Terapias

Momentum - Saiba qual é o segredo para não desistir

Quantas vezes já iniciou uma dieta ou um plano de desporto e, com o tempo, acabou por desistir? Quantas vezes investiu num projeto, num trabalho, num relacionamento ou até mesmo em algo tão simples como fazer mudanças em casa, e acabou por perder a motivação? Quantas vezes, perante as contrariedades, começou a achar que não valia a pena? Saiba qual é a força que o ajuda a não desistir até alcançar as metas que estabeleceu.

Definir metas e objetivos, assim como um prazo para os alcançar, é o primeiro passo para mudarmos a nossa vida e sairmos de onde estamos. No entanto, muitas vezes acabamos por ficar a meio do caminho.

A palavra momentum designa, na mecânica clássica e em termos muito gerais, a "quantidade de movimento" ou, como vulgarmente dizemos, o "balanço" que um objeto ganha quando é impulsionado com uma certa força e uma dada consistência. A ciência ensina-nos que essa força é determinante para chegar a uma meta. 

Se está à procura de uma mudança na sua vida, quer seja a nível amoroso, financeiro, profissional, ou mesmo que não saiba exatamente aquilo que pretende mudar, é essencial conseguir definir bem aquilo que deseja, assim como uma data para ter os seus objetivos cumpridos. Mas é fundamental, para não se perder pelo caminho, conhecer a importância do momentum aplicado à sua vida.

A maior parte das pessoas desconhece este segredo: não são as grandes metas que contam, são as pequenas.

O passo a passo é crucial para qualquer conquista. 

Em vez de apontar para o ponto mais elevado que consegue vislumbrar, deve definir pequenas metas, que possa alcançar com relativa facilidade e num curto espaço de tempo, e que contribuam para aproximá-lo daquilo que deseja.

O momentum é o princípio físico mais importante para conseguir chegar a qualquer meta que defina. Tudo o que precisa é definir onde quer chegar, mesmo que não saiba como vai lá chegar, e manter um bom balanço.

E, mesmo que não saiba exatamente onde quer ir, se tiver esse "impulso prolongado no tempo" conseguirá, à medida que avança, descobrir as suas metas.

Na Física, o momentum resulta da multiplicação da massa de um objeto pela velocidade que atinge. O próprio volume e peso do objeto contribuem para o ajudar a manter-se em movimento constante. 

Na sua vida, isto traduz-se como um progresso contínuo. Não importa ter grandes avanços diariamente - importa não retroceder e avançar com regularidade. Mesmo as mais ínfimas ações surtem um dado efeito e, repetidas, criam um grande resultado.

Sabe quantos anos leva o mar a desgastar uma rocha? Quantas décadas uma árvore leva a ficar larga e frondosa?

Tudo o que existe no Universo está sempre em permanente mudança silenciosa. Entregue-se ao que deseja, de forma suave, mas constante. E, com a persistência, um dia chegará à sua meta.

Desde que sejam constantes, as pequenas mudanças criam grandes resultados e ajudam-no a obter tudo aquilo que quiser.

Não tem de fazer nada de extraordinário. Só precisa de fazer algo pequeno todos os dias ou numa base muito regular, dependendo do objetivo que tem.

Quando fazemos algo diferente, isso exige esforço da nossa parte, exige disciplina e força de vontade. Se puser uma grande pressão sobre si próprio logo no início, será muito difícil manter esse ritmo e acabará por desistir. Ao fim de um tempo, a motivação desaparece.

Mas o momentum permanece ao longo do tempo, se souber criá-lo. A motivação, a persistência e o trabalho árduo são muito importantes, mas o momentum é muito mais forte e poderoso: é ele que cria os seus hábitos. E, quando algo se torna um hábito na nossa vida, deixa de ser difícil cumpri-lo.

Para criar momentum, basta definir diariamente ações simples que o aproximem do seu objetivo.

Elas podem ser, por exemplo, fazer exercício durante 10 minutos, todos os dias. Dizer algo positivo a si próprio 3 vezes por dia. Estudar sobre um assunto que é relevante para a sua vida profissional meia hora por dia. Fazer uma caminhada de 20 minutos todos os dias.

Ao repetir, de forma constante, ações fáceis, de forma natural terá tendência para querer fazer mais. E se todos os dias fizer apenas mais um pouco, ao fim de algum tempo terá duplicado os resultados que obtém.

Quando cumprimos uma ação fácil, sentimo-nos naturalmente bem, e isso faz-nos querer fazer mais. Ao concretizarmos algo que tínhamos estabelecido sentimo-nos motivados e isso faz com que as ações se tornem mais fáceis.

Quando nos sentimos realizados estamos mais felizes e temos mais energia. Isso, por sua vez, faz-nos sentir mais fortes, o que nos aproxima das nossas metas e faz com que os obstáculos percam força. Nesse estado de espírito, mesmo que enfrente fracassos ou cometa erros não se deixa abater e continua no seu caminho - porque tem momentum, isto é, continua a ser "empurrado" por si próprio e pelo Universo rumo à conquista do que mais deseja.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.