Terapias

Como sair de um período difícil e reencontrar a luz

É das trevas que nasce a luz. Por mais difícil (e desanimador) que seja, é nos períodos mais negros da nossa vida que ganhamos o impulso necessário para nos fazer vir ao de cima e descobrir uma luz mais forte e mais brilhante. Saiba de que forma os períodos mais sombrios da sua vida são também aqueles que mais o ajudam a ver com clareza qual é o caminho que deve seguir.

Todos nós já vivemos períodos em que tudo parece negro, em que os dias se arrastam e atrás de um problema surge outro, numa avalanche que parece tirar-nos o fôlego. Há períodos difíceis que duram semanas, outros que duram anos. Todos acabamos por ter de lidar com o sofrimento, a dor, o remorso, o medo. 

Mas é através da escuridão que compreendemos a luz. São esses períodos de sofrimento que nos ensinam a voltar à nossa unidade mais primitiva, a quem somos. 

É frequente que os períodos mais difíceis despertem em nós uma evolução espiritual e que nos nos ensinem a encontrar a compaixão, o amor e uma compreensão muito mais profunda sobre a viagem em que todos nos encontramos. 

Todos viemos à Terra para evoluir, através das constantes aprendizagens que a vida nos oferece pelos desafios que coloca no nosso caminho.

A nossa vinda à Terra consiste numa jornada espiritual de volta à nossa unidade original, de onde todos viemos. Aprendemos a encontrar essa unidade quando vivemos experiências que nos fazem sentir "quebrados", dilacerados, partidos. Quando o nosso coração se parte - porque a vida nos tira aquilo em que estávamos habituados a assentar a nossa estabilidade - somos obrigados a ir em busca da nossa cura, e nesse processo aproximamo-nos, cada vez mais, de quem realmente somos.

               Os períodos mais difíceis da sua vida oferecem-lhe uma oportunidade.

É normal que se sinta sozinho, desamparado, e que nada vale a pena. Mas é esse sentimento de ausência que pode ser preenchido com FÉ e AMOR - antes de mais, amor por si próprio - e, desse modo, que lhe vai trazer a força de que precisa para vencer, não só essa dificuldade com que está a lidar, mas os desafios que irá enfrentar no futuro.

De acordo com as teorias que acreditam na Reencarnação e que defendem que encarnamos com um propósito específico, que é único para cada pessoa e para cada vida na Terra, os desafios mais difíceis da nossa vida advêm de lições que a alma se dispôs a vir aprender.

Cada alma tem uma viagem específica, com temas que são recorrentes e que a acompanham ao longo de várias vidas. A vida que vivemos é, nesse sentido, um reflexo do que a sua alma veio viver. Não é por acaso que está a enfrentar as circustâncias com que se depara: elas são aquelas que melhor o ajudam a fazer as aprendizagens que a sua alma tem de fazer.

Aquilo que não for aprendido nesta  vida voltará numa encarnação seguinte - por isso, quanto mais depressa se dispuser a fazer essa aprendizagem, mais depressa se libertará desse tipo de desafios.

Compreenda que lições a vida quer que você aprenda. O que é que essa situação está a mostrar-lhe? Que aspetos da sua alma podem estar a ser refletidos através dela?

Encontrar uma resposta para estas questões vai ajudá-lo a compreender que mesmo os períodos mais negros são passageiros e vai mostrar-lhe de que forma pode sair, com segurança, do "poço fundo" onde se encontra quando tudo parece ser difícil e penoso.

 

A nossa alma vive para além da vida que vivemos na Terra: a alma já existia e continuará a existir, e é ela que se predispõe a esta aprendizagem porque, liberta dos juízos de valor que fazemos na Terra, ela tem um conhecimento mais elevado a respeito do que é importante.

A nossa alma busca a Luz e sabe que para alcançá-la precisa de aprender - ainda que essas aprendizagens sejam penosas enquanto estamos aqui, na Terra. 

Prender-se a esses juízos de valor só faz com que seja mais difícil vencer as dificuldades. Quanto mais você pensar que não merece o que lhe acontece, quanto mais se detiver em sentimentos de mágoa, rancor, injustiça e frustração, mais continuará preso a eles.

Ter fé no Divino, na Eternidade, seja qual for a sua religião, ajuda-o a libertar-se de todos os grilhões que o acorrentam. Quando se permite acreditar que Deus, seja qual for a ideia que Dele tiver ou o nome que Lhe atribuir, está a olhar por SI e que tudo o que acontece na sua vida faz parte de um plano superior, está a tirar dos seus ombros essa carga que não o deixa vir à tona... e ver a luz.

A grande lição que viemos aprender consiste em ser fiel à nossa energia primordial, a quem somos. A sua energia é a chave para a unidade. A sua presença energética no Mundo é da sua responsabilidade e afeta mais toda a existência coletiva do que você imagina.

Cada um de nós emana um certo tipo de energia, uma frequência energética única e que faz parte do todo. Para conhecer essa energia que é só sua, precisa de atravessar tanto os períodos de luz como os de sombra. É através deles que descobrirá as suas forças e fraquezas, os seus desejos e as suas dores, e compreenderá o que é realmente importante para si. É através desta aprendizagem constante que aprende a alinhar a sua vida com aquilo que vale realmente a pena.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


Gostou deste texto? Partilhe-o com os seus amigos! Basta clicar num dos botões mesmo aqui em baixo:

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.