Terapias

4 cristais que ajudam a combater a ansiedade e o stress

O tratamento da ansiedade e do stress deve ser prescrito e acompanhado por um médico, mas, como ajuda complementar, as propriedades energéticas de alguns cristais contribuem para atenuar os sintomas a eles associados. Saiba quais são esses cristais e aprenda a usá-los para aproveitar os seus benefícios.

Antes de mais, importa explicar que depois de escolher os seus cristais deve estabelecer e manter uma conexão energética com eles, para que a energia do cristal possa interagir com o seu campo magnético e, assim, equilibrar a sua energia.

Comece por limpá-los, passando-os primeiro por sal grosso, pelo fumo de um pau de incenso, e depois por água corrente. Uma vez limpos, energize-os na primeira noite de Lua Cheia, deixando-os na varanda ou no parapeito da janela para que possam absorver a energia da Lua e recarregar a sua energia mais pura e positiva. (Da mesma forma como precisamos de fazer a nossa higiene, também os cristais precisam de ser limpos, bastando neste caso fazê-lo uma vez por mês, para que a sua energia seja restabelecida).

Crie o hábito diário de estabelecer uma ligação energética com cada um dos seus cristais. Utilize um de cada vez, conforme sentir que é aquele o mais apropriado para si nesse momento. Habitue-se a trazê-lo consigo, como um amuleto. Leve-o no bolso ou coloque-o na sua secretária de trabalho, se o seu trabalho for desempenhado estando sentado. Durante a noite, deixe os cristais na sua mesa de cabeceira ou na cómoda.

Para que possa estabelecer uma conexão energética, reserve todos os dias alguns minutos para se concentrar no seu cristal. Bastam dez a quinze minutos, mas deve fazê-lo todos os dias ou com a máxima regularidade. Quanto mais "trabalhar" o seu cristal, mais forte será a sua ligação com ele e maiores serão os seus benefícios.

Sente-se numa posição confortável, num lugar onde não seja interrompido, sem ter o telemóvel ou qualquer aparelho eletrónico por perto, para que não haja interferências.

Olhe fixamente para dentro do cristal, observando-o atentamente. Repare no seu interior e inspire e expire, sem pensar em mais nada. 

Depois feche os olhos e sinta a energia do cristal. Não se preocupe se não sentir nada porque, mesmo que não consiga sentir, a energia do cristal interage com o seu campo energético.

Se tem tendência para sofrer de ansiedade ou atravessa um período de maior stress, consulte o médico para que possa ter um tratamento adequado e, como complemento, pode beneficiar bastante com o uso de cristais. Ao estabelecer uma ligação energética com um ou mais cristais eles começam a funcionar como uma espécie de âncora - cada vez que estiver a sentir-se ansioso, agarre com força no cristal e concentre-se na sua respiração. Deixe que a energia do cristal lhe transmita calma e estabilidade, ajudando-o a voltar a sentir-se sereno.

Consoante as suas caraterísticas específicas cada cristal atua especialmente sobre determinados aspetos ou áreas da nossa vida e da nossa saúde. Alguns cristais ajudam a aliviar a tensão mental, física e emocional, aliviando o stress e a ansiedade.

Energeticamente falando, a ansiedade ocorre como consequência de um bloqueio. Ao identificar as causas dese bloqueio que nos provoca ansiedade temos o poder de alterar as nossas respostas instintivas e os nossos padrões de pensamento automáticos.

Um dos principais motivos que conduz à ansiedade é o medo do desconhecido. Tendemos a apegar-nos àquilo que sentimos como sendo seguro ou confortável, mesmo que não esteja a trazer-nos felicidade, por receio de enfrentarmos algo que desconhecemos - e o nosso próprio corpo reage de forma subconsciente, deixando-se tomar pelo stress e pela ansiedade.

Os cristais são uma poderosa ferramenta para nos alinhar com a essência Divina da nossa alma, com o nosso potencial ilimitado - e é nele que reside a fonte da nossa energia primordial. Quando acedemos a ela, entramos num estado de calma e equilíbrio, que afasta o stress, a ansiedade, o medo, a raiva e todas as emoções que bloqueiam o nosso fluxo energético positivo.

Estes 4 cristais são especialmente eficazes para combater o stress e a ansiedade:

1 - Ametista

A ametista tem propriedades calmantes surpreendentes e, ao mesmo tempo, afasta qualquer energia negativa que pode estar a pairar dentro da aura da pessoa. 

Este cristal tem uma vibração energética muito elevada. A sua cor, violeta, ajuda a ativar o Chacra da Coroa, permitindo-lhe aceder mais facilmente à inspiração Divina. Este cristal ajuda a dissipar bloqueios no seu campo energético, a libertar-se de emoções tóxicas como o medo, a dor, a raiva, e de traumas do passado.

Ao começar a trabalhar com a Ametista, sinta a sua energia a purificar e a desintoxicar cada célula do seu corpo. Visualize, mesmo, a sua cor violeta a envolvê-lo totalmente, induzindo-o a um estado de relaxamento e entrega. Deixe que a sua sabedoria o conduza, ajudando-o a receber sinais do plano espiritual, permitindo que essa orientação superior dissipe toda a culpa, o medo, a dúvida ou a mágoa.

O cristal Ametista atua sobre a energia da pessoa que o usa, criando em seu redor um escudo energético que potencia a sua intuição de forma a que possa ter clareza e sabedoria para tomar as decisões que forem mais certas para si.

O cristal Ametista tem uma forte ligação ao plano espiritual, ajudando a aliviar o stress de forma natural mas, ao mesmo tempo, ele promove a racionalidade e a lógica, para que a pessoa pense de forma objetiva e consiga mais facilmente manter a estabilidade na sua vida. Com a ajuda deste cristal tornamo-nos mais pacientes e disciplinados, aprendendo a lidar com as situações de forma mais tranquila, sem deixar que as emoções nos façam perder o controlo.

A Ametista consegue, mais do que qualquer outro cristal, equilibrar a espiritualidade com a racionalidade, sendo o cristal perfeito para ajudar a promover a cura de um problema emocional, mental ou físico.

 

2 - Crisocola

O cristal Crisocola é considerado um dos principais cristais de cura, pois contribui para melhorar o seu humor e a elevar o seu fluxo energético, ajudando-o a relaxar e a descomprimir, libertando-se mais facilmente de qualquer receio ou trauma emocional. Este cristal ajuda, nos períodos mais escuros, a ver uma luz ao fundo do túnel, dando-lhe persistência para seguir em frente, independentemente dos obstáculos e contratempos com os quais tenha de lidar.

A vibração energética do Crisocola eleva a sua disposição, trazendo alegria, e favorece a cura e a renovação. De tom verde azulado, evoca as cores da Primavera, lembrando que mesmo após um duro inverno a Natureza volta sempre a florir, o que significa que, seja o que for que tiver de enfrentar na sua vida, pode sempre começar de novo.

Ao trabalhar com este cristal rejuvenescerá o seu corpo e a sua mente, pois ele traz-lhe energia e entusiasmo para conquistar aquilo que o seu coração mais deseja, fazendo também com que se sinta mais leve e feliz.

 

3 - Apofilite

Um pouco menos conhecido, este cristal ajuda a estabelecer ligação com o mundo espiritual, promovendo o contacto com os Anjos da Guarda e com os Guias Espirituais. Ele tem uma altíssima vibração energética, sendo capaz de dissipar a energia negativa de um espaço, e elevando a um estado mental de paz e serenidade, ao mesmo tempo que purifica a aura e a liberta de quaisquer energias tóxicas que possam estar a bloquear o fluxo da sua força vital. 

A Apofilite tem uma energia especialmente tranquilizadora. Trabalhar com este cristal ajuda a superar a ansiedade e o stress, libertando do medo do desconhecido e da mudança. Ele traz inspiração e clareza mental que ajuda a relativizar o medo, compreendendo que ele é uma reação da sua mente quando se sente ameaçada por forças exteriores a si. 

A vibração energética deste cristal também ajuda a aliviar emoções reprimidas, preocupações e receios, fazendo com que a pessoa lide melhor com a insegurança. 

 

4 - Topázio

O Topázio é uma pedra semi-preciosa, que ajuda a libertar a mente de padrões negativos de pensamento, ajudando-o a estar mais desperto e a ter maior clareza mental. A energia deste cristal é purificadora e ajuda a resolver bloqueios, fazendo com que a pessoa recupere o fluxo da energia vital e, ao proporcionar um estado de relaxamento e confiança, isso faz com que o próprio organismo desencadeie mecanismos de cura.

O Topázio ajuda também a desenvolver a intuição e os dons psíquicos, fazendo-o aceder mais facilmente ao domínio espiritual e às dimensões mais elevadas do seu ser, entrando mais facilmente em contacto com a sabedoria da sua alma. Este cristal ajuda a ter um sentido renovado de propósito e uma clareza mental que faz com que seja mais fácil tornar os seus sonhos em realidades. Também é um ótimo cristal para curar um coração ferido e para ajudar a atrair a alma gémea ou uma ligação amorosa com uma forte componente espiritual, porque ajuda a abrir o coração para deixar o amor entrar.

Ao trabalhar com um Topázio conseguirá mais facilmente libertar-se de medos que estão há muito tempo enraizados dentro de si, combatendo a ansiedade e acededo à sabedoria universal. 

 

Veja também:

8 cristais que todas as pessoas intuitivas devem ter

Cristais que melhoram a saúde

Como energizar os seus cristais

O cristal protetor de cada signo

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.