Terapias

Aceite que errar é humano

Muitas vezes temos dificuldade em lidar com o fracasso, com o facto de não sermos bem-sucedidos em algo que realizamos com empenho e que, por alguma razão, não corre da forma como esperávamos. Aprenda a aceitar os fracassos com a mesma leveza de espírito com que aceita os seus sucessos, e compreenda que através dos erros aprendemos, amadurecemos, fortalecemo-nos e aprendemos a triunfar.

Assim como as crianças que estão a aprender a andar começam por gatinhar, experimentando depois levantar-se e dar pequenos passos, tudo na nossa vida começa por ser um pensamento. De início, manifesta-se como uma acção quase imperceptível, avançando gradualmente até se desenvolver e ganhar uma forma visível. É através das sucessivas tentativas que aprendemos a ser bem-sucedidos. Compreenda isto para deixar, de uma vez por todas, de se culpar: um erro do passado não define a pessoa que é. Errou, porque estava a aprender a fazer as coisas da maneira certa. Hoje, tem o poder de vencer.

Todos nos enganamos, todos erramos num momento ou noutro: acontece, é normal. Mas quando nos detemos na culpa e repetidamente nos castigamos pelos erros que cometemos, estamos a repetir dentro de nós a imagem desse erro. Qualquer que seja a situação que está a travar o seu sucesso, saiba que ela está a acontecer para o fazer crescer, para o ajudar a desenvolver-se, porque você PODE mudar a sua realidade, através da persistência e da coragem. Mesmo nas situações mais difíceis, a mente humana tem a capacidade de emitir vibrações energéticas que operam verdadeiros milagres. O segredo para que tudo isso funcione? Acreditar!

 

Críticas, só construtivas

As críticas apenas devem ter um valor construtivo. Quando alguém o criticar, pense naquilo que essa pessoa lhe quis mostrar e no que pode mudar para melhorar. Abandone a convicção, que muitos de nós assumimos facilmente, de que os outros é que têm razão. Mesmo que nos digam que não somos suficientemente bons para assumir aquele cargo, ou que não somos inteligentes, lembre-se que o poder está dentro de si. Você pode ser a pessoa que deseja ser, e tomar consciência disso é assumir a responsabilidade pela sua vida, é tomar o leme do seu destino e reconhecer que as suas capacidades são ilimitadas. O ser humano que se vence a si próprio é o maior dos heróis!

Na maior parte das vezes, a única pessoa que se interpõe entre nós e o nosso sucesso somos nós próprios. Aprenda a aceitar-se e a valorizar-se exactamente como é, e não permita que a sua visão de si próprio seja deturpada pelas opiniões dos outros. Embora estejamos sempre a tempo de corrigir e modificar aquilo que não nos faz bem, o Universo concebeu-o exactamente como é, porque é essa pessoa que faz falta a toda a ordem cósmica, ao plano superior divino no qual todos os seres estão interligados. O leitor é único e especial. Aceite isto: você faz falta ao Universo, exactamente como é.

No caso de não ter obtido, até aqui, o retorno daquilo em que investiu, ou de até agora o seu empenho e os seus esforços não terem sido reconhecidos e devidamente recompensados, pense no que tem feito até hoje para concretizar os seus objectivos, e compreenda aquilo que pode mudar para poder obter melhores resultados. Ao mudarmos o que, em nós, nos leva para determinado tipo de situação, deixaremos de ser compelidos para ela. No caso de até hoje ter tentado ascender no seu trabalho, e sucessivamente ter visto outros passarem-lhe à frente, procure perceber por que razão isso tem acontecido, e identifique aquilo que pode fazer para mudar a sua postura perante o seu trabalho. Se não mudamos de atitude, como podemos deixar de ter sempre os mesmos resultados?

Para ser promovido, tem de querer ser promovido. Ultrapasse as suas expectativas e alargue os seus horizontes. Ao longo do seu caminho poderá não conseguir todas as promoções que deseja, mas, se adoptar uma postura positiva e firme, acabará por chegar ao destino que objectivou.

Tenha noção, contudo, que o êxito leva tempo a conquistar e que as mudanças não se fazem do dia para a noite. Quando queremos mudar, temos uma enorme urgência nesse processo, queremos que tudo aconteça o mais rapidamente possível, mas não é assim que o Universo se move. As mudanças pequenas são as mais sólidas e as que trazem resultados duradouros. Está nas suas mãos evitar estagnar, deixar-se ficar paralisado pelo medo ou pela ideia de que não é capaz. Mova-se, caminhe mesmo que seja lentamente e com pequenos passos: são eles que o vão conduzir ao sucesso.

Evite, também, a impaciência, que apenas reflecte a nossa resistência à aprendizagem que é necessária para podermos evoluir. Por vezes, fazemos um esforço concentrado para mudar, mas temos a sensação que a situação só piorou. Quando isso acontecer, relaxe, é mesmo assim o processo. Quando começamos a trabalhar com os nossos bloqueios interiores, os medos que estavam mais profundamente enraizados vêm ao de cima, para que possam ser vencidos. Por essa razão, quando assumimos o compromisso de sermos bem-sucedidos, podemos ver-nos confrontados com mais obstáculos, que surgem para nos darem a oportunidade de nos libertarmos de receios que estavam bem escondidos no mais profundo do nosso ser. Assuma-os, encare-os de frente e mantenha a determinação. O seu caminho para o sucesso é construído passo a passo, sem pressa mas com firmeza, coragem e empenho.

 

Dica positiva: Assuma consigo mesmo o compromisso de se libertar de padrões negativos, e não permita que ninguém o impeça de alcançar o sucesso. Repita diariamente as seguintes frases em frente ao espelho, tome consciência delas e integre-as na sua vida:

«Hoje, ninguém me vai fazer sentir inferior!»

«Hoje, recuso-me a sentir que não sou capaz.»

«Hoje, mostro as minhas capacidades.»

«Hoje, não vou aceitar que me critiquem de forma negativa.»

«Hoje, mostro que tenho muito valor!»

A prática repetida leva a que estas afirmações comecem a ganhar peso na sua mente e se tornem pensamentos recorrentes, que com o tempo o ajudarão a libertar-se do passado que ainda o faz sofrer. Aceite os pensamentos e os sentimentos sem os julgar. Lembre-se que se não estiver disposto a fazer um esforço para mudar interiormente, dificilmente poderá avançar. Logo que mudar a sua maneira de pensar, mudará interiormente, e a sua vida exterior mudará consigo. Daí em diante, conquistar pouco a pouco o êxito e o reconhecimento pelo seu trabalho será algo natural, que surgirá na sua vida facilmente, fazendo-o sentir-se valorizado e importante.

Texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena, que pode encomendar através do e-mail [email protected] ou da página Maria Helena no Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.