Terapias

As principais terapias utilizadas pela Medicina Natural

A Medicina Natural, ou Naturopatia, engloba várias vertentes e diversas terapias, as quais podem ser usadas isoladamente ou combinadas para obter ainda melhores resultados. Saiba quais são!

Principais terapias utilizadas

Nutrição 

É a base de todo o tratamento. Podem ser aplicadas dietas específicas mediante o propósito como: dieta anti degenerativa, dieta detox, dieta adaptada, paleodieta, jejuns terapêuticos, etc.

Fitoterapia

Consiste na utilização de plantas, que têm maior campo de ação e menores efeitos secundários que os medicamentos sintetizados. Estão incluídos nesta área a Aromaterapia (os óleos essenciais) e a Gemoterapia (gemas ou botões).

Ortomolecular

Consiste em proporcionar a cada pessoa a concentração ideal de substâncias que estão presentes no nosso corpo com a finalidade de corrigir alterações e manter a saúde.

Hidroterapia

Aplicação de banhos, compressas, clisteres, etc.

Homeopatia

Defende que “o semelhante cura o semelhante”, tem uma abordagem à vida e à doença diferente da medicina convencional. A Homeopatia clássica acredita que a doença não é tanto um problema local mas uma alteração geral que pode estar a manifestar-se numa determinada zona do organismo. Aqui, não importa tanto a quantidade de medicamento tomada mas sim a frequência com que se toma.

Terapia floral

Utiliza essências florais, que são extratos altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, com o propósito de promover o equilíbrio emocional e a harmonia pessoal, tanto do mundo interior quanto do exterior.

Psicoterapia

Hipnose, programação neurolinguística, etc.

Terapias Manuais

Osteopatia, quiroprática, etc.

 

Áreas de atuação

O naturopata pode ensinar o paciente a manter a saúde (dieta, antiaging, detox, etc.) ou a tratar algum problema que o afeta, como obesidade, alergias (rinite, conjuntivite, asma, etc.), distúrbios gastrointestinais (aftas, úlceras, gastrites, vesícula preguiçosa, obstipação, colites, síndrome do intestino irritável, etc.), lesões e problemas músculo-esqueléticos (entorses, contusões, artroses, artrites, fibromialgia, osteoporose), transtornos nervosos (ansiedade, depressões, ataques de pânico, fobias,  dor crónica, enxaquecas, tonturas, insónias, hiperatividade e défice de atenção, etc.), doenças da pele (eczemas, psoríase, urticária, etc.), transtornos respiratórios, endócrinos (diabetes, distúrbios hormonais, gota, etc.), cardiovasculares (hipertensão, arritmias, aterosclerose, insuficiência venosa, etc.), hematológicos (anemias), urologia (infeções urinárias, hiperplasia benigna da próstata, infertilidade, etc.), ginecologia (menopausa, infertilidade, ovários policísticos, dores menstruais) e doenças crónicas em geral.

 

Dicas para o dia a dia


Água: Sabia que a qualidade da água que consumimos pode interferir na saúde? Assim, o melhor é usar sempre água mineral, inclusive para cozinhar.


Alimentação: A naturopatia dá prioridade à alimentação orgânica, com a ingestão de legumes e verduras cruas e cozidas, cereais integrais, frutas e sumos naturais de frutas.


Carnes: A carne que consumimos por vezes está contaminada com produtos químicos que são injetados nos animais (frango, vaca e porco). Deste modo, o mais recomendado é consumir carnes orgânicas.


Pele: Fazer sauna duas vezes por semana pode deixar a pele brilhante, sedosa e hidratada. Este é um dos mecanismos mais importantes da hidroterapia. É suficiente ficar quatro minutos no vapor e depois tomar um banho frio.

Agora o Centro Maria Helena também já dispõe de consultas de Medicina Natural.

Ligue 210 929 000 para mais informações.

 

Veja também:

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Os Milagres que a Natureza nos oferece

Os Florais de Bach

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: As qualidades da terapia acima referida não dispensam as indicações do seu médico.

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.