Terapias

Porque é que o Reiki faz bem?

Hoje em dia há cada vez mais pessoas a recorrerem ao Reiki. Porquê? Porque funciona mesmo! Embora muitas pessoas não saibam exatamente como funciona, a verdade é que, depois de uma consulta de Reiki, as pessoas sentem-se imediatamente melhor, mais leves, libertando-se de problemas de saúde que tenham, ou sentindo pelo menos um alívio dos sintomas. Existe, também, uma libertação de bloqueios, de fobias, medos e situações que impedem a nossa vida de evoluir e de fluir de forma harmoniosa e feliz.

Quando, em 1922, o Dr. Mikao Usui, que deixara para trás uma carreira política para buscar a iluminação espiritual num templo budista, sentiu uma misteriosa Luz entrar dentro de si, compreendeu que tinha finalmente encontrado aquilo que tanto procurara, e que tinha em seu poder uma poderosa ferramenta de cura, que precisava de ser transmitida e ensinada ao máximo de pessoas possível. Assim surgiu o Reiki, uma palavra japonesa que significa "Energia Vital Universal", e que é uma terapia milenar oriental, que já era usada há mais de 2000 anos, e que foi re-descoberta pelo Dr. Usui, que a partir daí foi difundida por todo o Mundo.

O Reiki tornou-se muito popular porque, além de ser eficaz, tem a grande vantagem de poder ser feito pela própria pessoa, bastando para isso ser iniciada, o que se faz num workshop de iniciação ao 1º nível de Reiki. Num só dia, a pessoa é iniciada pelo Mestre (terapeuta de Reiki), que "abre os seus canais", isto é, que lhe dá as ferramentas

Como funciona o Reiki?

O Reiki funciona porque tudo o que existe no Universo é energia. Cada ser humano possui 7 chakras principais, que são centros através dos quais a energia entra e sai no nosso ser. O desgaste diário, as situações adversas, as contrariedades, "pesam" na nossa energia, deixando-a saturada. Quando a nossa energia fica demasiado pesada, a doença surge. O que o Reiki faz é renovar a energia, substituindo a energia densa, "doente", pela mais pura e mais limpa energia que existe no Universo. Por isso, a energia da pessoa volta a ser renovada, deixando-a a sentir-se bem, em equilíbrio.

O que acontece numa consulta de Reiki?

Numa consulta de Reiki, o terapeuta passa, através das suas mãos, a energia vital universal para a pessoa, através dos seus chakras. É muito importante saber que a energia que a pessoa recebe não é a energia do terapeuta, o terapeuta é apenas um canal, a energia é proveniente da fonte Divina do Universo, e passa através dele. Numa consulta de Reiki, a energia densa é novamente enviada para o Universo, para ser transformada e tratada, a pessoa liberta-se dela e recebe energia pura, limpa. As sessões continuadas fazem com que a pessoa se sinta cada vez melhor na sua vida, muitas situações resolvem-se, quase naturalmente, tendo mais saúde e maior bem-estar.

Qual é a vantagem de ir a um workshop de Reiki?

O Reiki tem uma enorme vantagem em relação a outras terapias: qualquer pessoa pode fazer Reiki e atrair a cura para si própria, bastando para isso ter sido iniciada. A iniciação faz-se num workshop, com a duração de um dia. Os workshops no Centro Maria Helena são feitos ao sábado, das 10 às 18.00, e no fim desse dia a pessoa está apta a fazer Reiki a si própria. Clique aqui para saber como se inscrever!

O que acontece num workshop de Reiki?

No workshop de iniciação ao Reiki, correspondente ao 1º nível, a pessoa fica a conhecer os princípios básicos do Reiki, para que saiba como utilizar esta poderosa ferramenta que passa a ter ao seu dispor. Depois, o Mestre de Reiki faz a iniciação, isto é, abre os canais energéticos dessa pessoa. Na verdade, todos nós já temos esse recurso, mas enquanto não for feita esta iniciação eles estão como que "trancados", sem poderem ser acedidos. O que o Mestre faz assemelha-se à abertura de uma caixa através de um código - a partir daí, essa porta fica "aberta", e podemos utilizar o precioso tesouro que estava guardado dentro dela, sempre que desejarmos. Essa iniciação não tem nada a ver com nenhum ritual estranho nem é nada incomodativo: a pessoa está sentada, de olhos fechados, enquanto o Mestre diz as suas "orações" e faz os símbolos que vão permitir à pessoa passar a aceder ao Reiki. Acontece muitas vezes que, durante a iniciação, a pessoa tenha visões com os seus Guias Espirituais, uma espécie de Anjos que acompanham cada um de nós e que têm como missão facilitar a nossa vida na Terra. A nossa intuição torna-se também mais apurada, e passamos a ter uma visão mais clara sobre muitas situações do nosso dia-a-dia. Isto acontece naturalmente, porque o Reiki coloca-nos em equilíbrio connosco próprios e em harmonia com tudo o que nos rodeia. Passamos a fluir com o Universo e com a vida, em vez de lhe opormos resistência.

Se o Reiki se passa através das mãos, eu também posso fazer Reiki sem ser iniciado, basta por as mãos sobre o corpo! Ou não?

Embora colocar a mão sobre uma parte do corpo que dói seja uma reacção instintiva do ser humano, isso não é fazer Reiki. Uma vez mais convém frisar que, para fazer Reiki, é necessário ter sido iniciado, conforme descrevi anteriormente, pois só a partir daí temos o acesso a esse recurso que possuímos dentro de nós desbloqueado. Enquanto que o 1º nível nos possibilita fazermos Reiki a nós próprios, no 2º nível de Reiki aprendem-se mais símbolos de Reiki e o nível de energia que passamos a ter ao nosso dispor é muito maior. Passamos a poder, também, fazer Reiki a outras pessoas, inclusivamente à distância, e enviar Reiki para uma situação que desejamos ajudar a resolver. Um aspeto muito curioso do Reiki é que ele também pode ser aplicado a um animal de estimação que esteja doente ou perdido, ou que tenha um comportamento agressivo, ou a uma planta que esteja a murchar. Todos os seres vivos podem receber Reiki, pois ele é a canalização da mais pura energia que existe ao nosso dispor. No 3º nível de Reiki a pessoa recebe ainda mais energia e fica apta a ensinar Reiki a outras pessoas, tornando-se um Mestre. Para fazer Reiki basta ter o 1º nível, não é necessário avançar, se a pessoa não quiser.

E se essa energia que recebo me faz mal?

A energia Reiki NUNCA é negativa, pois é apenas a energia pura, positiva, que existe no Universo. A pessoa nunca recebe a energia do terapeuta, que é apenas um canal, de um recurso que é proveniente do Universo. Mesmo que não melhore uma situação, o Reiki jamais a vai piorar. 

Experimente você também, inscreva-se num workshop de Reiki e comprove os resultados por si mesmo!

 

Veja também:

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.