Terapias

Os Florais de Bach

Este método de tratamento foi criado por Edward Bach, um médico inglês  interessado em produtos naturais e medicina alternativa, que descobriu que a partir de determinadas combinações de plantas e flores é possível criar 38 essências que permitem tratar diversos problemas de saúde. Este tipo de tratamento é feito através do sistema emocional e trata sobretudo a origem dos problemas e não os seus efeitos e sintomas.

A sua filosofia assentava no pressuposto de que a doença é apenas uma resposta do organismo a um conflito interno entre o sector físico e o sector emocional e que o equilíbrio, a saúde e a felicidade dependem do tratamento desse conflito.

Os florais não têm como objectivo eliminar os comportamentos e as energias negativas, mas sim transformá-las em sentimentos positivos. Estas essências não necessitam de acompanhamento médico e são extremamente fáceis de tomar. Ajudam a desbloquear os chacras e a equilibrar toda a energia presente no organismo humano.

Ao todo, são 37 essências florais e uma feita à base de água medicinal. Para além destas existe ainda uma outra que serve para situações de emergência.

Estas essências foram divididas em sete grupos, conforme o tipo de problema que está a afectar o paciente, são eles:

            - o medo;

            - a insegurança;

            - o desinteresse,

            - a solidão;

            - a vulnerabilidade,

            - o desespero,

            - o desânimo,

            - a preocupação excessiva.

 

Segundo o Dr. Bach os problemas de ordem física têm a sua origem em distúrbios emocionais, que aos pouco vão debilitando o organismo. Os florais vão tratar o sector emocional, impedindo que os problemas deste afectem a saúde do indivíduo. Eles estimulam a capacidade de o organismo se auto-regenerar e tratar as suas desordens orgânicas, equilibrando todo o sistema.

Normalmente, cada tipo de problema necessita da utilização de mais do que um floral, pelo que é frequente a combinação de várias essências. Isto não apresenta qualquer tipo de contra-indicação, uma vez que o produto não possui químicos prejudiciais ao organismo.

A escolha dos Florais faz-se através das suas propriedades, assim, é benéfico saber a causa do problema que se pretende ver tratado: alguém que tenha dificuldade em andar, por exemplo, deve procurar qual o motivo que levou o seu sistema nervoso a dificultar o processo de marcha. Desta forma será muito mais fácil adaptar as propriedades terapêuticas dos florais a um caso específico.

Se, por acaso, a escolha do floral for mal feita, isso não tem qualquer tipo de problemas, porque, como atrás foi dito, não é prejudicial à saúde, apenas não faz qualquer tipo de efeito.

As essências devem ser tomadas diariamente, pingando duas gotas para um copo de água e bebendo-a em intervalos de tempo regulares, quatro vezes ao dia, até verificar que o seu estado de saúde melhorou. O tempo de tratamento varia conforme a pessoa e o tipo de problema que apresenta.

Se após duas semanas de iniciado o tratamento, o paciente não apresentar melhorias no seu estado, os florais indicados devem ser revistos, porque é provável que estes não sejam os mais indicados. É importante referir que a cura começa dentro de cada um, os Florais não fazem milagres, eles ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas para que se consigam sentir melhor, devem adoptar atitudes positivas e optimistas e acreditar que é possível ser feliz.

Agora o Centro Maria Helena também já dispõe de consultas de Medicina Natural.

Ligue 210 929 040 para mais informações.

 

Veja também:

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Os Milagres que a Natureza nos oferece

As principais terapias usadas pela Medicina Natural

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: As qualidades da terapia acima referida não dispensam as indicações do seu médico.

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.