Therapies

5 gestos que o ajudam a reduzir o stress

Somos diariamente expostos a situações que nos deixam ansiosos, irritados, tensos e nervosos e que, se o equilíbrio não for reposto, podem originar stress e dar azo a problemas de saúde graves. Aprenda a integrar alguns gestos na sua rotina diária de forma a reduzir a tensão a que está sujeito.

1 - Alimentar-se bem

Fazer uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o seu corpo e a sua mente em harmonia, aliviando o stress. Ingerir alimentos muito calóricos, comida processada e alimentos ricos em açucares refinados aumenta a tensão e, embora possa produzir sensação de alívio imediato, depois deixa-o mais tenso e fatigado. Ingira muita fruta e vegetais, alimentos ricos em fibra, proteínas e cereais integrais e lembre-se de beber sempre muita água ao longo do dia, pois a hidratação também é essencial para o bem-estar físico e psicológico.

2 - Dormir bem

Uma boa noite de sono é essencial para que a mente e o corpo reponha o equilíbrio. Quanto menos dormimos, maiores são os nossos níveis de irritabilidade, stress e ansiedade. Um adulto precisa, em média, de dormir 7 horas por noite, de forma tranquila e descansada. Durma sem aparelhos eletrónicos perto de si, como o telemóvel ou a televisão, e estabeleça rotinas que o ajudem a adormecer e a dormir melhor. Pode praticar meditação meia hora antes de ir dormir, ler um pouco, ouvir música relaxante, queimar um incenso de lavanda algumas horas antes de se deitar (para que o cheiro e o fumo tenha tempo de se dissipar e não o incomode). Beba um chá relaxante uma a duas horas antes de se ir deitar, para que não tenha de ir à casa de banho durante a noite, e evite beber bebidas alcóolicas ou café ao serão.

3 - Fazer exercício físico

Embora seja fácil encontrar desculpas, como a falta de tempo, de espaço (principalmente se estivermos mais tempo em casa) ou até de vontade, mas a verdade é que a prática regular de exercício físico é uma das formas mais eficientes de libertar a tensão que acumulamos. O exercício físico ajuda também a melhorar a qualidade do sono, para além de contribuir eficazmente para aliviar a ansiedade e para aumentar a auto-estima, o que, por sua vez, faz com que a sua disposição melhore e o stress diminua. Adeque a prática de exercício à sua condição física e às suas necessidades, mas crie o hábito de, pelo menos, fazer uma caminhada diária de meia hora.

4 - Brincar com um animal de estimação

Ter um animal de estimação ajuda a relaxar e contribui para diminuir os níveis de stress, melhorando também o humor. Para além disso, a interação com um animal de estimação ajuda a libertar a hormona ocitocina, responsável por sensações de bem-estar, que também ajuda a melhorar a qualidade do sono e a reduzir o nível de stress.

5 - Pedir ajuda

Saber pedir ajuda quando se sente mais em baixo é essencial para conseguir lidar com as situações e evitar sobrecargas de stress. Falar sobre o que nos preocupa pode ser o quanto basta para que uma situação que parece avassaladora se torne mais fácil de suportar, e para encontrar soluções que pareciam inexistentes. Conversar com um amigo, um familiar, alguém que se ama, é muitas vezes aquilo de que precisamos, mas também há situações que requerem uma ajuda especializada e, saber aceitá-la, pode fazer toda a diferença na nossa saúde e na nossa vida.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.