Terapias

Faça um jardim zen em sua casa

Quer viva numa vivenda ou num apartamento citadino, aprenda a criar no seu lar um jardim com a tranquilidade trazida pela sabedoria oriental milenar.

O “jardim zen” pode ser maior ou menor, mas é geralmente composto por um recipiente de porcelana escura, preenchido com areia fina e diversos seixos ou cristais. Estes pequenos jardins são réplicas dos jardins chineses originais, que foram criados segundo os mesmos princípios de harmonia e união cósmica que regem todo o pensamento oriental e, como tal, também o Feng Shui. O jardim chinês está intimamente ligado à casa e visa transmitir serenidade aos seus moradores. É fundamental, nele, respeitar e seguir o bom Feng Shui da Natureza, mantendo tudo no estado original. Saiba que foi da observação e estudo das leis que governam o Universo natural que nasceram os princípios orientadores do Feng Shui.

Para criar um jardim zen em sua casa, utilize a sua sensibilidade e imaginação para aproveitar o espaço de que dispõe. Se vive num apartamento, pode utilizar um vaso largo e pouco fundo. Seja qual for o tamanho do seu jardim, organize nele os elementos decorativos segundo a disposição clássica dos 4 animais, de que já lhe falei em artigos anteriores. Segundo esta disposição, à retaguarda deve haver uma parede sólida, que pode ser uma pedra ou um conjunto de plantas maiores, que corresponde à posição da Tartaruga e que visa dar estabilidade. À frente encontra-se a Fénix, um espaço de liberdade em que não pode haver bloqueios, devendo colocar uma pequena pedra ou outro objecto a marcar o fim do jardim, mas sem obstruir a vista. À direita é conveniente ter plantas ou seixos mais baixos e planos, na posição onde se encontra a energia do Tigre, e à esquerda, que corresponde ao Dragão, deve haver uma protecção mais alta. Esta estrutura garante segurança (retaguarda), horizontes amplos (frente), acção (esquerda) e força (direita).

Dica de Feng Shui:

Cuide do seu jardim zen com amor e assegure-se de que existe nele “vida”, movimento. Pendure por cima do vaso onde está o seu jardim sinos mensageiros de vento, e disponha pequenos seixos em zigue-zague como se de um caminho se tratasse. Reserve alguns momentos do dia para cuidar do seu jardim com sossego. A calma e a serenidade que ele lhe inspira encherá o seu espírito de bom Feng Shui.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.