pequenas doses, distribuídas ao longo do dia.

O triptofano ajuda a equilibrar o humor, atenuando a ansiedade, o stress e a depressão, a estabilizar o sono e a emagrecer (porque a serotonina produz sensações de bem-estar que ajudam a controlar o apetite, já que aumenta a sensação de saciedade). Ele também ajuda a aliviar a fadiga e a evitar a irritabilidade e os sintomas associados ao stress.

Praticar exercício físico de forma regular e moderada também estimula a produção de serotonina, sendo igualmente essencial que o cérebro recupere diariamente a energia através de uma boa noite de sono. Em casos mais sérios, pode ser necessário recorrer à toma de medicamentos, sempre prescritos pelo médico.

Nota: Para além do triptofano, são também essenciais outros nutrientes para ajudar a equilibrar o humor, nomeadamente vitaminas do complexo B, Magnésio e Cálcio.

Que alimentos são ricos em triptofano?

- queijo;

- ovos;

- carne branca (aves);

- tofu;

- salmão;

- pescada;

- abacaxi;

- leite e laticínios;

- banana;

- abacate;

- cereais integrais;

- noz;

- amendoim;

- âmendoa;

- castanha do pará;

- tomate;

- chocolate preto;

- batata;

- ervilha.

 

Lembre-se sempre que uma dieta equilibrada deve ser variada e rica em alimentos naturais como fruta e legumes.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.