Terapias

Saiba o que é a Geometria Sagrada, a Flor da Vida, o Cubo de Metatron e a Merkabah

Remonta às primeiras civilizações o conceito de que existe uma ordem que preside a tudo o que existe no Universo. A misteriosa harmonia que existe nas formas geométricas faz com que se tenha considerado que é sagrada, havendo padrões que se considera encerrarem o equilíbrio universal e a génese de toda a vida.

 

A palavra geometria é de origem grega e traduz-se como "medir a Terra", mas foram os Egípcios os primeiros a usá-la. Surgiu de uma necessidade prática: de cada vez que o rio Nilo enchia havia sempre disputas entre os vizinhos, pois, quando as águas voltavam a baixar, era difícil saber onde começava o terreno de uns e terminava o de outros. Assim, passaram a medir os terrenos, delimitando-os, sendo fácil voltar a repor os limites das propriedades.

Os Gregos foram amplos estudiosos deste ramo da matemática e mais tarde os Renascentistas retomaram em força o seu estudo. É através da Geometria que se desenham casas, monumentos e pontes, e que se reproduz a realidade através da pintura. 

A Geometria Sagrada diz respeito ao simbolismo especial e ao significado espiritual contido em certas formas e certos padrões geométricos, que se repetem e que se encontram em tudo o que existe, que refletem na Terra a ordem que preside às dimensões espirituais da existência. 

As culturas antigas que estudaram estes padrões acreditavam que eles se repetiam em todas as partes do universo; hoje os estudos científicos mostram que eles reproduzem a estrutura molecular que forma a base de toda a vida no universo.

Atribui-se a Platão o conceito de que "Deus", enquanto criador da ordem universal (os Gregos concebiam a existência de vários deuses, não adorando um só Deus como o Catolicismo) obedecera a princípios geométricos para criar tudo o que existe. Há uma consciência da ordem que existe na criação, o que representa uma abordagem espiritual da Geometria.

Ela toma em consideração formas e desenhos específicos, que dão acesso a dimensões espirituais mais elevadas na nossa mente, permitindo-nos aceder à perfeição da Criação e, dessa forma, evoluir espiritualmente. 

Estes desenhos da Geometria Sagrada resumem a unidade e a perfeição que existe em todas as formas - incluindo dentro de nós próprios, porque o microcosmos que somos reproduz o macrocosmos que o Universo é.

Considera-se que a Geometria Sagrada é "a linguagem da Luz", e que através dela conseguimos ativar o cérebro na sua plenitude, usando a glândula pineal e conciliando a intuição com o pensamento lógico.

Já Pitágoras defendia que as formas geométricas, e a matemática em geral, representam a linguagem do Universo.

 

Que formas estuda a Geometria Sagrada?

Uma das formas mais importantes da Geometria Sagrada é a Flor da Vida, cujas origens remontam a cerca de 10.000 anos atrás, e que foi encontrada  no Templo de Osiris, no Egipto, na Cidade Proibida na China, nas sinagogas em Israel, em templos na Índia, e também em Espanha, na Turquia, no Japão. A Flor da Vida foi amplamente estudada e reproduzida por Leonardo da Vinci:

A Flor da Vida:

A Flor da Vida consiste em 19 círculos que se sobrepõem de tal maneira que reproduzem o mesmo padrão, como se fossem várias flores de seis pétalas entrelaçadas umas nas outras. Estes círculos estão dispostos numa forma hexagonal, contida dentro de um círculo maior. Muitos outros símbolos estão contidos dentro da imagem da Flor da Vida. É o caso da Árvore da Vida usada pela Cabala:

Este desenho é especialmente poderoso porque a sua geometria é encontrada dentro de muitos cristais, frutos, flores, e até nos flocos de neve - a Flor da Vida designa a estrutura que subjaz a toda a vida, à natureza, à criação. É como se ela fosse a matriz do Universo, e por isso está ligada à fonte primordial de energia, que está além do mundo material, físico.

 

Outro dos desenhos da Geometria Sagrada é o chamado Cubo de Metatron:


 

Metatron é um Anjo muito importante para o Judaísmo, sendo também considerado pelo Cristianismo, embora não apareça mencionado na Bíblia. Acredita-se que viveu primeiro na Terra como Homem e que ascendeu depois, tendo-lhe sido concedido o especial mérito de ser tornado Anjo, chegando a ser considerado como o principal ajudante de Deus. 

Conta a lenda que Metatron criou um cubo que representa todas as formas existentes no Mundo. Este cubo é, na verdade, uma figura composta por 13 círculos iguais, todos interligados entre si por linhas que se cruzam. Estas linhas desenham, no interior desta figura, os principais sólidos geométricos: o triângulo, o quadrado e, claro, o círculo. 

Para o Judaísmo, as formas existentes no mundo foram todas criadas a partir desta figura geométrica, e por isso ela encerra o princípio do equilíbrio da Natureza. 

Das inúmeras interpretações deste poderoso símbolo, existe a teoria de que os 13 círculos representam os 13 principais Arcanjos de Deus, os 13 principais centros de energia do nosso corpo, e as 13 chaves do princípio da criação.

Pelo seu caráter religioso e por estar associado às essências angelicais, a figura do Cubo de Metatron é muitas vezes usada para repelir energias negativas e espíritos indesejados.

 

A Merkabah:

A Merkabah é outra das formas que fazem parte da Geometria Sagrada. Ela é como uma estrela tridimensional de 8 pontas, composta a partir de duas pirâmides triangulares que se cruzam na vertical: uma aponta para cima, outra para baixo.

A Merkabah representa a energia masculina e a energia feminina, o Céu e a Terra. A pirâmide que aponta para cima liga-nos ao Céu, a que aponta para baixo liga-nos à Terra. Assim, a Merkabah representa o campo de energia que envolve a totalidade dos nossos corpos subtis.

A Estrela de David é a representação bidimensional da Merkabah, sendo um dos mais poderosos símbolos de proteção Divina. 

Em hebraico, Merkabah significava a ligação entre o corpo, o espírito e a luz, e por isso se considera que esta forma ativa os três campos, definindo a forma como se faz a ascensão espiritual (o espírito ascende através de Merkabahs de luz).

 

Como é que se usa a Geometria Sagrada?

Através da Geometria Sagrada são transmitidas frequências mais elevadas de energia e abrem-se outras dimensões da consciência: a Geometria Sagrada revela que há padrões matemáticos ou abstratos que subjazem a tudo aquilo que vemos no mundo físico.

Assim, as nossas crenças internas criam padrões energéticos que suavemente são enviados para o Universo e que se manifestam na nossa experiência quotidiana - o invisível dá forma ao visível. 

A Geometria Sagrada é uma visualização e uma metáfora da união que preside a toda a vida, da ligação que existe entre a abstração e a realidade física. Quando mudamos as fórmulas matemáticas - os padrões de pensamento - conseguimos mudar as formas - a nossa realidade. 

A nível terapêutico e como forma de esclarecimento e desenvolvimento espiritual, a Geometria Sagrada é muito importante para abordagens como a Cura Quântica e a Cristaloterapia.

No caso da Cristaloterapia, considera-se que os cristais reproduzem formas da geometria sagrada e que daí advêm as suas propriedades curativas. Para além da energia dos cristais usados individualmente usam-se as próprias formas da Geometria Sagrada paar obter efeitos mais fortes e duradouros, como por exemplo nas Grelhas de Cristais.

                                                Saiba aqui o que são Grelhas de cristais e como pode usá-las


A Cura Quântica considera que as próprias formas da Geometria Sagrada têm propriedades curativas, obtidas ao meditar sobre estas formas geométricas, por exemplo. 

Uma vez que as formas da geometria sagrada reproduzem a perfeição do Universo, elas ajudam a restabelecer a harmonia a todos os níveis, restaurando a cura.

Leia também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.