Therapies

Entregue e confie: há um plano superior para tudo

Perante as catástrofes, as injustiças e as situações de calamidade às quais não conseguimos fazer face, é fácil perder a esperança e desanimar, já que nada parece fazer sentido. Quando, pelo contrário, confiamos que existe uma ordem superior que preside a tudo o que existe e entregamos as nossas dúvidas e medos, confiando apenas, a vida quotidiana torna-se muito mais leve e mais fácil de suportar.

Seja qual for a ideia que tivermos de Deus, confiar num poder superior ajuda-nos a lidar com aquilo que não conseguimos compreender e que muitas vezes se torna difícil de suportar.

Embora nem sempre possamos determinar nem controlar as circunstâncias com as quais temos de lidar, temos sempre o poder de escolher a forma como lidamos com elas. Isso, por si só, não faz com que os obstáculos desapareçam, mas ajuda a fazer com que sejam mais facilmente suportáveis e superados.

Mudar a maneira como encaramos as situações tem um impacto tão profundo na nossa vida que pode, até, ajudar a curar desequilíbrios e doenças. Tudo parte do interior, da disposição da nossa mente.

Quer esteja a lidar com um problema de saúde, com uma situação de desemprego, com um grave problema financeiro, com um desgosto amoroso, um problema familiar, ou qualquer outro, mudar a maneira como pensa em relação à situação ajuda, de forma complementar, a resolvê-la. É claro que é sempre necessário agir de determinada forma: um problema de saúde precisa de acompanhamento e cuidados médicos, um problema financeiro ou profissional requer medidas concretas no plano material, um assunto amoroso ou familiar envolve também a resposta e o livre-arbítrio de outras pessoas. Ainda assim, o papel que a nossa escolha mental desempenha é também muito importante e pode fazer toda a diferença.

Em vez de desanimar perante as situações, entregue-as a Deus, ao Universo, ou a um poder que considere superior, confiando na sua ajuda para a resolução dessas mesmas situações.

É relativamente comum ouvirmos alguém dizer que "foi devido à força de vontade" de outra pessoa que essa mesma pessoa superou uma situação difícil. A força da vontade tem, de facto, um poder determinante ao lidar com as situações, ajudando em boa parte a encaminhar-nos para a resolução das mesmas. E a força de vontade radica, precisamente, nos pensamentos que escolhemos alimentar dentro de nós.

O que fazer para atrair as soluções para a sua vida? 

Concentrar a sua mente numa postura mais otimista, criada através da repetição diária de hábitos que passam a alterar a forma como encara a vida e como lida com as circunstâncias e que, desse modo, ajudam-no a ver com mais facilidade as soluções e as oportunidades.

Esses hábitos são, entre outros:

- Simplificar os seus hábitos diários.

- Afastar-se, tanto quanto possível, de tudo o que lhe complica a vida.

- Pensar nas suas canções preferidas e ouvi-las ou cantá-las várias vezes por dia. Seguir as sugestões musicais que lhe são apresentadas para descobrir novas músicas que sejam do seu agrado também é bastante positivo.

- Manter uma rotina diária de atividade física, nem que seja apenas fazer uma caminhada - mas faça-o todos os dias, sem excepção.

- Exercitar o seu corpo, mesmo que com atividades fáceis.

- Passar o máximo de tempo que puder com as pessoas que ama.

- Não lutar contra os pensamentos negativos - deixe-os ir embora, simplesmente. Substitua-os, sempre que surgirem na sua mente, por pensamentos que lhe tragam alegria e satisfação.

- Evitar os excessos, aprendendo a definir e a respeitar os seus próprios limites.

- Olhar-se no espelho logo de manhã e desejar a si próprio um bom dia. Antes de se ir deitar, à noite, olhe-se no espelho e deseje a si próprio uma boa noite.

- Concentrar-se na sua vida e manter-se afastado de assuntos que não lhe dizem respeito - tudo tem o seu próprio caminho e a sua própria razão de ser.

- Brincar com as crianças que fazem parte do seu dia-a-dia, ouvi-las com atenção e aprender com elas.

- Não dar conselhos que não lhe foram pedidos.

- Pensar duas vezes antes de falar.

- Ouvir os outros com atenção, muitas vezes eles têm algo para dizer que você realmente precisa de ouvir.

- Fazer os outros mais felizes do que aquilo que eles estavam à espera que você fizesse.

- Dar sem esperar nada em troca. Aquilo que tiver de ser seu, chegará a si.

- Estar sempre pronto para a mudança, mas também saber esperar e ser paciente.

- Rir, sempre que tiver vontade.

 

Acima de tudo, lembre-se que viver preocupado não vai resolver as situações por si só. Para além de fazer aquilo que no momento estiver ao seu alcance, pense que que está a ser reencaminhado para um caminho que é aquilo de que precisa. Há um plano superior que está acima das circunstâncias presentes e, na visão global das situações, tudo tem uma razão de acontecer e um propósito, mesmo que, na altura, possa ser difícil ou injusto.

Sempre que sentir que cometeu um erro, procure corrigi-lo mas lembre-se que é humano e está ainda a aprender a fazer as coisas da maneira certa.

Ajude os outros sempre que tiver essa possibilidade e cultive as suas virtudes. Não pense naquilo que irá receber em troca nem fique à espera que isso aconteça. Saiba, apenas, que tudo o que fazemos pelos outros um dia volta para nós. 

Procure que a sua vida seja honesta e produtiva. Por pouco que faça, faça algo de que se orgulhe. Partilhe as suas alegrias com os outros e, quando estiver a sentir-se em baixo, confie que o dia de amanhã lhe trará algo melhor.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.