Terapias

É preciso deixar o amor entrar!

Muitas vezes, as pessoas criam defesas em torno de si próprias, porque não receberam o amor de que precisavam e não aprenderam a viver com esse sentimento presente na sua vida, evitando a todo o custo que o amor entre nas suas vidas. Outras há, também, que receberam imagens negativas a seu respeito, por terem crescido no seio de uma família em que não havia amor ou em que um dos progenitores amava o outro sem ser amado em troca.

Uma criança que cresce a ver a mãe, por exemplo, sofrer por amar o pai, que a trai e a maltrata, pode desenvolver a ideia de que o amor faz sofrer, e crescer a procurar reprimir esse sentimento. Felizmente, isso nem sempre acontece, pois o ser humano possui recursos inimagináveis e, apesar de o ambiente no qual crescemos ser muito importante para o nosso desenvolvimento, a personalidade e outras influências externas contribuem para que muitas pessoas se desenvolvam sem deixarem que a mágoa de experiências que tenham vivido ou a que tenham assistido as paralise. Mesmo quando as pessoas estão fechadas dentro dos seus sentimentos de mágoa, o amor tem a capacidade mágica de conseguir entrar num coração fechado e fazê-lo recuperar a alegria e a felicidade. É necessário encontrar alguém disposto a romper com barreiras criadas, que são muito resistentes porque serviram de escudo à pessoa que as ergueu, que por vezes se mostra relutante a derrubá-las, e nem todas as pessoas estão dispostas a travar essa batalha – então, faça a sua parte e deixe o amor entrar!

Um coração que sofreu ou uma pessoa que sedimentou a sua personalidade com ausência de amor pode ter dificuldade em aceitar o amor de outras pessoas, por não saber como lidar com ele. É necessário, antes de mais, modificar a sua forma de pensamento, convencendo-se de que merece ser amado. Todos nós, sem excepção, temos a capacidade de amar e de receber amor. Compreender e integrar esta crença na sua vida é o primeiro passo para viver com amor.

 

Dica positiva: O amor tem uma capacidade curativa inimaginável, sendo capaz de apagar os registos negativos que foram incutidos em nós por experiências traumáticas. Se nos mantivermos presos a um passado de falta de amor, não podemos sair dele a não ser exercitando o amor.

Repita todos os dias quando acorda: «Eu gosto muito de mim! Eu amo-me porque sou uma pessoa maravilhosa! Amo o meu rosto, os meus braços, as minhas pernas, o meu cabelo, a minha personalidade! Amo os meus gestos e as minhas expressões: eu amo-me totalmente!»

Pronuncie estas e outras afirmações positivas diariamente em frente ao espelho, encarando-se olhos nos olhos. Se lhe parece ridículo ou disparatado, saiba que aquilo que afirmamos modifica os nossos pensamentos, e que eles agem dentro da nossa mente e de nós próprios de uma forma ilimitada. À medida que pratica e que adquire o hábito de repetir para si próprio que se ama, o amor a si próprio deixará de ser apenas um conjunto de frases proferidas em frente ao espelho e passará a tornar-se uma ideia sempre presente no seu cérebro, o que, com tempo e persistência, se tornará uma realidade na sua vida. Logo que comece a amar-se a si próprio, estará pronto para receber o amor de outra pessoa e viver um grande amor.

Texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria  Helena

Veja também:

Ter uma família e um casamento feliz

Nunca é tarde para amar

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.