Therapies
Apesar da sensação de tristeza, cansaço constante, ansiedade e desânimo, há hábitos que as pessoas podem e devem adotar para combater a ansiedade e a depressão. Aprender a ser positivo é possível, para isso basta cultivar hábitos diários que ajudem o cérebro a pensar de forma positiva, mesmo em tempos difíceis.
1 - Faça uma alimentação saudável Muitos estudos comprovam haver uma ligação entre comida e bom humor. Alimentos como peixes gordos, vegetais de folhas verdes, nozes, ovos, carne de aves, etc., são ricos em ómega 3 e vitamina B, nutrientes que ajudam a estabilizar o humor. Além de ajudar o organismo a funcionar melhor, ingerir alimentos saudáveis é uma excelente forma de cuidar do corpo.
2 - Faça caminhadas ao ar livreA desordem afetiva sazonal é um tipo de depressão, e se você sofre deste transtorno, saiba que apanhar sol deixa as pessoas mais positivas. Por isso, mesmo nos momentos menos bons, evite o isolamento e saia de casa. Apenas meia de hora de caminhada ao ar livre, diariamente, aumenta os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor responsável por várias funções corporais e psicológicas como o apetite, desejo sexual, bom humor, sono, memória e aprendizagem, regulação da temperatura corporal, entre outras.
3 - Faça exercício físicoQuando nos sentimos tristes e desanimados, temos tendência para nos isolarmos e não falar com ninguém. No entanto, movimentar o corpo é importante pois o exercício físico ajuda a aumentar a energia, melhorar o humor e a reduzir o stresse. Quem pratica uma atividade física regularmente tem 30% menos de hipóteses de desenvolver depressão. A prática de exercício, além de ajudar a aliviar os sintomas da depressão, faz com que o doente saia de casa e tenha contacto com outras pessoas.
4 - Tenha pensamentos positivosPense e visualize coisas que a fazem feliz, como os melhores momentos com amigos e família ou frases inspiradoras. Tenha fotos desses bons momentos espalhadas pela casa, na sua secretária de trabalho, no seu telemóvel. Assim, quando lhe faltar inspiração ou nos momentos mais complicados, pode olhar para essas fotos para estimular a sua mente a focar-se em coisas positivas.
5 - Mantenha hábitos que a fazem sentir-se bemPode ser um banho quente ou um banho de espuma, pintar ou cozinhar, fazer jardinagem ou estar simplesmente uma ou duas horas debaixo de uma manta a ler um bom livro ou a ver televisão. O primeiro passo é descobrir o que a faz feliz e depois arranjar tempo todos os dias para fazer algo puramente por prazer. Reservar algum tempinho todos os dias só para si não é egoísta, é necessário.
6 - Peça ajuda nos momentos em que se sente triste e desanimadaEste é possivelmente o passo mais importante de todos - não afaste as pessoas da sua vida. A depressão faz com que as pessoas se isolem e, na maioria das vezes, não sintam vontade de socializar. Se se sentir assim, se sentir que nem lhe apetece abrir uma janela e só lhe apetece estar na cama, não ignore todas as pessoas do ser círculo. Mande um e-mail, uma mensagem, às pessoas com as quais tem maior afinidade e diga-lhes como se sente. Essas pessoas podem ajudá-la muito mais do que você espera.
7 - Cerque-se de pessoas positivasAs pessoas que estão ao nosso redor também nos influenciam. Se essas pessoas forem muito negativas, procure afastar-se, pois a energias delas vai afetar negativamente a sua energia e motivação. Se não puder ou não quiser evitá-las, aprenda a não deixar que a afetem. Se se cercar de pessoas positivas, estará a alimentar a sua própria positividade.
|