Therapies

8 resoluções para começar bem o ano

Quando o calendário chega ao fim e um novo ano começa temos a esperança renovada de uma vida diferente, e que vá mais ao encontro das nossas expetativas e desejos. No entanto, é fundamental ter consciência que, para que a nossa vida possa mudar, a primeira mudança tem de ocorrer dentro de nós próprios. Estas 8 resoluções ajudam a começar bem o ano... e a vivê-lo de forma mais plena e feliz ao longo de 366 dias.

Estar consciente e focado no momento presente é a melhor forma de assegurar uma vida que nos traga satisfação e bem-estar. Lembre-se sempre que, se é verdade que não podemos determinar aquilo que nos acontece, podemos SEMPRE determinar a forma como reagimos às circunstâncias - e isso faz toda a diferença. É fácil encontrar pessoas felizes, mesmo que não tenham tudo o que desejam, e pessoas que constantemente se queixam do que lhes falta, ainda que pareça que têm "tudo". A sua atitude face às situações determina a satisfação com que vive a sua vida.

Quanto maior for a sua consciência de si próprio e quanto mais focado estiver no presente, mais fácil será para si lidar com os desafios que lhe são apresentados. Estas 8 "resoluções" ajudam a conseguir viver uma vida mais positiva e plena:

1 - Meditar... todos os dias.

Aprenda a praticar a meditação e colha os seus benefícios. Pode inscrever-se num curso ou workshop que lhe ensine algumas técnicas básicas para meditar, pode ver videos explicativos ou pode, simplesmente, aprender a esvaziar a sua mente de quaisquer pensamentos e de todas as preocupações. Repita diariamente este exercício a uma hora que seja conveniente para si. Evite fazê-lo antes de dormir, pois estará mais cansado e a tendência será para adormecer, e não o faça quando a sua mente está a fervilhar com ideias, como logo de manhã, quando vai a caminho do trabalho. O ideal será fazê-lo ao chegar a casa, no fim do dia, mas deve sempre ajustar as suas rotinas ao seu próprio ritmo de vida.

- Sente-se de forma confortável, com as costas direitas e as plantas dos pés bem assentes no chão. 

- Semicerre os olhos.

- Inspire e expire profundamente, concentrando toda a sua atenção no ar que entra no seu organismo e oxigena as células, limpando-as, saindo depois à medida que expira.

- Não dê importância a nenhum pensamento que venha à sua mente, mantenha-se focado na respiração e tome consciência do seu corpo.

- Mantenha este exercício durante pelo menos 15 minutos. Repita todos os dias.

 

Pode, também, praticar a chamada "meditação em movimento". Para fazê-lo, mantenha o foco na sua respiração, sem pensar em nada (deixe que os pensamentos se vão embora à medida que chegam à sua mente, sem lhes dar qualquer atenção), mas ao mesmo tempo que caminha por um jardim ou parque, ou que pratica exercício físico ligeiro. A ideia é, sempre, concentrar-se apenas no seu corpo, ter consciência da sua presença, sem dar qualquer importância às situações que se passam em seu redor ou na sua vida.

Esta prática, repetida diariamente, mesmo que por pouco tempo, vai ensiná-lo a descontrair e vai ajudá-lo a alcançar um estado de maior serenidade que lhe permitirá lidar melhor com os desafios.

 

2 - Desabafar... no papel.

Mesmo que não tenha qualquer apetência nem talento para a escrita, saiba que a escrita tem um forte poder de libertação e ajuda a "esvaziar o peito" de mágoas e inquietações. Por isso, crie o hábito de escrever o que sente, usando uma folha em branco e uma caneta. Escrever no papel cria um impacto maior no nosso cérebro do que escrever ao computador ou no telemóvel, e deve usar esferográfica, e não lápis, porque aquilo que sente não deve ser facilmente apagado. Pode, no entanto, rasgar o papel ou queimá-lo depois de escrever, se quiser manifestar desse modo a vontade de se libertar do que o preocupa. Quanto mais escrever, mais está a "descarregar para o papel" o que o inquieta, e mais leve deixará a sua mente e o seu coração.

 

3 - Melhorar a sua capacidade de concentração

Procure aprimorar a sua capacidade de concentração no seu dia-a-dia - isso vai ajudá-lo a estar mais presente e a desenvolver os seus sentidos. Descubra que áreas da sua vida costuma ignorar com maior frequência e dedique-se a explorá-las com mais atenção. Por exemplo, costuma prestar atenção ao caminho que faz para o trabalho, ao que está à sua volta, às pessoas com quem se cruza quando sai do carro? Aprenda a concentrar-se em pormenores que antes lhe passavam despercebidos, praticando exercícios que vão ajudá-lo a estra mais atento. Crie jogos mentais, como por exemplo contar o número de pessoas que estão no supermercado à sua volta vestidos com uma peça de roupa vermelha ou descobrir uma pessoa que usa bengala, e outros que se lembre de inventar.

 

4 - Descansar quando precisa.

Páre de se obrigar a continuar quando está cansado. Por mais trabalho ou tarefas domésticas que tenha para fazer, saiba definir-se como a sua maior prioridade e reconheça que a sua saúde e o seu bem-estar estão mesmo em primeiro lugar. Na verdade e na maior parte dos casos não vai acontecer uma tragédia se você descansar durante algumas horas ou mesmo um dia inteiro. Conceder a si próprio o tempo de que precisa para descansar pode fazer uma enorme diferença na sua capacidade de produtividade, ajudando-o a retomar as suas tarefas com a mente fresca e uma energia renovada.

 

5 - Libertar-se do que está a mais.

Guardar coisas de que já não precisa não serve para mais nada além de enchê-lo de "lixo" à sua volta. Saiba libertar-se, de coração aberto e sem receio, do que está a mais, tanto na sua casa como na sua vida. Na verdade, tudo aquilo de que realmente precisa está dentro de si. Escolha bem aquilo com que ocupa o espaço que o rodeia.

 

6 - Divertir-se.

Dedique mais tempo a fazer coisas que o fazem rir ou que lhe trazem verdadeira satisfação. Rir faz bem ao corpo e à mente, ajuda a descontrair e a libertar-se da tensão acumulada pelos desafios do dia-a-dia. Se apenas concentrar a sua vida em tarefas que tem para cumprir, sem reservar espaço para a diversão e a descontração, para além de carregar aos ombros o peso dos dias, tudo o que faz irá parecer-lhe penoso e enfadonho. A vida é curta... faça-a valer a pena!

 

7 - Ser mais paciente.

Aprenda a ser mais paciente, tanto consigo mesmo como com os outros. Saiba conceder o tempo e o espaço de que as situações precisam para se desenvolverem, de que os outros precisam para reagirem e processarem as situações, de que você mesmo precisa para amadurecer e para viver. Ninguém é perfeito e tudo na vida leva o seu tempo, por isso, aprender a esperar vai trazer-lhe... anos de vida!

 

8 - Agradecer.

Por mais que se tenha tornado uma espécie de lugar-comum nos textos motivacionais, a verdade é que a gratidão é mesmo a maior chave para ter uma vida feliz. Quando nos sentimos realmente gratos por tudo o que temos e pelo que recebemos a nossa atenção está centrada na abundância, e esse foco positivo atrai, de forma natural, maior abundância para a nossa vida. Mesmo que ainda não esteja onde gostava de estar ou que ainda não tenha tudo aquilo que gostava de ter, lembre-se que a vida nos surpreende a cada momento, e que ainda há muitas dádivas à sua espera. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.