Therapies

Seja hygge: está na moda ser feliz

Assim como a palavra "saudade" é tão portuguesa que não tem tradução literal noutras línguas, a palavra "hygge", dinamarquesa, é um conceito muito próprio desta nação nórdica, designando aquela felicidade pura que se sente dentro de casa, frente a uma lareira quentinha, enquanto lá fora a neve cai. Não é preciso ir à Dinamarca para aprender a ser feliz "aqui e agora"!

"O livro do Hygge", de Meik Wiking, tem ocupado os escaparates das livrarias e é já um campeão de vendas. Traduzido em 25 línguas este livro, que tem como subtítulo "o segredo dinamarquês para ser feliz", apresenta o modo de vida dinamarquês, considerado o povo mais feliz da Europa. Mesmo privados da luz solar durante a maior parte do dia, os dinamarqueses sabem o segredo para ser feliz - não é preciso muito, é preciso, sim, aproveitar o muito que cada momento nos oferece. 

Como viver de um modo "hygge"?

O conceito do hygge (que se lê "huga") consiste em ser carinhoso e generoso, antes de mais, connosco próprios, e depois também com os outros. Ser hygge é mimar-se, respeitar-se e fazer-se respeitar e mimar. É saborear cada momento, aproveitar aquilo que a vida nos dá, mantendo a cabeça distante das preocupações, que devem ficar "lá fora". Ser hygge é fazer aquilo que nos dá prazer, sem sentimentos de culpa. Por isso, este conceito é tão abrangente e amplo quanto a natureza humana: o que me faz feliz a mim pode ser muito diferente do que o faz feliz a si. Todos nós temos os nossos "pequenos prazeres", atividades que nos fazem sentir em paz connosco próprios e com o mundo que nos rodeia.

Atenção, contudo, que ser hygge não é o mesmo que ficar horas e horas sentado à frente da televisão ou do computador, embora essas atividades possam ser prazerosas, elas não constribuem de uma forma construtiva para o nosso bem-estar e desenvolvimento interior. Na sua essência dinamarquesa, o Natal é hygge: aquele calorzinho bom que nos inunda o peito quando as luzes de Natal enchem as ruas, o conforto que se antevive ao pensar nos momentos com a família, receber um presente preparado e oferecido com amor. Mas nem só no Inverno se vive de um modo "hygge": os piqueniques em família ou com amigos, um dia passado na praia em boa companhia também são hygge. Esta palavra existe no léxico dinamarquês há mais de 200 anos e pode ser um nome, um adjetivo ou um verbo. Acredita-se que possa ter surgido como forma de fazer face a um clima inóspido, a noites demasiado longas e dias muito cinzentos e frios. Ser hygge é, no fundo, encontrar recompensas e tesouros nos aspetos mais simples do nosso dia-a-dia.

Num momento de viragem nas nossas vidas, em que o Universo nos convida a valorizar mais a simplicidade e aquilo que temos, em vez de nos deixarmos consumir pela necessidade de ostentação, pela acumulação de sucessos transitórios e pela projeção de uma vida ideal (veja mais aqui), ser hygge ganha uma maior importância. Aprender a ser feliz "aqui e agora" está ao alcance de cada um, basta querer!

20 exemplos hygge - ser feliz "aqui e agora"

1 - Beber um chá ou chocolate quente no sofá, enroscado numa manta, enquanto chove lá fora.

2 - O cheiro do pão quente.

3 - Brincar com os filhos.

4 - Passear com o cão ou brincar com o gato.

5 - Abraçar quem se ama.

6 - Acender uma vela aromática, com o seu cheiro preferido.

7 - Passear na praia em boa companhia, mesmo que seja Inverno, num dia de sol.

8 - Passar um dia no campo.

9 - Fazer um piquenique.

10 - Fazer um jantar caseiro, simples, com os seus melhores amigos.

11 - Beber um copo com um amigo depois de um dia de trabalho.

12 - Comer a sua sobremesa preferida.

13 - O cheiro de um bolo acabado de fazer.

14 - Cantar com o seu companheiro ou com o seu melhor amigo.

15 - Vestir a sua roupa preferida.

16 - Comprar um presente paar si próprio.

17 - O cheiro da terra molhada.

18 - Sentar-se no sofá a conversar com o seu par quando chega a casa depois de um dia de trabalho.

19 - Um pijama confortável e pantufas quentinhas.

20 - Saborear a calma do silêncio, numa pausa a sós consigo mesmo.

 

Esta lista é meramente ilustrativa: desafio-o a criar a sua própria lista de coisas "hygge. Escreva-a e afixe-a num local onde a veja todos os dias. Aprenda a gostar mais da sua vida, tirando dela o melhor que ela tem para lhe dar!

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.