Terapias

Entregue e confie: há um plano superior para tudo

Perante as catástrofes, as injustiças e as situações de calamidade às quais não conseguimos fazer face, é fácil perder a esperança e desanimar, já que nada parece fazer sentido. Quando, pelo contrário, confiamos que existe uma ordem superior que preside a tudo o que existe e entregamos as nossas dúvidas e medos, confiando apenas, a vida quotidiana torna-se muito mais leve e mais fácil de suportar.

Seja qual for a ideia que tivermos de Deus, confiar num poder superior ajuda-nos a lidar com aquilo que não conseguimos compreender e que muitas vezes se torna difícil de suportar.

Embora nem sempre possamos determinar nem controlar as circunstâncias com as quais temos de lidar, temos sempre o poder de escolher a forma como lidamos com elas. Isso, por si só, não faz com que os obstáculos desapareçam, mas ajuda a fazer com que sejam mais facilmente suportáveis e superados.

Mudar a maneira como encaramos as situações tem um impacto tão profundo na nossa vida que pode, até, ajudar a curar desequilíbrios e doenças. Tudo parte do interior, da disposição da nossa mente.

Quer esteja a lidar com um problema de saúde, com uma situação de desemprego, com um grave problema financeiro, com um desgosto amoroso, um problema familiar, ou qualquer outro, mudar a maneira como pensa em relação à situação ajuda, de forma complementar, a resolvê-la. É claro que é sempre necessário agir de determinada forma: um problema de saúde precisa de acompanhamento e cuidados médicos, um problema financeiro ou profissional requer medidas concretas no plano material, um assunto amoroso ou familiar envolve também a resposta e o livre-arbítrio de outras pessoas. Ainda assim, o papel que a nossa escolha mental desempenha é também muito importante e pode fazer toda a diferença.

Em vez de desanimar perante as situações, entregue-as a Deus, ao Universo, ou a um poder que considere superior, confiando na sua ajuda para a resolução dessas mesmas situações.

É relativamente comum ouvirmos alguém dizer que "foi devido à força de vontade" de outra pessoa que essa mesma pessoa superou uma situação difícil. A força da vontade tem, de facto, um poder determinante ao lidar com as situações, ajudando em boa parte a encaminhar-nos para a resolução das mesmas. E a força de vontade radica, precisamente, nos pensamentos que escolhemos alimentar dentro de nós.

O que fazer para atrair as soluções para a sua vida? 

Concentrar a sua mente numa postura mais otimista, criada através da repetição diária de hábitos que passam a alterar a forma como encara a vida e como lida com as circunstâncias e que, desse modo, ajudam-no a ver com mais facilidade as soluções e as oportunidades.

Esses hábitos são, entre outros:

- Simplificar os seus hábitos diários.

- Afastar-se, tanto quanto possível, de tudo o que lhe complica a vida.

- Pensar nas suas canções preferidas e ouvi-las ou cantá-las várias vezes por dia. Seguir as sugestões musicais que lhe são apresentadas para descobrir novas músicas que sejam do seu agrado também é bastante positivo.

- Manter uma rotina diária de atividade física, nem que seja apenas fazer uma caminhada - mas faça-o todos os dias, sem excepção.

- Exercitar o seu corpo, mesmo que com atividades fáceis.

- Passar o máximo de tempo que puder com as pessoas que ama.

- Não lutar contra os pensamentos negativos - deixe-os ir embora, simplesmente. Substitua-os, sempre que surgirem na sua mente, por pensamentos que lhe tragam alegria e satisfação.

- Evitar os excessos, aprendendo a definir e a respeitar os seus próprios limites.

- Olhar-se no espelho logo de manhã e desejar a si próprio um bom dia. Antes de se ir deitar, à noite, olhe-se no espelho e deseje a si próprio uma boa noite.

- Concentrar-se na sua vida e manter-se afastado de assuntos que não lhe dizem respeito - tudo tem o seu próprio caminho e a sua própria razão de ser.

- Brincar com as crianças que fazem parte do seu dia-a-dia, ouvi-las com atenção e aprender com elas.

- Não dar conselhos que não lhe foram pedidos.

- Pensar duas vezes antes de falar.

- Ouvir os outros com atenção, muitas vezes eles têm algo para dizer que você realmente precisa de ouvir.

- Fazer os outros mais felizes do que aquilo que eles estavam à espera que você fizesse.

- Dar sem esperar nada em troca. Aquilo que tiver de ser seu, chegará a si.

- Estar sempre pronto para a mudança, mas também saber esperar e ser paciente.

- Rir, sempre que tiver vontade.

 

Acima de tudo, lembre-se que viver preocupado não vai resolver as situações por si só. Para além de fazer aquilo que no momento estiver ao seu alcance, pense que que está a ser reencaminhado para um caminho que é aquilo de que precisa. Há um plano superior que está acima das circunstâncias presentes e, na visão global das situações, tudo tem uma razão de acontecer e um propósito, mesmo que, na altura, possa ser difícil ou injusto.

Sempre que sentir que cometeu um erro, procure corrigi-lo mas lembre-se que é humano e está ainda a aprender a fazer as coisas da maneira certa.

Ajude os outros sempre que tiver essa possibilidade e cultive as suas virtudes. Não pense naquilo que irá receber em troca nem fique à espera que isso aconteça. Saiba, apenas, que tudo o que fazemos pelos outros um dia volta para nós. 

Procure que a sua vida seja honesta e produtiva. Por pouco que faça, faça algo de que se orgulhe. Partilhe as suas alegrias com os outros e, quando estiver a sentir-se em baixo, confie que o dia de amanhã lhe trará algo melhor.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.