Terapias

Vencer o medo

"Todos temos medo de algo. Alguns medos podem ser facilmente confessados, mas outros há que não nos atrevemos a expressar em voz alta ou sequer para nós próprios. Temos, por vezes, também medos dos quais nem sequer temos consciência, e de que só damos conta quando somos confrontados com uma situação que os desperta, ou na qual eles nos bloqueiam. Vencer os próprios medos é um passo indispensável para ser feliz, e só há uma maneira de o fazer: enfrentando-os.

Ao arriscarmos fazer aquilo que tanto receávamos, acabamos por descobrir, na maior parte das vezes, que afinal o que imaginávamos ser um monstro tenebroso era apenas fruto da nossa imaginação e nem sequer existia, ou era muito inferior àquilo que supúnhamos.

Há momentos, na nossa vida, em que não podemos prever se uma situação vai ter o desenlace que esperávamos. No entanto, vencer o medo e arriscar é aquilo que nos permite sairmos de onde estamos e avançarmos. Vença o medo pensando que, seja qual for o resultado, Deus estará sempre consigo e vai ajudá-lo a superar qualquer dificuldade, pois nunca nos deixa desamparados. Você será capaz, desde que tente. A única coisa que o pode limitar é você próprio. Liberte-se e aceite-se, exactamente como é. A partir do momento em que se aceitar, deixará de sentir medo.

Aceitar-se também passa por reconhecer e admitir que tem medo. Há um certo grau de medo que é positivo, é aquele medo que nos permite continuar a viver. Ninguém é intocável, e o medo funciona como um sinal de perigo que nos alerta para situações que exigem maior prudência. No entanto, as pessoas que se aceitam a si próprias não se deixam limitar por um medo excessivo e avançam, mesmo que tenham algum medo, que é natural ter diante do desconhecido. Aceitar-se a si próprio é admitir que tem dificuldades, que é mais vulnerável a determinadas coisas, pessoas ou situações. Todos nós somos feitos de pontos fortes e de pontos fracos, mas é precisamente dessa combinação de força e fragilidade que resulta a perfeição do ser humano.

Dica positiva: Assuma o compromisso de vencer os seus medos. Reconheça aquilo que o amedronta ou intimida, o que o faz sentir-se mais vulnerável e que o impede de avançar.

Aceite, também, aquilo que no passado lhe fez sentir medo. É uma reacção natural do ser humano, não se culpabilize mais por ela, é passado, já passou.

Sentiu medo naquele momento? Acha que agiu de forma cobarde naquela situação? Sentiu raiva daquela pessoa? Aceite tudo isso, e siga em frente. Você já não precisa de reviver todas essas experiências que o marcaram negativamente e as situações em que não esteve tão bem. Elas fazem parte do passado. Aceite-as e liberte-se dos rótulos negativos que impôs a si próprio. Acima de tudo, ame-se a si próprio. E não permita NUNCA que uma crítica de outra pessoa afecte negativamente a sua visão de si próprio. Lembre-se que no passado você fez o melhor que sabia e podia segundo as circunstâncias. Seja quem é, sem culpas nem medos."

texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.