Astrologia

O simbolismo da Fénix: renascer das próprias cinzas

Quase todas as culturas antigas tinham, de uma forma ou de outra, o simbolismo da Fénix: a ave que renasce das suas próprias cinzas, regenerando-se sempre depois da sua própria morte. A metáfora mais conhecida vem da Mitologia Grega, que fala da Fénix como uma ave lendária, mas também para os egípcios e para os chineses existia este simbolismo, muito forte, com uma mensagem determinante: a esperança nunca acaba, podemos sempre refazer-nos, mesmo dos destroços das nossas "cinzas", figurativamente falando, claro está.

Conta a lenda que existia, na Mitologia Grega, um pássaro de penas douradas, brilhantes e vermelhas-arroxeadas, com uma força tal que era capaz de transportar um elefante, embora ela própria não fosse maior do que uma águia. Podia transformar-se numa ave de fogo, e conta-se que quando morria entrava em auto-combustão: ardia ao ponto de toda ela ser um monte de cinzas, do qual se reeguia novamente uma ave fulgurante.

Porque vivia durante um período de quase mil anos, ao fim do qual ela morria para depois renascer, a Fénix tornou-se um importante símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Outros escritores gregos descreveram que ela vivia 500 anos. Existe um paralelismo entre a Fénix e o Sol, que todos os dias "morre" e que renasce em cada manhã seguinte.

A Mitologia Grega foi herdar este simbolismo de uma ave egípcia chamada Bennu. Hoje esta ave está extinta, mas nesse tempo assemelhava-se a uma garça e contava-se que, quando estava prestes a morrer, essa ave dirigia-se até à pira do deus Rá, ateando fogo ao seu ninho, deixando que as chamas a consumissem, e renascendo depois das próprias cinzas. Outras teorias defendem que este mito é originário do Oriente.

Saiba porque é que a Fénix traz boas energias - clique aqui.

Na arte cristã, a Fénix simboliza a morte e a ressurreição de Cristo.

Para encomendar este colar que representa a Fénix e a capacidade de superarmos sempre os obstáculos da nossa vida, reerguendo-nos das cinzas sempre que enfrentamos um período difícil, encomende pelo e-mail [email protected] ou através da página do Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.