Terapias

Conheça o simbolismo do Tigre como animal de poder!

Conheça o simbolismo do Tigre como animal de poder!

De acordo com o Xamanismo, a filosofia e crença que assenta na ligação com a Natureza, temos animais de poder - eles representam uma espécie de "protetor espiritual" e dizem respeito aos animais com cuja energia nos identificamos. Se tem preferência pelo tigre e sempre se identificou com este animal, saiba o que ele revela sobre a sua personalidade e use os seus pontos fortes em seu benefício!

adobestock-114467967.jpeg

Associado às tribos antigas, o Xamanismo representa uma crença espiritual que relaciona o Homem de forma mais íntima com a Natureza que nos envolve, quer seja aquilo que é visível como o que é invisível (o mundo dos espíritos). Um dos conceitos que o Xamanismo destaca é o de animal de poder - um espírito que nos acompanha ao longo de toda a vida, protegendo-nos e guiando-nos. O animal de poder faz a ligação com o plano espiritual, representando guias que, assumindo a forma animal, com os seus traços de personalidade e caraterísticas desse animal, nos defendem quando precisamos e nos ajudam a conduzir a nossa vida. O animal de poder diz também respeito a qualidades que possuímos e precisamos de aperfeiçoar e àquilo que, estando em falta dentro de nós, precisa de ser cultivado. Conhecer, com rigor, o seu animal de poder implica um ritual feito por um Xamã, já que pode acontecer que o seu animal de poder não seja nenhum dos animais com os quais tem maior afinidade ou pelos quais tem maior simpatia. Uma vez que diz respeito a energias que precisam de ser trabalhadas em dado ponto da sua vida, o seu animal de poder poderá até ser surpreendente para si.

No entanto, também há tendência para nos identificarmos de forma inconsciente com animais que, pela sua personalidade e pela forma como se comportam, nos suscitam admiração, carinho ou um sentimento de identificação que pode, sem dúvida, indicar que esse se tratam dos nossos animais de poder.

Se tem uma simpatia especial pelo tigre e se identifica com ele, saiba mais sobre as suas caraterísticas e aprenda a usar os seus pontos-fortes em seu benefício! 

O tigre é, no reino animal, um dos animais mais respeitados e temidos. Ele é o maior felino, pode chegar a 2,2 metros de comprimento e ter uma cauda de mais de um metro. Os seus dentes e garras são longos e afiados. Conhecido pelo seu forte poder de caça, é bastante ágil e não deixa escapar a presa que tem em vista, tendo uma notável capacidade estratégica.

Focado nas suas metas, o tigre representa alguém que confia em si próprio e não tem medo de seguir o seu instinto. Distingue-se pelo seu individualismo já que, ao contrário do leão, caça sozinho. Cada tigre tem um conjunto de listas distinto do de todos os outros, e elas são visíveis na própria pele, mesmo que o pêlo seja rapado. Esta caraterística define bem a sua exclusividade e individualidade, já que não há dois tigres iguais.

As caraterísticas que se destacam em quem tem o tigre como animal de poder são a garra, a ousadia, a coragem, a auto-confiança e, também, a sensualidade e o poder de sedução. Caçador nato, o tigre sabe conquistar e entrega-se de alma e coração. Gosta de caçar animais de grande porte, até maiores que ele, o que representa a ambição e os objetivos elevados de quem tem a sua influência como animal de poder.

Inteligente e perspicaz, estuda a melhor estratégia antes de se lançar de forma voraz sobre a presa. É capaz de reproduzir o som de outros animais, atraindo-os para si porque finge ser seu semelhante.

Na cultura chinesa, o tigre está associado ao rei e, também, à água e ao poder de cura. (Esta energia está enfatizada em 2022, já que além de ser o ano do Tigre é, também, um ano regido pelo Elemento Água). Pela sua fluidez de movimentos, o tigre está associado à capacidade de fluir com as circunstâncias e de encontrar a melhor saída para qualquer situação de perigo. Um tigre consegue nadar e atravessar longas distâncias a nado, ao contrário da maioria dos felinos, que não consegue mover-se na água. Esta facilidade de adaptação dota-o de maior resistência à imprevisibilidade das situações e versatilidade, o que o torna mais forte e resistente.

As cores da pelagem do tigre - o amarelo e o laranja - são cores associadas à vitalidade, à energia, ao otimismo e à capacidade de regeneração. São as cores que representam, respetivamente, o terceiro e o segundo chacras, os quais dizem respeito ao sentido de identidade, ao centro de poder pessoal e à força vital.

A influência do tigre como animal de poder dá-lhe a capacidade de se regenerar, por mais perdas e derrotas que enfrente. Quem tem a especial proteção do tigre consegue sempre recuperar de qualquer situação e reerguer-se, caindo de pé, como os gatos.

O tigre está ainda associado à nobreza, à independência e à auto-confiança. Se este é o seu animal de poder, pode evidenciar estas caraterísticas ou pode, por outro lado, precisar de desenvolvê-las. Pode, também, precisar de aprender a focar-se nas suas metas e a viver mais centrado no momento presente - ou pode ser alguém que já tem esta aptidão e que sabe usá-la na sua vida, não se deixando demover dos seus intentos.

O tigre caça sozinho mas pode partilhar a refeição com outro;  quando caça para a família, espera que a fêmea e as crias se alimentem primeiro, e este traço de nobreza é bastante evidente nas pessoas que têm este animal de poder. Um tigre só ataca um ser humano se sentir que está em perigo.

Uma das caraterísticas mais peculiares do tigre tem a ver com o facto de as suas crias nascerem cegas e assim continuarem durante a primeira semana de vida. Embora isto as torne mais vulneráveis e dependentes da mãe faz, também, com que naturalmente aprimorem os seus instintos, já que não podem valer-se da visão. O tigre simboliza, por esse motivo, também a capacidade de "ter visão interior", isto é, de ouvir o instinto e ver para além daquilo que é visível.

Por terem uma constituição física muito forte e musculada, os tigres representam a força, a bravura e a resistência. São fisicamente maiores que os leões e são capazes de percorrer longas distâncias até encontrarem alimento. Movem-se de forma silenciosa, sendo especialmente hábeis e ágeis. Devido a estas caraterísticas, quem tem o tigre como animal de poder é (ou deve aprender a ser) muito independente, resistente e resiliente. Sabe aproveitar as oportunidades, graças à sua atenção constante e à capacidade de usar uma estratégia.

Se enfrenta um período de maiores desafios na sua vida, ter consigo uma imagem de um tigre pode inspirá-lo a ter a bravura e a coragem de que precisa para vencer os inimigos e transpor os obstáculos que se lhe apresentam. Este animal representa a agilidade e a capacidade de se movimentar de forma astuta, estando alerta para os perigos e não se deixando nunca imobilizar por eles.

O nome "tigre" deriva do persa e pode traduzir-se como "rio veloz", "flecha" ou "afiado". A etimologia do seu nome contém a essência deste animal de poder e daquilo que ele representa: a capacidade de seguir, direto como uma flecha, sempre ágil e veloz rumo ao seu intento.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.