Terapias

Faça o seu próprio iogurte: uma opção mais saudável

Fazer em casa iogurte caseiro é uma opção mais saudável e, em certa medida, mais económica, na medida em que, utilizando um litro de leite e um iogurte natural, consegue replicar meia dúzia de iogurtes de qualidade, que são mais saudáveis do que aqueles que compramos e que, para que possam conservar-se por mais tempo, recebem outros conservantes.

Se tiver uma iogurteira (ou um robô de cozinha) saberá, certamente, o procedimento habitual para fazer iogurtes. Para além de esta poder ser uma atividade divertida em família, a preparação de iogurtes caseiros permite que diversifique as receitas, acrescentando fruta , compotas, frutos secos ou mel a seu gosto.

Mas, mesmo que não tenha uma iogurteira, pode aventurar-se a fazer esta receita em sua casa. Deve ter uma panela de pressão, que não vai precisar de ligar, mas que servirá de "estufa" para ativar o processo de fermentação que produz o iogurte.

Tome nota:

- Leve um litro de leite ao lume (de preferência gordo ou meio gordo, mas pode optar pelo leite magro) até ficar morno.

- Retire do lume e junte um iogurte natural que deve dissolver delicadamente no leite.

- Deite o preparado em boiões de vidro previamente esterilizados (pode fazê-lo enchendo-os com água a ferver, que deve retirar e limpar cuidadosamente) e, sem tapar, coloque-os dentro da panela de pressão (ou, caso não tenha, dentro de uma panela que vede bem, ou mesmo dentro do forno, embora o processo não seja tão eficaz) e encha-a com água a ferver até cobrir metade dos boiões (cuidado, não entorne água dentro dos iogurtes!).

- Feche bem a panela e deixe assim ficar por pelo menos 8 horas.

- Passado esse tempo, retire cuidadosamente os boiões, deixe arrefecer, tape-os, e estão prontos a ir para o frigorífico. Convém que os iogurtes estejam no frigorífico pelo menos 3 horas antes de consumir.

 

Alternativa vegetal: como fazer iogurte caseiro vegetal

O processo é bastante idêntico, devendo neste caso utilizar um litro de leite de soja, que deve aquecer. Pode juntar uma colher de chá de ágar-ágar, que ajudará a solidificar, e uma colher de sopa de amigo de milho. Apague o lume antes de o leite começar a ferver e deixe arrefecer até ficar morno. Adicione, então, um iogurte de soja, mexendo sem bater. Deite o preparado em boiões de vidro e coloque-os, destapados, dentro do forno. Deixe ficar por 8 horas pelo menos, sem abrir o forno). Verifique então se o iogurte atingiu a consistência desejada e, caso assim seja, tape os boiões e coloque-os no frigorífico.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.