Terapias

Prepare o regresso dos seus filhos à escola com bom Feng Shui!

Se tem filhos sabe bem que nem sempre é fácil conseguir que a adaptação ao novo ano letivo seja tão harmoniosa quanto é desejado. Cabe aos pais e educadores criar condições em casa para assegurar aos filhos o equilíbrio de que precisam para enfrentar os desafios quotidianos. Aprenda a melhorar o ambiente escolar dos seus filhos através do Feng Shui e veja os seus bons resultados!

Uma vez que na infância e adolescência o crescimento acontece a um ritmo rápido, é importante que o quarto dos seus filhos acompanhe o seu desenvolvimento. A decoração deve ser mudada com alguma frequência, por exemplo uma vez por ano, embora alguns elementos decorativos, como os móveis, devam ser mantidos durante mais tempo. Desta forma, existirá uma referência familiar que transmite estabilidade, enquanto que a mudança (na disposição da mobília ou nas cores dos cortinados, por exemplo) expressa uma renovação que incentiva o desenvolvimento dos seus filhos.

A liberdade de expressão é um aspecto muito importante no quarto de uma criança ou de um adolescente, pois estimula a sua auto-confiança e criatividade. Assim sendo, responsabilize o seu filho pela decoração do seu quarto, ensinando-lhe alguns princípios fundamentais do Feng Shui mas deixando-o escolher aquilo com que se sente bem.

Incentive-o a manter o quarto arejado e limpo, compre caixas ou pequenos armários de arrumação, que ele pode decorar de forma personalizada.

Embora possa haver uma certa resistência da sua parte, explique-lhe que os aparelhos eléctricos transmitem uma energia perturbadora do sono e do descanso e que não é conveniente ter uma televisão ou um computador no quarto. Se mesmo assim eles insistirem – um adolescente vê, hoje em dia, o computador e o telemóvel como uma extensão dele mesmo – ensine-o a desligar o aparelho na tomada antes de dormir (existem fichas eléctricas com botão para ligar/desligar) ou a habituar-se a cobrir a televisão, o rádio e o computador com um pano que seja do seu agrado.

Relativamente à posição da cama, a cabeceira da mesma deve estar no canto diametralmente oposto à porta ou, se tal não for possível, evite que os pés da cama estejam voltados para ela. 

Evite que os seus filhos mantenham roupa suja no quarto, bem como embalagens vazias de comida ou o cesto dos papéis atulhado. Lembre-se, contudo, que para um adolescente é muito importante sentir-se autónomo e sentir que os pais confiam nele, e respeite o direito à privacidade dos seus filhos.

Organizar o espaço de estudo

Em primeiro lugar, defina um local específico da casa dedicado ao estudo, onde o jovem possa ter o seu material de trabalho sempre à mão.

Este espaço deve situar-se de preferência no quarto, pois trabalhar na mesa da cozinha ou em frente à televisão provoca distrações que dificultam a concentração.

A melhor localização para a secretária é o canto diametralmente oposto à porta, para que o seu filho tenha uma boa visibilidade de quem entra ou sai do quarto, e com uma parede atrás de si. Segundo o Feng Shui, esta parede oferece estabilidade, representando a proteção “da Tartaruga”. A cadeira deve ser resistente e proporcionar um bom apoio às costas.

Incentive o seu filho a ter a mesa de trabalho organizada, sem lixo nem objetos que distraiam a atenção e que não se relacionem com o estudo. Pode colocar em cima dela um pisa-papéis de cristal, que ajuda a estimular a intuição, ou um globo terrestre, que fomenta a curiosidade pelo Mundo. Colar na parede mapas ou posters de estrelas e planetas expande os horizontes.

Lembre-se que este espaço deve estar sempre bem iluminado, de preferência com luz natural.

Se os seus filhos são mais pequenos, poderá enfrentar alguma resistência da parte deles em ir para a escola.

O Feng Shui ensina que pode facilitar este processo criando uma ligação à casa e aos ambientes. Isso é possível deixando-os levar um brinquedo ou um objeto da casa para a escola todos os dias, e também, de uma forma mais subtil, através dos aromas. 

Os óleos de lavanda, camomila e alfazema têm propriedades calmantes. Adicionar gotas destes óleos à água do banho, à roupa lavada, ou na almofada, acalma a criança e ajuda-a a dormir melhor. Nos primeiros dias de escola coloque algumas gotinhas de óleo na sua roupa, pois o aroma faz lembrar a casa, a mãe e todo o ambiente que conhecem e lhes transmite segurança.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.