Terapias

22 de Maio - Dia do Abraço

O dia 22 de Maio assinala a importância do abraço, um gesto puro de afeto entre duas pessoas que, dizem os especialistas, é essencial ao nosso bem-estar e até à nossa saúde. Já abraçou alguém hoje?

Em 2004, um astraliano que escolheu como pseudónimo Juan Mann teve a iniciativa de ir para a rua abraçar pessoas desconhecidas, de forma espontânea e gratuita. A chamada "free hugs campaign" (campanha de abraços grátis) ganhou visibilidade através de um video do Youtube, criado por um amigo de Juan Mann em 2006 como forma de o confortar, pois havia perdido a sua avó. Em 2012, esta ideia ganha expressão em Portugal, através da associação Fazer Acreditar, sediada em Leiria, e a data escolhida foi 22 de Maio por ser este o feriado municipal desta cidade. Desde então, 22 de Maio é a data em que o gesto de abraçar é homenageado em Portugal.

Porque é que abraçar alguém faz tão bem?

Segundo os especialistas, quando o nosso corpo abraça outra pessoa a sensação de relaxamento e conforto é tal que é libertida oxitocina no sangue, uma hormona que traz felicidade e bem-estar. Dessa forma, o nosso sistema nervoso identifica o abraço como uma recompensa, reagindo de forma positiva e aumentando o nosso sentimento de conexão com essa pessoa - mesmo que seja um estranho, pois identificamo-lo como alguém que é semelhante a nós.

Para abraçar alguém não são necessárias palavras, o que simplifica a relação humana com outros seres. Quando recebemos uma notícia má (ou muito boa) e não conseguimos verbalizar o que sentimos, um gesto tão simples como um abraço é aquilo de que precisamos para não nos sentirmos sós. Ao abraçar, ou sermos abraçados, estamos a comunicar sem precisar de usar palavras, criamos ligações sensoriais e fortalecemos laços através do toque. Quando abraçamos outra pessoa, o nosso coração fica mais perto do coração dela, e os batimentos cardíacos unem-nos numa cadência uníssona, como quando estávamos no ventre da nossa mãe. É por esse motivo que, quando reencontramos uma pessoa querida que não víamos há muito tempo, temos de imediato a tendência para envolvê-la num abraço apertado.

Quando uma criança se aleija, de imediato abraça a mãe, o pai, ou a pessoa que entende como sua protetora. Abraçar é, também, uma reação humana instintiva de proteção. Dentro de um abraço sentimo-nos seguros, acompanhados e a salvo de qualquer agressão exterior.

Um abraço é uma cura preciosa. Basta abraçar ou ser abraçado por alguém durante 20 segundos para que os níveis de cortisol - criador e stress - baixem, assim como a pressão arterial. Por esse motivo, abraçar alguém ajuda a manter a saúde e o bem-estar. Reduz a ansiedade e melhora o fluxo sanguíneo, fazendo o nosso corpo funcionar de forma mais harmoniosa. 

Dizem os especialistas que devemos abraçar, no mínimo, 4 vezes por dia. O nosso corpo é feito de terminações nervosas que, ao abraçarem, entram em contacto com as terminções nervosas de outra pessoa, transmitindo afecto, segurança, ou simplesmente conforto. 8 a 12 abraços por dia são a receita para um dia-a-dia feliz, mas mesmo que sejam menos em número, se os abraços forem intensos, sentidos e demorados eles surtirão o mesmo efeito benéfico. Quem nunca teve a experiência de, estando a ter um dia mau, receber um abraço, e tudo mudar de figura?

 

Como abraçar?

Não há técnicas para um bom abraço. O segredo é muito simples: entregar-se, de coração, àquele momento. Há quem feche os olhos, sentindo, dentro de si, as emoções libertadas num abraço. Os abraços calorosos são aqueles em que as duas pessoas envolvidas deixam que os seus corpos se toquem, sem barreiras, sentindo nesse calor humano o reconhecimento de que somos todos feitos da mesma matéria, e que todos precisamos de amor.

Se não tem ninguém perto de si para abraçar:

- Abrace a almofada enquanto pensa em alguém que deseja muito abraçar.. A sério, não é a mesma coisa, mas o gesto de "abraçar" com força ajuda a reduzir o stress.

- Abrace o seu animal de estimação. Não sendo humano, também é um ser capaz de lhe devolver amor.

- Envie abraços virtuais... aos seus amigos, familiares.

- Abrace alguém conhecido. O senhor que trabalha no café onde vai todos os dias, a senhora que lhe deu uma indicação na rua, a pessoa idosa com quem se cruza no supermercado... Seja sincero, delicado e educado. Um abraço faz mesmo a diferença no dia de alguém!

- Abrace-se a si próprio, em frente ao espelho, com toda a entrega e amor!

O video que deu origem a esta data:

 

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.