Santos e Orações

A novena das rosas - novena de Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus tem um lugar muito especial na cultura Católica, tendo sido beatificada em 1923, canonizada em 1925 e declarada padroeira das missões e dos missionários em 1927. Em 1997, aquando do centenário da sua morte, foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II. Dedicou toda a sua vida à fé e ao amor por Cristo, sendo considerada a maior missionária, ainda que nunca tivesse deixado o Carmelo. Antes de partir para o Céu, prometeu que havia de espalhar rosas por todo o Mundo, oferecendo graças a todos os que pedissem o seu auxílio. A poderosa novena de Santa Teresinha ajuda a atrair a realização dos maiores milagres. 

Santa Teresinha, chamada do Menino Jesus porque a Jesus dedicou toda a sua vida, ensinou a importância e a força das coisas mais pequenas e singelas. A sua mensagem fez compreender que até o gesto mais simples pode ser de uma grandiosidade imensa, assim seja feito com amor. Com uma saúde sempre muito frágil (faleceu aos 24 anos, profundamente doente), dizia não ter força para os grandes feitos heróicos dos santos famosos da Igreja, manifestando a sua profunda santidade através dos atos mais simples do seu dia-a-dia. A sua mensagem é, pois, de um profundo amor e de um poderoso ensinamento para todos os que lhe são devotos.

A novena de Santa Teresinha tornou-se especialmente popular no Brasil, dizendo-se que a pessoa que a reza recebe depois uma rosa, que lhe é oferecida por alguém, como um sinal de que o seu pedido será atendido.

Geralmente as pessoas rezam esta novena entre os dias 9 e 17 de cada mês: ao fazê-lo, estará a unir a sua fé à de muitas outras pessoas, criando desse modo uma corrente de devoção.

Esta novena surgiu em 1925, quando o padre António Putingan, de avançada idade e doente, a rezou pela primeira vez, tendo pedido à santinha que lhe enviasse um sinal em como a sua prece era ouvida. E assim aconteceu: três dias depois de começar a rezar a novena, uma das fiéis da sua paróquia ofereceu-lhe uma rosa vermelha, em pleno Inverno, sem qualquer razão que o justificasse. Por mais duas vezes o padre rezou esta novena; da terceira vez, pediu uma nova confirmação. E assim recebeu, da mesma forma inesperada, uma rosa branca, levada por uma Irmã, que lhe disse ter encontrado a rosa caída do altar de Santa Teresinha, tendo interpretado tal acontecimento como um presente de Santa Teresinha para o padre.

Desde então, o padre Putingan propagou a fé nesta novena, tendo passado a rezá-la todos os meses, sempre no dia 9 de cada mês. Também é chamada a Novena das Rosas.

 

Como rezar a novena de Santa Teresinha:

Reza-se durante 9 dias seguidos:

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,
eu Vos agradeço todos os favores
e todas as graças com que enriqueceste a alma da Vossa serva
Santa Teresinha do Menino Jesus,
durante os 24 anos que passou na Terra.

E, pelos méritos de tão querida Santinha,
concedei-me a graça que ardentemente Vos peço
(faça o seu pedido),

se for conforme a Vossa Santíssima vontade
e para salvação da minha alma.
"

 

De seguida, reza-se 24 vezes:

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
assim como era no princípio, agora e sempre,
por todos os séculos e séculos,
Ámen.”
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Por fim, reza-se um Pai Nosso e uma Avé Maria.
 

Reze também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.