Astrologia

O simbolismo do manjerico, a planta dos namorados

Não há Santos Populares sem vasos de manjericos, geralmente decorados com um cravo de papel e uma quadra popular. Conheça o simbolismo desta planta, considerada dos namorados, e saiba porque razão ela faz parte da tradição desta época festiva.

O manjerico é uma planta de folhas pequenas e arredondadas, extremamente aromática, da família do manjericão. Existem inúmeras tradições que a relacionam aos Santos Populares, especialmente a Santo António e também a São João.

A palavra "manjerico" vem do Grego 'basilikón', que significa 'erva do palácio' e que em Latim se chamava 'ocimum basilicum'. No português antigo, 'basilikón' passou a ser dito 'masilicum', e daí chegámos ao nome 'magiricum'.

Ainda que não haja certezas quanto à origem da associação desta planta aos Santos Populares, ela parece ter surgido porque o manjerico já estava antes ligado aos rituais pagãos sagrados que celebravam a fertilidade no Solstício de Verão, comemorado a 21 de Junho. 

Originário da Índia, onde era considerada uma planta sagrada e por isso era usado nos rituais, o manjerico foi levado para o Egipto há 4000 anos pelos hindus.

Na antiguidade romana o manjerico era símbolo do amor, e é de Roma Antiga que vem a tradição de oferecer um manjerico a uma rapariga como forma de a pedir em casamento. 

Em Itália, as folhas do manjerico simbolizam o amor, ao qual também está ligado o seu "primo" manjericão. 

O manjericão é considerado uma das plantas mais "mágicas" que existem. Das muitas lendas que dele falam destaca-se a história que conta que crescia manjericão em redor do túmulo de Jesus Cristo, depois da Sua Ressurreição. Acredita-se que o manjericão purifica a energia do espaço onde se encontra, e por isso era costume oferecer-se como um presente para alguém que se havia mudado para uma casa nova. Também se diz que o manjericão afasta a agressividade, ajudando a pôr fim às zangas e trazendo a harmonia familiar. É, ainda, associado à abundância e à prosperidade, e diz-se que traz riqueza a quem leva umas folhinhas de manjericão nos bolsos e que se devem pôr algumas folhas junto da caixa registadora ou na soleira da porta de uma loja para trazer lucros ao negócio. 

O chá de manjericão - ou de manjerico - ajuda as pessoas mais tímidas a libertarem-se no amor.

Diz-se que não se deve cheirar diretamente o manjerico, para que ele não perca o seu precioso aroma, havendo a tradição de lhe tocar ao de leve com a mão, que depois se leva ao nariz para que se sinta o cheiro a manjerico. Talvez este ritual esteja também ele ligado à simbologia do amor, que precisa de ser tratado com cuidado e delicadeza...

Também há quem diga que para cuidar do manjerico basta "regar e pôr ao luar", havendo o culto de procurar manter o vaso até ao ano seguinte. Contudo, não é fácil conseguir essa proeza, porque é uma planta bastante sensível e não se dá bem com o rigor do Inverno nem com os calores excessivos do Verão. Embora precise de muita luz, não suporta estar diretamente exposto a ela. Diz-se que a terra do vaso deve estar sempre húmida para que o manjerico se mantenha de boa saúde.

Para além de simbolizar o amor e a fertilidade, o manjerico tem inúmeros benefícios para a saúde, sendo usado nas mezinhas populares para melhorar a digestão, combater problemas de estômago e inflamações do sistema digestivo, e também da boca, como aftas. Melhora o hálito e ajuda a atenuar as cólicas. 

Veja também quais são os benefícios do manjericão - clique aqui

Conheça também:

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.