Terapias

Seja hygge: está na moda ser feliz

Assim como a palavra "saudade" é tão portuguesa que não tem tradução literal noutras línguas, a palavra "hygge", dinamarquesa, é um conceito muito próprio desta nação nórdica, designando aquela felicidade pura que se sente dentro de casa, frente a uma lareira quentinha, enquanto lá fora a neve cai. Não é preciso ir à Dinamarca para aprender a ser feliz "aqui e agora"!

"O livro do Hygge", de Meik Wiking, tem ocupado os escaparates das livrarias e é já um campeão de vendas. Traduzido em 25 línguas este livro, que tem como subtítulo "o segredo dinamarquês para ser feliz", apresenta o modo de vida dinamarquês, considerado o povo mais feliz da Europa. Mesmo privados da luz solar durante a maior parte do dia, os dinamarqueses sabem o segredo para ser feliz - não é preciso muito, é preciso, sim, aproveitar o muito que cada momento nos oferece. 

Como viver de um modo "hygge"?

O conceito do hygge (que se lê "huga") consiste em ser carinhoso e generoso, antes de mais, connosco próprios, e depois também com os outros. Ser hygge é mimar-se, respeitar-se e fazer-se respeitar e mimar. É saborear cada momento, aproveitar aquilo que a vida nos dá, mantendo a cabeça distante das preocupações, que devem ficar "lá fora". Ser hygge é fazer aquilo que nos dá prazer, sem sentimentos de culpa. Por isso, este conceito é tão abrangente e amplo quanto a natureza humana: o que me faz feliz a mim pode ser muito diferente do que o faz feliz a si. Todos nós temos os nossos "pequenos prazeres", atividades que nos fazem sentir em paz connosco próprios e com o mundo que nos rodeia.

Atenção, contudo, que ser hygge não é o mesmo que ficar horas e horas sentado à frente da televisão ou do computador, embora essas atividades possam ser prazerosas, elas não constribuem de uma forma construtiva para o nosso bem-estar e desenvolvimento interior. Na sua essência dinamarquesa, o Natal é hygge: aquele calorzinho bom que nos inunda o peito quando as luzes de Natal enchem as ruas, o conforto que se antevive ao pensar nos momentos com a família, receber um presente preparado e oferecido com amor. Mas nem só no Inverno se vive de um modo "hygge": os piqueniques em família ou com amigos, um dia passado na praia em boa companhia também são hygge. Esta palavra existe no léxico dinamarquês há mais de 200 anos e pode ser um nome, um adjetivo ou um verbo. Acredita-se que possa ter surgido como forma de fazer face a um clima inóspido, a noites demasiado longas e dias muito cinzentos e frios. Ser hygge é, no fundo, encontrar recompensas e tesouros nos aspetos mais simples do nosso dia-a-dia.

Num momento de viragem nas nossas vidas, em que o Universo nos convida a valorizar mais a simplicidade e aquilo que temos, em vez de nos deixarmos consumir pela necessidade de ostentação, pela acumulação de sucessos transitórios e pela projeção de uma vida ideal (veja mais aqui), ser hygge ganha uma maior importância. Aprender a ser feliz "aqui e agora" está ao alcance de cada um, basta querer!

20 exemplos hygge - ser feliz "aqui e agora"

1 - Beber um chá ou chocolate quente no sofá, enroscado numa manta, enquanto chove lá fora.

2 - O cheiro do pão quente.

3 - Brincar com os filhos.

4 - Passear com o cão ou brincar com o gato.

5 - Abraçar quem se ama.

6 - Acender uma vela aromática, com o seu cheiro preferido.

7 - Passear na praia em boa companhia, mesmo que seja Inverno, num dia de sol.

8 - Passar um dia no campo.

9 - Fazer um piquenique.

10 - Fazer um jantar caseiro, simples, com os seus melhores amigos.

11 - Beber um copo com um amigo depois de um dia de trabalho.

12 - Comer a sua sobremesa preferida.

13 - O cheiro de um bolo acabado de fazer.

14 - Cantar com o seu companheiro ou com o seu melhor amigo.

15 - Vestir a sua roupa preferida.

16 - Comprar um presente paar si próprio.

17 - O cheiro da terra molhada.

18 - Sentar-se no sofá a conversar com o seu par quando chega a casa depois de um dia de trabalho.

19 - Um pijama confortável e pantufas quentinhas.

20 - Saborear a calma do silêncio, numa pausa a sós consigo mesmo.

 

Esta lista é meramente ilustrativa: desafio-o a criar a sua própria lista de coisas "hygge. Escreva-a e afixe-a num local onde a veja todos os dias. Aprenda a gostar mais da sua vida, tirando dela o melhor que ela tem para lhe dar!

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.