Terapias

Saiba como superar desafios

Um desafio é algo que nos obriga a ir além daquilo que estamos habituados a fazer, a sair da nossa zona de conforto, a experimentar algo que de alguma forma nos parece mais difícil, por ser novo e ainda desconhecido. Os desafios são uma parte fundamental da nossa vida, pois são eles que nos obrigam a ir mais longe, a superar os nossos próprios limites e, desse modo, que nos ajudam a avançar na nossa evolução enquanto seres humanos.

De acordo com a personalidade que nos caracteriza, os desafios podem ser encarados com entusiasmo e satisfação ou, por outro lado, com receio, ansiedade e angústia. As pessoas mais dinâmicas e ativas, que têm confiança em si próprias e reconhecem as suas qualidades e o seu valor, vêm cada novo desafio com alegria, encarando-o como uma oportunidade para expandirem horizontes e por se aventurarem por novos territórios. As pessoas que, por outro lado, têm falta de segurança nelas próprias, têm medo de falhar e, como tal, sentem-se intimidadas quando a vida lhes apresenta uma nova prova que têm de superar. Se, por um lado, alguns desafios trazem consigo experiências positivas, como por exemplo a realização de uma viagem, outros há que estão associados à superação de algo doloroso, como a perda de um ente querido. Superar os próprios medos ou libertar-se de um vício é, em si, um grande desafio, que nos proporciona a possibilidade de crescermos e de nos tornarmos melhores. Existem, ainda, desafios que nos são apresentados pela intervenção de outras pessoas, como acontece quando temos de nos proteger contra invejas e energias negativas, para além do desafio de tomar determinadas decisões que carregam em si o peso de poderem mudar o rumo das nossas vidas, ou de ter de encontrar um objeto estimado, que se perdeu.

Qualquer que seja a situação em que se encontra, se for confrontado com um novo desafio que precisa de ultrapassar, reúna toda a força e toda a coragem que existem dentro de si e, de cabeça erguida, avance sem medo. Saiba que Deus caminha sempre de mão dada consigo, e nunca o deixará ficar desamparado quando o caminho se tornar mais estreito ou a estrada lhe parecer mais perigosa. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.