Terapias

O que é (realmente) preciso para fazer ter sucesso?

Na vida, nada se consegue sem esforço. São raras as excepções que relatam a história de pessoas que alcançam o sucesso profissional sem nada fazerem, e ainda mais raras são porque, mesmo nesses casos, existe quase sempre um passado de esforço, luta e persistência que não está à vista do olhar público e que, por isso, muitas pessoas desconhecem, ou escolhem não ver.

Para chegar longe na vida profissional, é importante saber que:

1 – É preciso querer mesmo uma meta para alcançá-la.

2 – Pode não ser fácil, mas é possível.

 

Apenas as pessoas com uma firme vontade de conquistarem uma meta são capazes de fazer face a todos os obstáculos, atrasos e contratempos que vão encontrar ao longo do seu caminho. Eles são praticamente inevitáveis: num ou noutro ponto do nosso percurso, vamos sempre ter de lidar com algum tipo de oposição, com mudanças de planos, com dissabores. Aquilo que determina o nosso sucesso é, sempre, a nossa capacidade de persistir, mesmo quando tudo parece estar a contribuir para que desistamos. As pessoas vitoriosas e bem-sucedidas são aquelas que nunca perderam a esperança, o foco e a fé na viabilidade da concretização dos seus sonhos, fossem quais fossem as circunstâncias que tiveram de enfrentar.

Hoje em dia são inúmeras as queixas das pessoas que estão descontentes com o seu trabalho ou se encontram numa situação de desemprego da qual não conseguem sair. O que todas têm, regra geral, em comum, é o facto de atribuírem a razão para as dificuldades que enfrentam a algo que é exterior a si próprias. De todas as pessoas que me procuram angustiadas com a sua vida profissional, são muito poucas aquelas que me dizem: «A responsabilidade é minha.» E eu acredito que mudar a forma como encaramos as situações e os problemas da nossa vida traz, na maior parte das vezes, a solução para os resolvermos. A grande mudança ocorre quando deixamos de nos ver como vítimas à mercê das situações e das circunstâncias que nos acontecem e compreendemos que elas não têm de ser «um castigo» – aquilo que nos acontece pode, e deve, ser visto como um desafio!

Queixarmo-nos da situação de crise económica, da escassez de empregos, das dificuldades de trabalho não resolve, por si só, o nosso problema. Assim, se queremos encontrar trabalho, melhorar as nossas condições de vida e ter maior estabilidade e segurança material, temos de colocar estas perguntas a nós próprios e encontrar respostas para elas:

 

1 – O que é que eu posso fazer, concretamente?

2 – O que posso fazer agora?

3 – Como posso resolver a minha situação, dadas as ferramentas que tenho ao meu dispor?

 

No Universo tudo é um fluxo constante de energia. Se a sua vida se encontra bloqueada, é necessário agir, nem que seja apenas com um pequeno passo, para que o movimento recomece. Quando alguma coisa muda, este fluxo energético atrai um dinamismo semelhante, e outras mudanças se seguirão.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.