Astrologia

O ano bissexto dá azar?

Por acontecer apenas de quatro em quatro anos, o ano bissexto suscita alguma inquietação e estranheza. Há quem receie que este ano seja pouco auspicioso, atraindo o azar para aquilo que é realizado neste ano, outras pessoas crêem que ele traz sorte e boa fortuna aos amores e aos projetos. Será que este ano tem um significado especial para a Astrologia? Saiba tudo!

O ano bissexto foi criado para corrigir a diferença entre o calendário Gregoriano de 365 dias e o tempo que a Terra demora a dar a volta ao Sol, que são 365 dias e 6 horas. De quatro em quatro anos, as seis horas extra de cada ano, todas somadas, compõem um dia, que é adicionado ao final de Fevereiro. Por isso, nos anos bissextos, Fevereiro tem 29 dias em vez dos habituais 28. O ano bissexto foi criado pelo Imperador Romano Júlio César, pois se não tivessemos este "acerto de contas" a cada quatro anos, com o passar do tempo as estações do ano estariam completamente desencontradas do calendário. Ao fim de 700 anos, o Inverno coincidiria com o Verão do calendário, e vice-versa! 

Uma curiosidade: A razão pela qual o mês de Fevereiro é o mais pequeno tem a ver com o orgulho dos Imperadores Romanos. O mês de Julho era um dos que tinha mais dias (31), em homenagem ao Imperador Júlio César, e quando César Augusto o substituiu quis que também o "seu" mês, Agosto, tivesse 31 dias! Por essa razão, roubaram-se dois dias ao mês de Fevereiro, para compensar haver dois meses seguidos de 31 dias (Julho e Agosto). Sendo o mês mais pequeno do calendário, foi a Fevereiro que se decidiu acrescentar um dia para fazer o acerto de contas no ano bissexto. 

Ainda antes de os Romanos instituirem este dia, já no tempo da civilização Maia, que viveu há 3000 anos e tinha conhecimentos profundos de Astronomia, havia um calendário composto por 13 luas de 28 dias e um dia extra chamado “dia fora do tempo”. 

O ano bissexto não afeta diretamente a Astrologia, a não ser nas datas de entrada do Sol nos signos. Muitas vezes as pessoas que nascem nos dias de transição têm dúvidas em relação ao seu signo, precisamente porque o Sol não entra nos signos todos os anos à mesma hora, e com este ajuste no calendário pode haver oscilações de um a dois dias na data de início de cada signo.

Uma questão curiosa em relação ao ano bissexto e à Astrologia tem a ver com as pessoas que nasceram no dia 29 de Fevereiro, e que só "fazem anos" de quatro em quatro anos. As pessoas que nasceram no dia 29 de Fevereiro são sempre Peixes! Para saberem, num ano que não seja bissexto, se devem comemorar o seu aniversário no dia 28 de Fevereiro ou no dia 1 de Março, podem, através de uma consulta de Astrologia, fazer o seu Mapa do Retorno solar para esse ano – esse Mapa mostra, em que dia e a que horas do ano corrente é que o Sol volta ao grau exato em que estava no dia em que nasceu.

 

De resto, o ano bissexto é mais importante para a Numerologia, que estuda a vibração e a energia dos números, do que para a Astrologia. O dia "extra" – 29 (de Fevereiro), na Numerologia tem a vibração 11 – que não se reduz e que resulta da soma de 2 + 9.

11 é um dos números chamados Mestres, números especiais que não se reduzem e que têm uma energia especial, uma missão. O 11 está ligado a uma poderosa intuição, é o número dos visionários. Tem uma forte ligação com a espiritualidade, e por isso este ano é um ano muito importante para o desenvolvimento da fé, para se motivar a si próprio e aprender a motivar os outros, pode ser um ano de grande inspiração em que se encontram soluções que há muito faziam falta.

O ano bissexto é um ano de acerto de contas, de ajuste, de equilíbrio – é isso que as pessoas devem procurar fazer neste ano para tirar o melhor partido da sua energia.

O ano bissexto surge associado a mitos e superstições

Como o ano bissexto "foge à norma" é compreensível que tenha havido sempre um certo receio em relação a ele. As pessoas temem aquilo que não conhecem bem, e por isso se criam mitos, superstições, que são formas de proteção contra o receio de que algo de mal aconteça neste ano que é diferente dos outros.

Há quem acredite que é um ano de sorte e que tudo o que iniciarmos no dia 29 de Fevereiro terá bons resultados.

Por outro lado, os Gregos acreditam que casar num ano bissexto dá azar.

Na Irlanda existe uma tradição curiosa, já desde o século V: Santa Brígida queixou-se a St. Patrick que as mulheres tinham que esperar demasiado tempo para os homens as pedirem em casamento. Para remediar a situação, St. Patrick resolveu que no dia 29 de Fevereiro os costumes seriam invertidos, sendo as mulheres a pedir aos homens em casamento. Em 1258, na Escócia, estabeleceu-se que qualquer homem que recusasse o pedido de casamento de uma mulher teria que pagar uma multa que poderia variar entre um beijo, um vestido ou umas luvas. 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.