Terapias

Conheça o significado das flores!

Conheça o significado do nome das flores!

Maio é o mês das flores já que, a meio da primavera, a Natureza se mostra em todo o seu esplendor. Veneradas há muitos séculos por várias culturas, as flores representam a beleza e a pureza, já que evidenciam um milagre de perfeição e detalhe. Conheça o simbolismo associado às flores que dão nome às personagens da telenovela Rua das Flores, da TVI!

transferir.jpg

1. Angélica

Está diretamente associada ao reino angelical, ajudando a fortalecer o contacto com o Anjo da Guarda, e também ajuda a atrair mais harmonia para a sua vida. Diz-se que tem uma “personalidade forte”, pois só emana perfume “quando quer”. Há uma superstição popular segundo a qual, quando sentimos o perfume da angélica, se diz que alguém querido está a pensar em nós. Ajuda a atrair amizades verdadeiras e duradouras, sendo também favorável para quem deseja atrair um novo amor.

 

2. Dália

Originária do México, está associada ao compromisso e à união intensa entre duas pessoas. Mantém-se florida por mais tempo que outras flores, o que contribui para a sua associação a sentimentos duradouros e também ao crescimento. Oferecer uma dália a alguém simboliza que se tem apreço e respeito por essa pessoa.


3. Estrelícia

Também chamada ave-do-paraíso, está associada à sedução e, por outro lado, diz-se que ajuda a atrair o dinheiro e a prosperidade. Exuberante e vistosa, representa a alegria. É tradicionalmente oferecida na celebração de 9 anos de casamento.


4. Frésia

Originária de África, está associada à confiança e à fidelidade, sendo tradicionalmente oferecida como prova de amor ou amizade incondicionais. Para além de simbolizar a verdade nas relações pessoais, também representa a pureza e a inocência e transmite tranquilidade. É tradição oferecer frésias no sétimo ano de casamento, já que ela está associada ao altruísmo e ao compromisso.


5. Íris

Deve o seu nome à deusa egípcia que era a protetora do amor e a mensageira dos deuses. Porque aparece em várias cores, o seu nome está também ligado ao arco-íris. Cada uma das suas três pétalas tem um significado especial: fé, coragem e sabedoria. Representa a realeza e acredita-se que atrai a sorte.

 

6. Violeta

Associada à intuição e à espiritualidade, a violeta é um símbolo de modéstia, humildade e delicadeza. Os romanos colocavam ramos de violetas nas campas dos defuntos como símbolo do seu amor eterno. Na Idade Média, esta flor era vista como um símbolo de proteção contra maus espíritos.


7. Magnólia

É uma flor exuberante, associada à beleza feminina, à nobreza, à elegância e à exaltação das qualidades mais positivas. Representa também a perseverança, a dignidade, a simpatia e a doçura.


8. Margarida

Associa-se à juventude, sendo considerada a flor das crianças, porque simboliza a pureza de corpo e de espírito. Representa a sensibilidade, a alegria e a bondade. Ajuda a atrair a calma e a manter a paz interior.


9. Rosa

Representa a perfeição e a beleza, sendo a flor mais conhecida como símbolo de amor. Está associada ao coração e ao romantismo, à sensualidade e à paixão. cada cor tem um significado especial, rosas brancas simbolizam pureza, amarelas denotam respeito, cor-de-rosa simbolizam amizade e vermelhas declaram uma paixão.


10. Tília

Era considerada sagrada pelas civilizações antigas, já que atribuíam a esta árvore poder de proteção, por ser grande e frondosa, e o dom de curar quem nela tocasse. Representa a amizade, a fidelidade e a longevidade.

 

11. Jasmim

É chamado o rei das flores, porque à noite o seu aroma sobrepõe-se ao perfume das suas vizinhas de canteiro. Simboliza a alegria, a sorte e a doçura, mas também a modéstia e a simplicidade.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.