Terapias

A Fénix e o Dragão: símbolos de bom Feng Shui

A Fénix, a ave que renasceu das próprias cinzas, e o dragão, o imponente cuspidor de fogo, são dois símbolos que nos remetem para a cultura oriental, sendo largamente representados nas pinturas, estátuas e objetos decorativos usados nesta cultura. Ter em sua casa imagens representativas destes símbolos ajuda a atrair para a sua vida aquilo que eles simbolizam.

A Fénix está associada à capacidade de autorregeneração e de vencer desafios, sendo portadora de novas oportunidades. Ter em casa uma imagem de aves, e especialmente da Fénix, atrai, de acordo com o Feng Shui, a prosperidade e a abundância, ao mesmo tempo que assegura a proteção financeira e a estabilidade, sendo especialmente eficaz para pessoas que têm profissões relacionadas com os negócios ou que envolvam algum tipo de risco. Existe a superstição de que as penas de aves dão proteção durante as viagens. Para o Feng Shui, os pássaros são mensageiros das mensagens celestiais e, por essa razão, os chineses atribuem um significado especial ao facto de ver pássaros a voar por perto quando vão na rua. Se voarem ao seu encontro, tal é considerado um sinal de boa sorte que vem a caminho, enquanto que se estiverem a afastar-se alertam que pode não estar a aproveitar devidamente as oportunidades. Se ouvir pássaros a cantar de manhã cedo isso indica boas notícias, e se escolherem o beiral do seu telhado ou o seu jardim para fazerem o ninho tal está associado à chegada de prosperidade para o seu lar.

Os chineses dão um significado especial à cor das aves. Ver um pássaro preto indica que receberá uma notícia importante. Um pássaro azul indica uma promoção profissional, enquanto que um pássaro branco representa a cura. Os pássaros amarelos relacionam-se com a riqueza e podem também anunciar a chegada de um filho. Ver um casal de pássaros indica que o amor vem ao seu encontro, e um conjunto de pássaros indica uma reunião familiar feliz. Os pássaros saudáveis são sempre portadores de boas-novas, mas ver um pássaro doente ou ferido pode ser considerado um aviso. Ver um corvo significa que lhe será revelada uma mensagem importante, e ouvir uma coruja indica que uma pessoa próxima o ajudará a evoluir a todos os níveis.

Assim como as aves são consideradas portadoras de mensagens e de boas oportunidades, o Dragão é, por seu lado, um símbolo de força e de determinação. Está associado à energia Yang, masculina e ativa, sendo um símbolo particularmente eficaz para pessoas que ocupam um cargo de liderança. Deve ser posicionado a Este em casa ou no local de trabalho, pois fortalece a criatividade e a capacidade de ação.

Outros símbolos para afastar energias negativas

- Bambu: representa o triunfo sobre os obstáculos e a longevidade. Deve ser colocado na parte da frente do seu jardim ou num lugar de destaque, afastando o mau Feng Shui e simbolizando que será bem sucedido em todos os seus projetos.

- Árvore com cristais: aquelas pequenas árvores que contêm um cristal em cada ramo são muito auspiciosas, especialmente quando contêm o Citrino, um cristal de cor amarela que indica sorte financeira. Encontra-se facilmente à venda, e deve ser colocadas ao nível do tampo da mesa principal, por exemplo numa prateleira na sala. Deve ter um tronco sólido, assegurando o bom Feng Shui na vida de quem a possui.

- Tigela dourada de arroz e pauzinhos chineses: simbolizam o sucesso financeiro e profissional. São um ótimo presente, pois atraem bom Feng-Shui para quem os recebe. Quando a pessoa gosta do seu trabalho, este símbolo assegura que o irá manter. Se não gostar do que faz profissionalmente, a tigela dourada e os pauzinhos chineses ajudam a encontrar um trabalho que traga satisfação e de que goste realmente. A tigela dourada simboliza que o seu sustento será também ele de ouro.

- Veado: em chinês chama-se lu, o que se assemelha à palavra chinesa que designa a prosperidade e a riqueza. Uma pequena estatueta deste animal, simbolizando lucros e riqueza, traz muito bom Feng Shui para a vida profissional, especialmente quando tem ao pescoço uma fitinha vermelha com as três moedas chinesas penduradas.

- Cavalo: este símbolo representa a riqueza vinda de qualquer das oito direções. Deve ser colocado à entrada de casa e de costas voltadas para o exterior, afastando o mau Feng Shui. Muitas vezes é posto junto do deus chinês que representa a riqueza, Tsai Shen Yeh, e junto dele são colocados objetos valiosos, como forma de atrair e assegurar a prosperidade.

- Chi Lin, ou cavalo-dragão: a presença desta imagem dele no seu escritório atrai o bom Feng Shui na vida profissional. Se puser um par de cavalos-dragão na sua casa, protegem o lar e trazem harmonia familiar.

- Morcego vermelho: atrai abundância e simboliza as cinco bênçãos do céu – a longevidade, a riqueza, a saúde, o virtuosismo e a morte por causas naturais. É um símbolo Taoista de prosperidade que se pode encontrar muitas vezes representado na cerâmica e no mobiliário chinês. Quando representados em círculos de cinco elementos os morcegos vermelho protegem o local onde se encontram e garantem bom Feng Shui e prosperidade.

Dicas de Feng Shui

*Por possuírem uma energia ativa tão forte não se deve colocar as imagens ou objetos representativos dos dragões no quarto, pois podem perturbar a tranquilidade e o descanso. Devem ser colocados em divisões da casa associadas à ação, como a sala ou o escritório.

*A tartaruga é considerada o melhor símbolo de longevidade. Ter uma como animal de estimação representa bom Feng Shui para os habitantes da casa. Se não puder ter o animal consigo, opte por colocar uma imagem ou pequena estatueta que o simbolize na parte traseira da sua casa, pois irá protegê-la.

Para encomendar este colar que representa a Fénix e a capacidade de superarmos sempre os obstáculos da nossa vida, reerguendo-nos das cinzas sempre que enfrentamos um período difícil, encomende pelo e-mail [email protected] ou através da página do Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.