Terapias

5 gestos que o ajudam a reduzir o stress

Somos diariamente expostos a situações que nos deixam ansiosos, irritados, tensos e nervosos e que, se o equilíbrio não for reposto, podem originar stress e dar azo a problemas de saúde graves. Aprenda a integrar alguns gestos na sua rotina diária de forma a reduzir a tensão a que está sujeito.

1 - Alimentar-se bem

Fazer uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o seu corpo e a sua mente em harmonia, aliviando o stress. Ingerir alimentos muito calóricos, comida processada e alimentos ricos em açucares refinados aumenta a tensão e, embora possa produzir sensação de alívio imediato, depois deixa-o mais tenso e fatigado. Ingira muita fruta e vegetais, alimentos ricos em fibra, proteínas e cereais integrais e lembre-se de beber sempre muita água ao longo do dia, pois a hidratação também é essencial para o bem-estar físico e psicológico.

2 - Dormir bem

Uma boa noite de sono é essencial para que a mente e o corpo reponha o equilíbrio. Quanto menos dormimos, maiores são os nossos níveis de irritabilidade, stress e ansiedade. Um adulto precisa, em média, de dormir 7 horas por noite, de forma tranquila e descansada. Durma sem aparelhos eletrónicos perto de si, como o telemóvel ou a televisão, e estabeleça rotinas que o ajudem a adormecer e a dormir melhor. Pode praticar meditação meia hora antes de ir dormir, ler um pouco, ouvir música relaxante, queimar um incenso de lavanda algumas horas antes de se deitar (para que o cheiro e o fumo tenha tempo de se dissipar e não o incomode). Beba um chá relaxante uma a duas horas antes de se ir deitar, para que não tenha de ir à casa de banho durante a noite, e evite beber bebidas alcóolicas ou café ao serão.

3 - Fazer exercício físico

Embora seja fácil encontrar desculpas, como a falta de tempo, de espaço (principalmente se estivermos mais tempo em casa) ou até de vontade, mas a verdade é que a prática regular de exercício físico é uma das formas mais eficientes de libertar a tensão que acumulamos. O exercício físico ajuda também a melhorar a qualidade do sono, para além de contribuir eficazmente para aliviar a ansiedade e para aumentar a auto-estima, o que, por sua vez, faz com que a sua disposição melhore e o stress diminua. Adeque a prática de exercício à sua condição física e às suas necessidades, mas crie o hábito de, pelo menos, fazer uma caminhada diária de meia hora.

4 - Brincar com um animal de estimação

Ter um animal de estimação ajuda a relaxar e contribui para diminuir os níveis de stress, melhorando também o humor. Para além disso, a interação com um animal de estimação ajuda a libertar a hormona ocitocina, responsável por sensações de bem-estar, que também ajuda a melhorar a qualidade do sono e a reduzir o nível de stress.

5 - Pedir ajuda

Saber pedir ajuda quando se sente mais em baixo é essencial para conseguir lidar com as situações e evitar sobrecargas de stress. Falar sobre o que nos preocupa pode ser o quanto basta para que uma situação que parece avassaladora se torne mais fácil de suportar, e para encontrar soluções que pareciam inexistentes. Conversar com um amigo, um familiar, alguém que se ama, é muitas vezes aquilo de que precisamos, mas também há situações que requerem uma ajuda especializada e, saber aceitá-la, pode fazer toda a diferença na nossa saúde e na nossa vida.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.