Terapias

A lenda das rosas e o simbolismo da rosa

Símbolo de beleza e de pureza, a rosa é uma das flores mais ricas em significados, sendo venerada por diferentes culturas. Na religião Católica, a rosa surge associada à Rainha Santa Isabel, que protagonizou um dos mais belos milagres da nossa História, e também a Santa Teresinha do Menino Jesus, representada sempre com rosas nos braços. Conheça a lenda das rosas e o seu simbolismo nas diversas culturas!

A lenda das rosas e da Rainha Santa Isabel

Reza a lenda que Isabel era filha do rei Pedro III de Aragão e que se casou com o rei de Portugal, dom Dinis.

Esta rainha era conhecida por ajudar os mais pobres, mas tinha de o fazer às escondidas do seu marido.

Então, num certo dia, Isabel saiu à rua com o regaço cheio de pão, que ia dar aos mais pobres.

Nisto, o marido encontrou-a e perguntou-lhe o que levava no regaço.

Ela, então, respondeu: São rosas, senhor, são rosas!

Isso fez confusão a D. Dinis, porque era Inverno, e não era tempo de haver rosas.

Então, deu-se o milagre! A Rainha abriu o seu regaço para mostrar o que levava escondido… e caíram do vestido dezenas de rosas perfumadas e belas!

O Rei, então, ficou convencido.

Anos mais tarde, quando D. Dinis morreu, a Rainha Isabel dedicou-se por completo às suas obras de caridade.

A Rainha Santa Isabel faleceu no dia 4 de Julho de 1336 e por isso esse dia passou a ser-lhe dedicado.

 

As rosas de Santa Teresinha

Santa Teresinha do Menino Jesus tem também uma forte associação a esta flor, sendo sempre representada com um crucifixo nos braços, sobre o qual está um ramo de rosas que se desfolham sobre o seu vestido.

Faleceu com apenas 24 anos de idade mas marcou profundamente a Igreja, na qual se assumiu como sendo "o amor":

"Compreendi que o Amor abrange todas as vocações, que o Amor é tudo, que abrange todos os tempos e todos os lugares. Numa palavra, que ele é Eterno! Então, na minha alegria delirante, exclamei: Ó Jesus, meu Amor. Enfim, encontrei minha vocação: é o Amor! Sim, achei meu lugar na Igreja, e esse lugar, meu Deus, fostes vós que o destes a mim. No Coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor. Serei tudo!”

Santa Teresinha consagrou a sua vida à fé e ao amor de Cristo, sendo a padroeira de todos os missionários e das missões. Ela ensinou que mesmo as coisas mais pequenas, mais singelas e mais simples contêm em si a perfeição. As rosas de Santa Teresinha são uma espécie de rosas em tudo iguais às outras, na sua perfeição e beleza, mas são pequeninas. 

 

Conta-se que, desde tenra idade, Santa Teresinha era uma grande apreciadora desta flor, e que gostava de lançar pétalas de rosa sobre o Ostensório com o Santíssimo Sacramento e espalhar as pétalas sobre o Crucifixo. Por esse motivo, Santa Teresinha é representada tendo nas mãos um crucifixo e um ramo de rosas. Por estar tão ligada a esta flor, os devotos de Santa Teresinha acreditam que, ao receberem uma rosa depois de terem feito a novena à Santa, isso é um sinal de que a sua prece será atendida. 

As rosas têm um profundo simbolismo na história de Santa Teresinha, pois diz-se que no dia 30 de Setembro de 1897, antes de falecer, ela terá feito uma promessa às suas Irmãs: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!", o que significa que prestaria o seu auxílio sempre, por todo o Mundo, intercendendo junto a Deus por todos aqueles que a ela recorrem.

As rosas de Santa Teresinha simbolizam, assim, o auxílio que ela presta a todos os que lhe dirigem as suas preces. 

 

O simbolismo da rosa nas civilizações antigas

A Rosa é a rainha das flores, é a flor que possui maior simbolismo na cultura Ocidental.

Diz-se que as rosas vermelhas simbolizam o amor, as rosas amarelas amizade, as rosas brancas pureza… uma rosa diz tanto mesmo sem falar!

A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia, sendo símbolo de Afrodite (deusa grega do amor, que era Vénus para os Romanos). O Cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria.

- De acordo com a lenda grega, Afrodite nasceu da espuma do mar, e essa espuma tomou a forma de uma rosa branca, que representa a pureza e a inocência.
- Conta a lenda que, quando Afrodite viu o seu amado Adónis ferido e à beira da morte, foi socorrê-lo e picou-se num espinho. O seu sangue pintou de vermelho as rosas, que lhe eram consagradas.

Assim, na Antiguidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, numa cerimónia chamada pelos antigos de “Rosália”.

- A Rosa vermelha significa o auge da paixão, o sangue e a carne.

Para os egípcios a Rosa é consagrada a Isís, que é retratada com uma coroa de rosas.

O centro da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo. 

Um costume medieval era colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões: onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Desde então surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas, que ainda hoje se vê na decoração de muitas casas. 

Segundo a tradição, cada cor da Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz, sendo o símbolo masculino, deu origem à palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem RosaCruz. 

Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da Virgem Maria por significar pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa.

A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral. 

A Rosa tornou-se símbolo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de oferecer essa flor a quem amam.

Reze também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.