Astrologia

Os signos e o stress - saiba como cada signo lida com o stress!

Embora o stress e a tensão sejam decorrentes, em larga medida, do estilo de vida de cada pessoa, a forma como lidamos com as situações reflete-se no nosso bem-estar: enquanto, para algumas pessoas, um copo de água faz um maremoto, outras há que conseguem manter-se num estado completamente zen mesmo que o Mundo esteja a desabar à sua volta. Através da Astrologia é possível conhecer melhor as caraterísticas da personalidade de cada signo e, através delas, compreender melhor como lida com o stress, e o que pode fazer para manter a calma.

Carneiro

Explosivo, temperamental, impulsivo e com as emoções à flor da pele, o nativo do signo Carneiro é um daqueles que tem maior propensão para viver constantemente sob stress. E porquê? Porque não consegue estar parado! Carneiro tem de estar sempre a fazer alguma coisa, envolvido em mais um projeto, e ainda é capaz de fazer voluntariado nas horas vagas (quais? pois, nem ele sabia que as tinha...). O preço a pagar por todo esse dinamismo é viver sempre como uma bomba-relógio prestes a explodir. Por outro lado, poucas coisas irritam mais um nativo de Carneiro do que não ter nada para fazer, e a rotina deixa-o com os nervos em franja.

O que fazer? 

É essencial que Carneiro crie o hábito de incluir nas suas tarefas diárias uma atividade física de intensidade média a elevada, que lhe permita descarregar toda a tensão que acumulou ao longo do dia. Uma corrida ao final do dia ou uma hora no ginásio são boas opções. Evite os desportos de equipa, que ainda o podem deixar mais empolgado. Um chá de tília antes de se ir deitar também faz parte do seu manual de sobrevivência ao stress.

Touro

Embora o acusem de ser um "morte-lenta" em tudo, e tenha realmente uma aptidão natural para relaxar, o nativo de Touro pode, também, ter problemas relacionados com o stress, pois por natureza vai acumulando, acumulando, acumulando... sentindo-se como uma panela de pressão. Além disso, Touro leva muito a sério tudo aquilo em que se envolve, o que faz com que leve a peito os compromissos, os prazos, os horários, e o que lhe dizem. A sua natureza possessiva e ciumenta também não contribuem para que possa viver de forma descontraída, pelo que deve aprender a dominar os seus impulsos.

O que fazer?

Os remédios naturais resultam bem com este nativo, por isso tomar um chá de malva todas as noites ajudará a sua mente a descontrair. Deve, também, dedicar-se a uma atividade física suave, como uma caminhada ao final do dia na companhia de um amigo, o que lhe permitirá relaxar. Aceite que não pode controlar as reações nem os sentimentos dos outros, apenas pode decidir de que forma você vai reagir... Sorria mais vezes!

Gémeos

Inquieto, irrequieto, versátil e muito curioso, o nativo de Gémeos é tal qual uma borboleta que não pára quieta, sem se deter muito tempo no mesmo lugar. O nervosismo é um dos pontos fracos da sua saúde, e é um dos signos com maior propensão para o stress, porque a sua mente tem mil pensamentos diferentes num minuto, criando-lhes uma grande ansiedade. Felizmente, Gémeos tem também o reverso da medalha, sendo um dos signos mais otimistas e positivos do Zodíaco, com uma capacidade notável de ver sempre a vida pelo lado mais brilhante.

O que fazer?

Descontraia, simplesmente. Sempre que se sentir a embarcar num turbilhão de pensamentos ou que fique demasiado nervoso a pensar na quantidade de coisas que têm de ser feitas, páre. Feche os olhos. Respire profundamente e concentre TODA a sua atenção na sua respiração. Mesmo que se distraia, volte a focar-se na sua respiração. Sinta o ar entrar no seu corpo, e sair do seu corpo. Mais nada. Permaneça assim por alguns minutos. Pronto, agora pode continuar o seu dia.

Caranguejo

Delicado, sonhador, romântico e intuitivo, Caranguejo não teria, à partida, motivos para sofrer com stress, pois o nativo deste signo não é competitivo nem ambicioso além do necessário, preferindo sempre encarar as situações de forma benevolente e simpática. Contudo, Caranguejo possui duas ameaças poderosas à sua estabilidade e bem-estar: por um lado, a sua insegurança, que o faz sentir-se tímido e ficar - por vezes muito - ansioso sempre que tem de sair da sua zona de conforto. Por outro lado, Caranguejo é afetivamente muito dependente, o que faz com que facilmente sofra por amor, sentindo ciúmes em situações muitas vezes inusitadas, apenas criadas pela sua insegurança.

O que fazer?

Caranguejo sente-se bem quando se encontra no seu meio, na sua casa, com os seus. A forma mais eficaz de manter os níveis de stress sob controlo passa por estar mais tempo com as pessoas que lhe são queridas, pois é no conforto e no aconchego dos seus que ganha a confiança que lhe falta por vezes. Tendo por perto alguém que o ajude, no dia-a-dia, a relativizar as situações, Caranguejo terá muito maior facilidade em manter-se confiante. Além disso, o contacto com a água também é como um bálsamo revigorante para si; praticar um desporto aquático é uma excelente terapia para Caranguejo.

Leão

Este nativo não hesita em deitar mãos à obra perante um novo desafio nem em socorrer quem precisa de auxílio, o que faz com que viva sob constante pressão - porque Leão gosta da adrenalina, do risco, de sentir que está a viver realmente, intensamente. O seu gosto pelas festas e pelas saídas pode também fazê-lo viver com uma agenda apertada, em que os dias de trabalho e as noitadas se acumulam, trazendo um grande desgaste à sua saúde. Uma vez que o coração é um dos pontos mais sensíveis na sua saúde deverá ter cuidado e manter a tensão arterial sob controlo, evitando os excessos.

O que fazer?

Leão é muito ativo, por isso precisa de incluir o desporto na sua rotina, para se libertar da tensão que acumula ao longo do dia. Uma vez que este signo é um fervoroso apreciador do luxo, as escapadinhas de fim-se-semana, num hotel de charme, com spa e piscina, num local tranquilo, são um excelente remédio para ele, e deve administrá-lo com regularidade. Fazer massagens e tratamentos de beleza, se possível uma vez por semana, são excelentes formas de Leão descontrair.

Virgem

Sob uma aparência serena, silenciosa e tranquila, esconde-se uma pessoa inquieta, com uma mente muito ágil e em constante ebulição - ou não fosse Virgem regido pelo irrequieto Mercúrio. O nativo deste signo tem tendência para sofrer de stress, principalmente motivado pela sua vida profissional, pois é muito exigente consigo mesmo, lidando mal com a frustração e não aceitando os seus fracassos. Como guarda aquilo que sente para si a sua saúde pode ressentir-se ainda mais disso. A agravar a situação, a sua enorme necessidade de ser útil aos outros faz com que Virgem acumule sempre muito trabalho, seja no emprego, seja em casa, causando-lhe um grande desgaste.

O que fazer?

Antes de mais nada, e acima de tudo, ponha-se a si próprio em primeiro lugar na sua vida. Aceite que também erra e que não é nenhuma desgraça que assim seja: todos erramos, caímos e falhamos quando estamos a aprender a fazer as coisas da maneira certa. Depois, é muito benéfico para Virgem criar o hábito de reservar tempo para não fazer nada, deixando-se apenas ir ao sabor da sua vontade. Como Virgem adora horários e rotinas, imponha-se uma hora por dia, pelo menos duas vezes por semana, em que não pode, absolutamente, fazer nada que não seja única e exclusivamente para seu próprio prazer. Leia, vá ao cinema, faça jardinagem - divirta-se!

Balança

Com o seu forte sentido de justiça e uma tendência nata para criar harmonia à sua volta, Balança é um dos signos que mais facilmente lida com o stress. Pode, contudo, causar stress aos outros - porque se atrasa, porque se esquece dos horários... No entanto, Balança precisa que tudo na sua vida esteja em ordem para conseguir estar bem, e quando isso não acontece sente-se incomodado e destabilizado, crescendo a ansiedade dentro de si. Uma vez que Balança é, geralmente, o conselheiro dos seus amigos, pode também sentir stress provocado pelas situações que as pessoas próximas de si estão a viver.

O que fazer?

Aprenda a "desligar a ficha". Habitue-se a ter tempo só para si, sem ter o telemóvel ligado, sem dar atenção às redes sociais, sem tirar selfies - concentre-se apenas em si, olhe para dentro de si. Ouça música, muita música, tão alto quanto os seus vizinhos permitirem. Dance, livremente, casa fora. Saia para dançar com os amigos. Vá passear à beira-mar com o seu mais-que-tudo. Faça um dueto, dentro do carro, com a sua cantora preferida. Saia para ver lojas, montras, saldos... Todas estas atividades regeneram Balança, célula a célula.

Escorpião

Embora se mostre muitas vezes frio e imperturbável, o nativo de Escorpião vive tudo muito intensamente, as suas emoções são profundas, os seus pensamentos são rebuscados, expondo-se no seu dia-a-dia a um nível de stress sobre o qual a maior parte das pessoas à sua volta não tem qualquer suspeita. Para além disso, a sua necessidade de deter um controlo total sobre todas as situações em que está envolvido, para além do facto de muitas vezes ter cargos de responsabilidade, fazem com que tenha de lidar com uma grande ansiedade no seu dia-a-dia. Felizmente, Escorpião é muito resistente e forte, e aquilo que amedronta e intimida os nativos de outros signos funciona, para ele, como um estímulo.

O que fazer?

Uma vez que o nativo de Escorpião não sabe viver abaixo do "muito", a melhor forma de manter os seus níveis de stress num limite aceitável é encontrar uma atividade física que lhe permita equilibrar o desgaste diário com uma energia constantemente renovada. Um desporto como a natação, que o ajude a relaxar na água, o seu Elemento, ou um desporto mais radical, onde possa descarregar toda a tensão e exorcizar os seus fantasmas, são fundamentais para o nativo deste signo que, tendo uma apurada veia mística, também pode encontrar o equilíbrio através do Yoga ou de uma arte marcial.

Sagitário

O alegre e folgazão nativo de Sagitário não teria, à partida, motivos para acumular stress. Porém, este é um dos signos com mais altos níveis de tensão no seu dia-a-dia, pois Sagitário adora viver numa constante corda bamba. A sua tão grande sede de viver emoções fortes leva-o a envolver-se em grandes aventuras, fazendo do risco uma constante quase diária da sua vida. A sua empolgada veia humanitária e o seu apurado idealismo fazem também com que se insurja contra todas as injustiças da sociedade e com que esteja sempre pronto a oferecer a sua ajuda em causas humanitárias e todo o tipo de iniciativas que lhe pareçam ser em prol de um mundo melhor. Como baixar os níveis de stress de alguém que vive sempre em cima do arame?

Como fazer?

O maior trunfo de Sagitário para combater o stress é, sem dúvida, o seu sentido de humor. Deve apelar a ele sempre que se sentir a ferver em pouca água (ok, é difícil para um nativo de Sagitário parar a tempo), descontraindo, rindo, contando a sua última piada a quem está por perto - e isso fará imediatamente com que todo o seu corpo relaxe. Por outro lado, este signo que tem no seu símbolo o centauro, metade homem e metade cavalo, encontra a paz consigo mesmo no contacto com a natureza. Os passeios no campo ou na praia, as caminhadas em boa companhia, os desportos radicais como rappel e rafting são ideais para estes nativos.

Capricórnio

A sua postura fleumática e o seu ar sempre irrepreensível contrastam com o espírito de alguém que tem muito medo de falhar, de não alcançar os objetivos, de não cumprir com tudo o que é esperado dele, e que vive atormentado com os horários, os prazos, as metas. Para além disso, o típico Capricórnio é um workaholic inveterado, fazendo horas extra quase todos os dias, aucmulando tarefas da sua função com as de mais três ou quatro outras pessoas. Assim, o stress é uma constante na sua vida, embora não o demonstre ou procure sempre que isso não transpareça - a não ser nas suas raras, porém estrondosas, explosões de fúria, que deixam sem pinga de sangue todos os que estão à sua volta.

O que fazer?

Aprender a relaxar é, mais do que para qualquer outro signo do Zodíaco, fundamental para Capricórnio. Este nativo precisa de ser obrigado a parar, a descontrair, a divertir-se simplesmente. Ele gosta de festas, por isso os convívios com os amigos são uma boa estratégia para afastar o stress, até porque é neste contexto que Capricórnio se liberta e mostra o seu lado mais arrojado e expansivo. Em casa, dedicar-se a um passatempo como a bricolage ou a decoração - algo útil e prático, pois Capricórnio detesta "desperdiçar" tempo - também são boas técnicas para descontrair.

Aquário

À partida, o nativo de Aquário é aquele que melhor lida com o stress, pois é por natureza uma pessoa otimista, confiante e descontraída. Escapa-se às obrigações tanto quanto possível, procurando passar o máximo de tempo possível com os amigos, adora conviver, sair, viajar. E estas são, sem dúvida, excelentes formas de combater o stress. Contudo, a mente de Aquário é extremamente rápida, o que faz com que este nativo esteja constantemente a arquitetar novos planos na sua fértil imaginação, de tal forma que pode ter uma sobrecarga, levando-o a um grande desgaste mental, criando ansiedade e stress.

O que fazer?

Dar mais ênfase à sua faceta divertida e de bem com a vida, aprendendo a organizar-se melhor para se libertar de tantas preocupações. A dificuldade em cumprir regras e ser disciplinado pode tornar a vida deste nativo mais complicada, e saber gerir melhor o seu tempo pode ajudá-lo, e muito a relaxar. Desenvolver a sua espiritualidade é também uma excelente forma de aprender a aquietar o ruído da sua mente. A prática de Meditação, Reiki, Yoga, é altamente recomendada para ele.

Peixes

Este nativo vive com tranquilidade e não costuma chamar a si muitas reponsabilidades, o que traz maior descontração ao seu dia-a-dia. No entanto, sofre profundamente e em silêncio, pois é muito facilmente influenciado pelas circunstâncias que o rodeiam e por tudo aquilo que se passa à sua volta, sofrendo por empatia com aqueles que sofrem, com os mais desfavorecidos, com as injustiças. O stress de Peixes é manifestado num nervosismo interior que pode transparecer como insegurança. Tem medos profundos escondidos dentro de si e angústias que lhe podem tirar o sono à noite, se não aprender a separar o trigo do joio.

O que fazer?

A terapia do riso, as terapias alternativas e todas as atividades que proporcionem o desenvolvimento espiritual são feitas à medida do nativo de Peixes. A biodanza, e todas as outras danças, também. Um curso de pintura, ilustração para crianças, workshops de teatro ou de escrita criativa, todas essas hipóteses são excelentes para este signo, pois o segredo para encontrar a tranquilidade passa, neste caso, por canalizar a sua energia através da arte, da expressão, do desenvolvimento espiritual. Desse modo, Peixes sente-se mais forte, sereno e em paz consigo mesmo.

Veja também:

Os signos e o sexo

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.