Terapias

O Reiki no tratamento do cancro

O Cancro é uma das doenças mais temidas uma vez que pode levar à morte se não for diagnosticada a tempo. Hoje em dia, graças ao investimento em rastreios e prevenção, muitos casos de Cancro são detetados numa fase precoce da doença, sendo possível a sua cura. Combinando o tratamento convencional com terapias alternativas, o tratamento do cancro começa a assumir um caráter mais humano. Saiba como o REIKI pode beneficiar os doentes com Cancro.

Os tratamentos para o Cancro – radioterapia e quimioterapia - são agressivos para o corpo e para a mente e, na tentativa de minimizar os seus efeitos, em alguns hospitais já há voluntários a administrar REIKI a doentes oncológicos. Para os tratamentos surtirem efeito e para que a cura seja alcançada, o corpo e a mente precisam de estar em paz. Os estudos mostram que os doentes que melhoram são os que têm uma atitude mais positiva e que criam boas expectativas na sua mente. A positividade favorece a libertação de químicos biológicos em determinadas áreas do cérebro que ajudam na recuperação.

Energia que cura

Fernanda Oliveira, Terapeuta de REIKI no Centro Maria Helena, falou-nos acerca da sua experiência com doentes com Cancro e os benefícios que o REIKI pode trazer a quem sofre desta doença:

“Não só em doentes com cancro, mas em doentes em geral, o REIKI é amor, portanto tudo o que seja feito com amor traz benefícios: deixa as pessoas equilibradas a nível emocional, espiritual e físico e se a pessoa estiver bem equilibrada, as doenças físicas têm menos espaço para existir. Os doentes com Cancro, especificamente, ou com doenças mais graves, têm bloqueios espirituais e emocionais. Qualquer doença física é sempre primeiro espiritual e só depois é que passa para a parte física. O REIKI é energia e as pessoas devem estar abertas a esta energia. Por vezes as pessoas não estão preparadas para receber a energia REIKI e não a aceitam, não acreditam. Acreditar é fundamental.”

Relativamente ao número de sessões de REIKI “Não há limites. Quando as pessoas têm Cancro, de início, recomendo sete sessões seguidas. Ao fim das sete sessões, avalio novamente a pessoa. Muitas vezes aconselho essas pessoas a fazerem o curso para aplicarem REIKI a elas próprias. Toda a gente deveria fazer REIKI.”

Quanto à aceitação do REIKI por parte das pessoas, Fernanda disse à Estrela Guia “Há pessoas que já conseguem perceber melhor como é que funciona a energia e isso é muito importante. Já há muitas pessoas que estão abertas a esta energia.”

Paulo Piçarra, terapeuta de REIKI num Centro Holístico de Lisboa, também nos deixou o seu testemunho no que respeita ao tratamento de doentes com Cancro: “O REIKI, durante processos de Cancro, aporta ao doente uma outra forma de sentir e enfrentar a doença, a tranquilidade e paz que começam a envolver o ser a ser tratado é o ponto de equilíbrio e de viragem nessa luta contra a doença. O doente entra em aceitação, que é o mais difícil. Quem aceitaria com facilidade uma doença destas?”

Paulo já acompanhou várias pessoas com Cancro “uns mais graves que outros, a morte está sempre por perto. Estamos ali todos para dar continuidade à vida, mas nem sempre acontece. As pessoas tratadas com REIKI, transformam a sua vida, e há momentos em que o ser quer desistir e deixar-se ir pelas dores e o sofrimento em geral, mas o REIKI reestrutura todos os corpos subtis e o milagre acontece. As dores desaparecem, a ansiedade acalma. Acontece com alguma frequência cancros regredirem, ou curas que são autênticos milagres.”

Quanto à aceitação da terapia, diz que “Hoje em dia o REIKI é bem aceite pelas pessoas, quase toda a gente já ouviu falar de REIKI, quando se está num estado de desespero estamos bem mais abertos a alternativas.”

O papel do REIKI no tratamento do Cancro é ir ao encontro de uma intervenção humanizadora, não invasiva, de resposta a todas as dimensões do ser humano. O terapeuta de REIKI não substitui o médico ou o enfermeiro, mas é um elemento essencial no processo terapêutico da doença e no caminho para encontrar a cura.

Encontre este e outros artigos de interesse na revista Estrela Guia n.32, já à venda numa banca perto de si!

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.