Astrologia

É Carnaval!

De onde vem esta celebração?

A Terça-feira de Carnaval celebra-se 47 dias antes do Domingo de Páscoa, que por sua vez sucede a primeira Lua Cheia depois do dia 21 de Março. Por essa razão, o Carnaval é sempre um feriado móvel.

O nome Carnaval vem de “carne vale” que significa “adeus à carne” em Latim, mas há historiadores que defendem que deriva de carrum navalis (carro naval), pois na festa da Saturnalia, em Roma, para celebrar o Deus Saturno, havia carros enfeitados como navios, que andavam por entre as multidões. As pessoas usavam máscaras, desfilavam e dançavam nuas nas ruas. Embora essa festa acontecesse no fim do ano e estivesse associada ao Solstício de Inverno, é provável que a festa que hoje conhecemos como o Carnaval tenha começado com a implementação do calendário Cristão mas que tenha também incorporado nos seus festejos cultos e tradições pagãs.

O celebração do Carnaval termina com a terça-feira gorda que antecede a quarta-feira de cinzas e os 40 dias da Quaresma. As pessoas aproveitam este período para beberem, comerem e festejarem com máscaras, desfiles e dança antes de entrarem neste período de jejum que, segundo o Evangelho, corresponde ao momento em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo Diabo. A semana entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa é a chamada semana santa. 

A 4ª feira após o Dia de Carnaval é chamada a  quarta-feira de cinzas, assim chamada para lembrar que “somos pó”, e que a nossa existência só com Deus tem sentido. Em muitas localidades em Portugal festeja-se o enterro do Carnaval.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.