Terapias

7 coisas que precisa de saber sobre o Karma

Há muito que a palavra Karma entrou no nosso léxico comum. Usamo-la para nos referirmos a algo que, não sendo positivo, nos acontece como uma espécie de "castigo" por algo que fizemos mal noutras vidas. No entanto, o Karma não tem de ser algo fatalista e a que não podemos escapar. Aprenda a reconhecer o que ele tem para lhe mostrar e, com isso, liberte a sua vida. Eis 7 factos que precisa de saber sobre o Karma:

1. O Karma existe para evitar sofrimento futuro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a função do Karma não é punir nem julgar, e não existe para nos fazer sofrer por termos inflingido sofrimentos a outrém. Na verdade, o Karma é um mecanismo que é originado do nosso próprio espírito, e do qual fazemos parte. O Karma reflete as nossas ações e serve para nos ajudar a evitar cometer os mesmos erros, sofrendo novamente. 

2. O Karma liberta-nos

O propósito do Karma é ajudar-nos a evoluir e libertar-nos do plano terreno. Só podemos deixar o ciclo de encarnações quando tivermos aprendido todas as lições e superado todos os desafios. Portanto, em vez de ver o Karma como um castigo aceite-o como algo que está a fazer de si um espírito mais sábio, mais forte e mais evoluído espiritualmente. 

3. Todos os esforços contam

Por mais que lhe pareça que não sai do mesmo lugar e que não consegue libertar-se de um  karma amoroso ou relacionado com a vida profissional, saiba que TODOS os esforços estão a contar. Uma mudança de perspetiva é muitas vezes o bastante para que a nossa realidade mude completamente. E pode ser o esforço mais simples a ação que vai fazer toda a diferença naquilo que passa a receber da sua vida. Não desanime, um dia o seu destino muda, simplesmente.

4. Fazer o bem faz bem ao cérebro

Pois é, já foram feitos estudos científicos que comprovam que as boas ações afetam positivamente o nosso cérebro, o que gera uma retribuição positiva que pode na verdade "curar-nos" e criar um impacto surpreendente na nossa vida. O Karma ajuda-nos a direccionar as nossas ações no sentido de agir de forma mais correta (porque se estamos sempre a "esbarrar em paredes", tendemos a mudar de atitude até acertarmos finalmente!), e isso por sua vez vai refletir-se de forma benéfica no nosso cérebro, refazendo os nossos padrões mentais. 

5. Podemos limpar o nosso Karma

As boas ações que praticamos ajudam a limpar o nosso karma, atenuando-o. Veja mais formas de limpar o seu Karma aqui.

6. Compreender o Karma ajuda-nos a libertar da raiva

A partir do momento em que compreendemos que quase tudo o que nos acontece é gerado pelos pensamentos e pelas ações humanas, assumimos a responsabilidade pela nossa vida. Se não tivermos essa compreensão, sentimo-nos facilmente perdidos no oceano de ignorância, raiva e revolta da nossa miséria, porque nos sentimos impotentes perante um destino que não controlamos. Ao compreender as leis do Karma - tudo aquilo que fazemos gera um retorno - liberta-nos desse sofrimento e coloca-nos ao leme da nossa vida.  

7. O Karma pode ser mudado

Ao percebermos que somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro temos a oportunidade de mudar o rumo que seguimos. Quando perdoamos os nossos erros do passado e os vemos e aceitamos como experiências que nos ensinaram aquilo que não devemos fazer, a nossa sorte muda. Quando deixamos de parte os sentimentos de culpa, a vida vem ajudar-nos a ser alguém diferente, mais leve e mais feliz.

Veja também:

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.